De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia, a População carcerária na Bahia, de 8.887 em 2008, alcançou 15.632 em 2019, com um aumento de mais de 75% nesta década.
Os dados revelaram ainda que a maioria absoluta são de homens, com idade entre 18 e 24 anos, conforme matéria publicada pelo G1.
De acordo com a matéria do G1, "Se a população carcerária do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, pudesse ser resumida em um perfil, seria: um jovem negro, com idade entre 18 e 24 anos, com Ensino Fundamental incompleto, detido por tráfico de drogas, em regime fechado".
O levantamento aponta que "os homens são maioria qualificada dos internos na capital: cerca de 4.838 presos – uma incidência quase 50 vezes maior do que a quantidade de internas: 102. O número de presos muda todos os dias, conforme pessoas vão sendo liberadas e outras custodiadas. Os últimos dados são de dezembro de 2019, diz a matéria.
A quantidade de presos na capital baiana representa aproximadamente 1/3 da população carcerária total da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Da Redação Blog Geraldo José com informações do G! e SEAP
1 comentário
07 de Jan / 2020 às 23h27
AGORA FIQUEI PREOCUPADO. Aumentou o eleitorado do PT. Valha-me Deus. Aqui em Juazeiro mesmo eu conheço um que já foi encarcerado, mas que já foi solto. Coisa de família, parentes artistas, etc...