Leitora do Blog GJ Notícias que pediu para não ser identificada encaminhou fotos denunciando que a Praça Imaculada Conceição, conhecida popularmente como ‘Praça da Igreja’ se transformou numa enorme pousada a céu aberto.
As fotos revelam inúmeros moradores de rua acampados em pleno centro da cidade, deitados em redes, colchonetes e cozinhando normalmente numa das praças mais movimentadas de Juazeiro (BA).
A referida praça fica a pouco metros da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade) pasta que deveria cuidar dessas pessoas. “Onde está a secretaria que não abriga essas pessoas?” questiona a leitora.
NOTA: SEDES esclarece sobre pessoas em situação de ruas em Juazeiro
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que o município tem atuado rotineiramente com ações voltadas à população em situação de rua. O município mantém o Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - que funciona com uma equipe multidisciplinar composta entre outros, por educador social, psicólogo e assistente social chegando a atender 40 pessoas por dia.
A SEDES esclarece ainda que as equipes fazem a abordagem social com identificação e cadastro das pessoas em situação de rua que são informadas sobre os serviços oferecidos pelo município. A maioria das pessoas identificadas vem de outras cidades e nem todas aceitam os atendimentos dificultando o trabalho desenvolvido.
No momento, o município ainda não possui abrigo noturno, que depende de verba federal, mas, através de um acompanhamento especializado, a equipe busca promover ações para reinserção familiar e comunitária, viabilizando, inclusive, o retorno para a cidade de origem.
Da redação
23 comentários
06 de Jan / 2020 às 09h21
Cadê a secretaria de serviço social que não vê essa situação? É lamentável!!!!!
06 de Jan / 2020 às 09h30
É está difícil transitar por ali principalmente a noite,estamos expostos,somos abordados por pedintes em toda praça,deve ser tomada alguma providência.
06 de Jan / 2020 às 09h58
Um absurdo, Geraldo. Além do uso de drogas lícitas e ilícitas. Nos abordam pedindo dinheiro com tom de ameaças. Que as autoridades tomem as devidas providências. Ou nossa cidade não tem autoridades?
06 de Jan / 2020 às 10h22
E agora com a chegada do carnaval é que aumenta, e os mesmos demoram levantar acampamento.
06 de Jan / 2020 às 10h24
E agora com a chegada do carnaval é que aumenta, e os mesmos demoram levantar acampamento.
06 de Jan / 2020 às 10h42
MANDA PRA BOLSONARO. O PAI DOS POBRES DE DIREITA. KKKKKKKKKKKKKKKKK
06 de Jan / 2020 às 11h01
Que falta de humanidade com os menos favorecidos. Eles são vítimas da sociedade capitalista e fazem parte do coletivo Drugs (perguntem se algum deles quer pegar numa enxada, trabalhar na fruticultura). São companheiros que têm direito a uma Bolsa Social, pago por quem trabalha e gera impostos. O regime Comunista apoia essa categoria laboral e incentiva o aumento e fortalecimento da classe que está incluída na ideologia do proletariado.
06 de Jan / 2020 às 11h28
É profundamente melancólico como essa população tem proliferado no centro de Juazeiro. Tanto gasto perdulário com propaganda que não faz jus!!! Ano de eleição, é o momento oportuno para cobra as devidas providências.
06 de Jan / 2020 às 12h00
Infelizmente é culpa do novo sistema implantado no País, falta de trabalho e renda para o povo, esse governo que tira do trabalhador para dar aos empresários e políticos corruptos. Façamos uma analise e lembremos que na época do governo Lula e Dilma eles tinham sumidos das ruas.
06 de Jan / 2020 às 12h13
Com esse projeto de governo que esse presidente está impondo a tendência é aumentar cada dia mais ,hoje cedo no Ceasa tinha uma mulher com 4 criança, perguntei a ela se não tinha bolsa família ela disse que o governo cortou é triste muito triste
06 de Jan / 2020 às 12h31
A Praça da Misericórdia é a mesma coisa. O Coreto virou pousada para morador de rua. Muito perigoso de noite.
06 de Jan / 2020 às 14h02
FERNANDO COSTA Que falta de humanidade.... tu é muito cara de pau. teu mitologico fez tudo isso. foi o bozo das laranjas
06 de Jan / 2020 às 14h07
As marquises das clinicas tb com a construção da vila bossa nova, todos estão perambulando pelas ruas, a praça do estadio tb, socorro poder publico e a secretária que só anda atrás de Paulo Bomfim ajuda ai.
06 de Jan / 2020 às 14h28
Pousada??zorra nenhuma..uma CRACOLANDIA isso sim!!
06 de Jan / 2020 às 15h14
Verba Federal q vcs tiveram puxando o saco de Lula e Dilma e nunca conseguiram, agora q fazem charme p cima de Bolsonaro vem aqui dizer q dependem de recursos federais. Vão procurar o q fazer, logo vcs deixarão a Prefeitura. Ah!! Alguns ficam abrigados nas dependências da citada secretária sim, parte externa virada para orla.
06 de Jan / 2020 às 15h16
Não!!! Mas isso não pode ser!!! Nossa cidade é governada por um pré-feito filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil) e a ideologia central dessa agremiação é "distribuição igual de renda e de condições sociais para todos igualmente..." Afinal de contas, "Juazeiro é a cidade que mais emprega na Bahia" , disse Paulo Bonfim, então, que tal arranjar emprego, casa, comida e roupa lavada para esse pobres indigentes? Dinheiro a Prefeitura certamente tem com o Zona Azul, com as Taxas de impostos. Digo isso até porque dinheiro para o carnaval 2020, e para fazer Choperia sempre tem...
06 de Jan / 2020 às 16h02
mentira nao esta atuando nao ai e coversa viada va engana outro ninguem aqui e otario nao
06 de Jan / 2020 às 16h03
paulo antonio o pai dos pobres e lula acho que voce esta equivocado
06 de Jan / 2020 às 16h09
Essa leitora deveria levar os moradores de rua para casa dela, já que tá incomodada com a presença deles na praça local publico diga-se de passagem.
06 de Jan / 2020 às 16h10
Feenando Costa como vc é desumano cara ,todos nós somos irmãos em Cristo como é que vc ver um irmão passa do fome é não ajudar ?
06 de Jan / 2020 às 16h12
Muita gente apontando o dedo, reclamando, só porque tem casinha quentinha para morar. Eles não estão ali porque gostam ou por opção. São pessoas que não têm supridas nem as suas necessidades básicas. BANDO DE GENTE INSENSÍVEL E RUIM!
07 de Jan / 2020 às 07h54
PORQUE SERÁ,QUE NEM MESMO DEUS,AJUDA OS POBRES ?
07 de Jan / 2020 às 07h55
PORQUE SERÁ,QUE NEM MESMO DEUS,AJUDA OS POBRES ?