Leitora do Blog GJ Notícias que pediu para não ser identificada encaminhou fotos denunciando que a Praça Imaculada Conceição, conhecida popularmente como ‘Praça da Igreja’ se transformou numa enorme pousada a céu aberto.
As fotos revelam inúmeros moradores de rua acampados em pleno centro da cidade, deitados em redes, colchonetes e cozinhando normalmente numa das praças mais movimentadas de Juazeiro (BA).
A referida praça fica a pouco metros da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade) pasta que deveria cuidar dessas pessoas. “Onde está a secretaria que não abriga essas pessoas?” questiona a leitora.
NOTA: SEDES esclarece sobre pessoas em situação de ruas em Juazeiro
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que o município tem atuado rotineiramente com ações voltadas à população em situação de rua. O município mantém o Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - que funciona com uma equipe multidisciplinar composta entre outros, por educador social, psicólogo e assistente social chegando a atender 40 pessoas por dia.
A SEDES esclarece ainda que as equipes fazem a abordagem social com identificação e cadastro das pessoas em situação de rua que são informadas sobre os serviços oferecidos pelo município. A maioria das pessoas identificadas vem de outras cidades e nem todas aceitam os atendimentos dificultando o trabalho desenvolvido.
No momento, o município ainda não possui abrigo noturno, que depende de verba federal, mas, através de um acompanhamento especializado, a equipe busca promover ações para reinserção familiar e comunitária, viabilizando, inclusive, o retorno para a cidade de origem.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.