A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em mais uma ação a favor do fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades rurais, realizou o quarto encontro com pequenos produtores rurais cadastrados no programa Pró-Semiárido.
Realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o encontro aconteceu na sede da Colônia de Pescadores e contou com a participação da técnica Jussara Oliveira, assessora de políticas públicas do Programa Pró-semiárido. A representante do governo do estado destacou a importância da parceria com a gestão municipal para o desenvolvimento do projeto em Sobradinho.
"O apoio e a parceria com o poder público municipal, principalmente, através do corpo técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem possibilitando a ampliação do projeto no município. Não é à toa, que já estamos iniciando as ações do Pró-Semiárido no segundo território rural de Sobradinho. Com a participação dos agricultores do Sangradouro, Lagoa Grande e Correnteza, nós estamos começando a elaborar o plano de desenvolvimento das comunidades, que ajudará a prefeitura na construção das ações e norteará o local onde será necessário realizar os investimentos financeiros", destacou Jussara Oliveira.
O projeto Pró-Semiárido é parte do conjunto de compromissos do Estado, que por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), e através de uma parceria com os municípios, tem o objetivo de promover e melhorar a capacidade de organização e a gestão no campo. O projeto pretende melhorar as condições de vida das populações rurais, através de um processo de desenvolvimento econômico e sociocultural, ambientalmente sustentável e com equidade de gênero.
Em Sobradinho, o projeto se encontra na fase de ampliação e avaliação. A previsão é que mais de 40 famílias sejam beneficiadas diretamente pelas ações do programa no segundo território sobradinhense, agraciado com os investimentos do Pró-Semiárido. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro destaca que, indiretamente o projeto traz benefícios para toda a população de Sobradinho.
"Os benefícios que um projeto como esse podem trazer são inúmeros. O Prefeito Luiz Vicente enxergou como o Pró-Semiárido pode transformar a realidade de Sobradinho, por isso nos instruiu diretamente nessa tarefa de transformar o projeto em realidade. E compreendendo a importância do projeto, fizemos questão de envolver os moradores do Sangradouro, da Lagoa Grande e da Correnteza em todas as etapas, afinal serão eles os maiores beneficiados. A participação deles nessas reuniões ajudam na construção de um plano mais efetivo, onde as necessidades deles serão melhor atendidas", concluiu o secretário.
Ascom PMS
0 comentários