A Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro participou do Programa RJ Notícias (Rádio Juazeiro) nesta quarta-feira (11) ocasião em que desmentiu as informações que estão sendo espalhadas nas redes sociais de fechamento do Hospital Materno Infantil e da redução dos serviços na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
“É lamentável que as pessoas por interesses políticos estejam propagando esse tipo de desinformação, criando factoides e causando pânico na população. Nos últimos dias estivemos pela manhã, tarde e noite acompanhando a implementação do reordenamento da rede municipal e com responsabilidade podemos assegurar que já houve considerável melhora. Na próxima semana pretendo, inclusive, apresentar os números que atestam isso” pontuou Fabíola.
“Acontece que a UPA não é hospital, trata-se de uma unidade de atendimento de urgência seguido de encaminhamento para a rede hospitalar, contudo, em razão de às vezes os hospitais não dispor de leitos a gente acaba assistindo o paciente um pouco mais. As mudanças que estamos implementando ocorrem simultaneamente na SOTE, responsável pela prestação de serviços em ortopedia de baixa e média complexidade, no Hospital Materno Infantil de Juazeiro/HMIJ, responsável pela urgência obstétrica do município, e nos postos de saúde do município com atendimentos não-urgentes e no SAMU” acrescentou a secretária.
“As salas de triagem na recepção da UPA fazem parte da mudança e foram construídas recentemente para facilitar o fluxo de pacientes no local. A triagem é feita a partir das queixas e sintomas das pessoas, de acordo com a gravidade e a necessidade de cada paciente. Foram criados ainda dois consultórios pediátricos e as salas de emergência (vermelha), observação e sutura infantil receberam nova pintura e equipamentos modernos. Ou seja, o atendimento pediátrico na UPA também vai ser de urgência, os casos ambulatoriais e de internamento continuarão sendo feitos no Hospital Materno Infantil diferente do que tem sido divulgado por quem se quer esteve nessas unidades de saúde” concluiu Fabíola Ribeiro.
Da redação
5 comentários
12 de Sep / 2019 às 08h59
Minha cara Secretaria de Saúde usar palavras técnicas e bonitas todos sabem, mais ir para pratica é que estar faltando, teoria é muito bom, mais fazer acontecer estar difícil. Caro Prefeito Paulo Bonfim, quando um time estar perdendo o treinador faz a troca de jogadores para ver se consegue revirar o jogo, estar na hora de trocar o time e dar uma reviravolta na saúde, começando pela SESAU. O Senhor tem na sua equipe de Diretores de UBS um cara nota dez, que pode te ajudar bastante, basta o senhor olhar bem para enxerga-lo. Fica a dica
12 de Sep / 2019 às 16h06
Está aí pode fazer tudo ou nada.não perde o emprego.a mãe é você prefeita decorativa também. É mole ou quer mais!?????
12 de Sep / 2019 às 19h33
Cara secretaria Fabíola. Não e desmerecendo a sua capacidade e sua vontade de fazer das tripas o coração pela saúde de Juazeiro, mas não adianta uma andorinha tentar fazer verão, suas palavras foram belas e técnica, mas não é o sentimento do povo de Juazeiro e a realidade que o povo vem vendo nos postos, não entendi a parte da calúnia da população, pois se acompanha as redes sociais a população vem postando vídeos dos locais com péssimo tratamento a população, em toda minha vida andando e trabalhando por oito anos na saúde, nunca vi atendimento de adulto junto com criança.
13 de Sep / 2019 às 08h31
Essa "desinformação" que ela falou foi uma direta para o próprio blog do qual ela fala agora. Ou seja o blog do Geraldo José tem que parar de emitir "desinformação" aqui, pois realmente não visitamos unidades de saúde. O que sabemos, por exemplo dos "descasos" da Maternidade da cidade é por fotos, publicação e entrevistas aqui do blog. Então em nome da secretária peço que o blog pare de desinformar as pessoas.
13 de Sep / 2019 às 22h05
Lendo esse lindo relato me sinto em um conto de fadas e não na realidade da UPA, onde tive a infelicidade e infortúnio de precisar, enfermeiros arrogantes, com a petulância de quem jamais irá adoecer! E morrer?? Nem pensar. Insultando pacientes, dizendo desaforo a todo tempo, e qualidade no atendimento, empatia com a dor do outro que é bom? Nada!! Espero em Deus que chegue alguém com responsabilidade, honestidade e competência pra tirar nossa cidade da situação de descaso e lamentável abandono que se encontra, em muitas áreas e principalmente na saúde. Como juazeirense me sinto revoltada!!!!