Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).
Na solenidade, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) contou que vem da região conhecida como Polo Petrolina-Juazeiro, considerada a capital da fruticultura brasileira, com 3,8 milhões de toneladas de frutas produzidas por 150 mil trabalhadores em empregos diretos. Responsável por 90% da manga e da uva de mesa exportadas pelo Brasil, a região teve apoio da Codevasf para melhorar as condições de plantio.
Bezerra afirmou que o sucesso original da empresa foi transformar terras áridas em perímetros de irrigação pública e comentou que o potencial de agricultura irrigada no Brasil ainda é muito grande. De acordo com o diretor de infraestrutura da empresa, Sérgio Costa, os perímetros irrigados atendidos por ela geram R$ 2,7 bilhões por ano.
O novo presidente da Codevasf, Marcelo Pinto, contou que quando a integração do São Francisco for concluída, levará água para 12 milhões de pessoas em 400 municípios em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Quem presidiu a sessão foi o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Ele defendeu a ideia de converter recursos arrecadados em multas ambientais — geralmente aplicadas pelo ICMBio e Ibama — em caixa para a companhia promover desenvolvimento regional.
Com informações e foto da Agência Senado
2 comentários
30 de Aug / 2019 às 22h26
Finalmente alguém reconheceu a importância dessa empresa.
31 de Aug / 2019 às 09h44
Falando sério, é uma temeridade esse senhor ainda no setor público. Mas, tá aí, no país da lava a jato, do fantasiado petrolão, do fantasiado mensalão, na fantasia do combate a corrupção. Ele é líder do governo no senado e da as cartas, controlando órgãos públicos. E não se intimida nem se envergonha, ri da cara de quem o julga. É a cultura de séculos, ele acha que tem esse direito. O Brasil continua o mesmo só que muito pior.