A 'crise ambiental' tem tirado ativistas, políticos e organizações não governamentais do sério, principalmente devido aos discursos controversos e sem embasamentos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o aumento do desmatamento na região amazônica. Esta semana o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) elevou o tom do debate e disse que o governo Bolsonaro é conivente com a situação.
"A crise ambiental é assustadora justamente porque Bolsonaro, também nessa área, não apresenta uma proposta para impedir as queimadas, para impedir o desmatamento. Ao contrário, o que acredito é que tudo que está acontecendo na região amazônica é um acordo do presidente da República com a bancada do agronegócio. Isso para justificar a expansão do agronegócio naquela região", denuncia.
Valmir faz um diagnóstico da situação do país e diz que o "momento é delicado". "Em todas as áreas é crise de todo jeito. Para a crise econômica, o presidente Bolsonaro não apresenta nenhum programa, nenhuma ação para gerar emprego. Cada dia que passa aumenta mais o desemprego. Por outro lado, vem a crise ambiental que os dados são assustadores. Lógico que aí as queimadas vão favorecer a ação predatória de latifundiários e ruralistas naquela região. Então, por isso, eu acredito que a destruição do meio ambiente na região amazônica é uma estratégia do presidente com a bancada ruralista para as queimadas acontecerem, destruírem o meio ambiente e a partir daí o agronegócio se implementar naquela região. Tanto é assim que o governo vai dispensar R$3,5 bilhões do fundo amazônico para preservação da natureza e Bolsonaro concordou com isso".
Assunção tratou ainda da lista com cerca de 17 estatais que serão vendidas pelo governo. "A crise só aumenta. Esse processo de privatização do estado brasileiro é uma vergonha. Já privatizaram a previdência com a reforma da previdência. E como é que esse Brasil vai sobreviver, como é que o povo vai sobreviver se tudo vai para a iniciativa privada?", questiona. Valmir completa dizendo que os parlamentares precisam reagir "e não aceitar um governo entreguista, que destrói o país e a gente achando que o presidente é louco. Ele não é louco, é uma pessoa a serviço dos norte-americanos, dos ricos do Brasil, e está implementando um programa para impedir que a população tenha oportunidade, por isso que a crise é cada vez mais aprofunda e a população cada vez mais pobre".
Ascom do deputado Valmir Assunção
8 comentários
22 de Aug / 2019 às 20h19
VERDADE. Bolsonaro tá acabando com tudo. Bolsonaro acabou com mais médicos. Bolsonaro Acabou com a educação. Bolsonaro acabou com aposentadoria. Bolsonaro só pensa no Bolso dos 3 filhos
22 de Aug / 2019 às 20h29
Infame defensor da criminalidade. O INPE estava escondendo números do desmatamento, e quando mudou o governo tiveram que mostrar. E logo vão aparecer incêndios na Amazônia causados por militantes e mercenários contratados pela mineradora Norueguesa. Assim como o PT fez no Sul da Bahia há muitos anos com a infestação da Vassoura de Bruxa nas fazendas de cacau.
22 de Aug / 2019 às 21h09
Quem esse petralhas e sem conhecimento de nada , dizer que foi o governo atual que tá acabando com o desmatamento da Amazônia, nois leitor temos que vê cada uma que dá duas.
23 de Aug / 2019 às 05h14
O PT DESGRAÇOU COM O BRASIL,AGORA QUER DAR PITACO,CADE A MORAL ?NÃO É PRECISO SER MUITO INTELIGENTE PARA PERCEBER QUE O CAPITÃO ESTA CERTO,QUANDO DIZ QUE O AUMENTO DAS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA TEM MÃOS CRIMINOSAS DE SABOTADORES.INIMIGOS DO BRASIL,FOI SÓ CORTAR AS BOQUINHAS PARA OS INCÊNDIOS AUMENTAREM INEXPLICAVELMENTE DE UM MOMENTO PRA OUTRO.SEGUNDO A NASA O ÍNDICE DE QUEIMADAS HOJE É MENOR DO QUE FOI NOS GOVERNOS PETISTAS.MAIS MÉDICOS,PROGRAMA ESCRAVOCRATA PARA ENCHER O RABO DOS IRMÃOS CASTRO E SOBRAR UNS TROCADOS PARA O PT.
23 de Aug / 2019 às 05h23
A partir de 16 de agosto, uma análise dos dados de satélite da Nasa indicou que a atividade total de incêndios na bacia amazônica neste ano “esteve próxima da média em comparação com os últimos 15 anos”. “Embora a atividade pareça estar acima da média nos estados do Amazonas e Rondônia, até agora tem aparecido abaixo da média em Mato Grosso e Pará”, segundo estimativas do Global Fire Emissions Database, projeto de pesquisa que compila e analisa dados da Nasa.(O Antagonista)
23 de Aug / 2019 às 05h25
A partir de 16 de agosto, uma análise dos dados de satélite da Nasa indicou que a atividade total de incêndios na bacia amazônica neste ano “esteve próxima da média em comparação com os últimos 15 anos”. “Embora a atividade pareça estar acima da média nos estados do Amazonas e Rondônia, até agora tem aparecido abaixo da média em Mato Grosso e Pará”, segundo estimativas do Global Fire Emissions Database, projeto de pesquisa que compila e analisa dados da Nasa.(O Antagonista)
23 de Aug / 2019 às 05h29
O "Fundo Amazônia" foi criado durante o governo Lula, para captação de recursos a serem usados no combate ao desmatamento. O principal doador, com 93,8% dos valores, é a Noruega. A mesma Noruega cujo governo é sócio majoritário da MINERADORA HYDRO, que atua na região amazônica, responde a mais de DOIS MIL PROCESSOS por crimes ambientais (entre eles um vazamento de lama tóxica no estado do Pará) e deve mais de 14 MILHÕES, em multas, ao governo Brasileiro.
23 de Aug / 2019 às 08h10
Esse não tem moral nenhuma ele pertence ao partido do PCCT.vão enxugar gelo.