O mês não poderia ser o mais adequado, agosto mês que se comemora o dia dos pais, foi o escolhido para realização do Júri Popular de Adão Gonçalves da Silva que assassinou friamente Jaime Barbosa Soares, no ano de 1996 em Curaçá/BA, com um tiro abaixo do olho direito e fugiu do local por 22 anos.
Se não fosse à luta incessante de Janicleia de Souza Soares, hoje advogada, essa história teria um rumo bem diferente e quem sabe, caído no esquecimento. Ela que aos 14 anos, vendo o pai morto de maneira estúpida, decidiu que esse crime não ficaria impune e que a memória de seu Pai Jaime seria respeitada, e que o criminoso que lhe privou do amor paterno teria que pagar pelo crime na justiça.
Janicleia conta que ao se formar em Direito voltou para a cidade e se habilitou como assistente de acusação junto ao Ministério Público, dessa forma trazendo mais informações ao processo, e foi assim que descobriu que ainda podia ver o assassino de seu pai preso, pois, a lei estava a seu favor, visto que o crime mesmo após 22 anos não havia prescrito, pois, o acusado não teria sido ouvido na justiça, à época.
Rosalva Antônia Soares e Jaime Soares, pais de Jairo, Jadson e Janicleia de Souza Soares.
Com essa informação Janicleia foi a luta e com muita perseverança descobriu que Adão vivia em uma cidade pequena no interior de Goiás, onde foi preso em outubro de 2017 e trazido para Juazeiro em setembro de 2018, onde encontra se custodiado no presídio à disposição da justiça.
Adão Gonçalves da Silva confessou o crime ao ser ouvido em 2017 e será levado a Júri Popular no próximo dia 27 de agosto, na cidade de Curaçá/BA. Janicleia poderá retomar sua vida, que segundo a mesma ficou suspensa por um longo período quando dedicou seus dias a recolher dados e informações necessárias para que a justiça fosse feita. “Foram longos anos, muito trabalho, ligações, viagens até a prisão do assassino. Agora é aguardar a decisão do Júri, que conhece bem a nossa luta e o sofrimento causado com a morte de meu pai. Sinto que agora vou poder levar minha vida normalmente, pois, cumpri minha promessa. Fazer justiça a memória de meu pai”, desabafou.
Texto Jornalista Lidiane Souza Fotos arquivo da família
9 comentários
03 de Aug / 2019 às 10h53
Parabéns para esta jovem advogada. Lembro de Lula preso por um Juiz Parcial que combinava de madrugada com o promotor??? veja as gravações na Vaza Jato ou no blog intercept ???Parabéns ao blog valorizar a justiça..Dia 14 Moro vai ser julgado no Supremo. Peço a Deus por justiça
03 de Aug / 2019 às 11h20
PARABÉNS JANICLEIA!!!!! PELA FORÇA E CORAGEM EM LUTAR PELOS SEUS IDEAIS....
03 de Aug / 2019 às 14h27
Poxa Rutu comparar a luta dessa Jovem com a história suja de Lula é no mínimo um desrespeito a tudo que essa jovem lutou. Vamos esquecer a política que só nos inoja e vamos dar valor às pessoas que lutam por seus idéias. Parabéns nobre advogada, vc é retada!!!
03 de Aug / 2019 às 14h48
Não tem nada haver uma coisa com a outra, ta mais que provado que lula se envolveu com corrupção, passou longe essa comparação... Nosssaaaa O cidadão foi assassinado friamente, e lulão desviando verbas, ta pagando atras das grades.
03 de Aug / 2019 às 15h00
Essa Ruty é humorista. A justiça está sendo feita, Adão preso e Lula preso.
03 de Aug / 2019 às 16h02
Vou escrever assim (ruty bobagem), uma matéria tão bonita e você vem suja com besteiras, digo linda pelo fato da filha ir em busca de justiça, mas sei que a dor que ela sente é grande. mas esta de parabéns, que Deus na tua infinita bondade faça justiça! que os jurados sejam justo e se tem provas do fato que seja condenado ao rigor da lei.
03 de Aug / 2019 às 17h46
Ruty.. vc ler uma história tão linda dessa moça advogada.... Uma luta ,uma perseverança, e vc vem com sua paixão doentia por um presidiário petralha, me poupe..
04 de Aug / 2019 às 08h13
Ruty, nada haver uma história com a outra, principalmente, comparar a vida de um homem digno, acredito eu, conforme a matéria veiculada, com a de um larápio sem igual nesse país! Dá um tempo Ruty, fanatismo jamais! Lugar de ladrão é na cadeia, seja quem for!!!
04 de Aug / 2019 às 13h19
Janecleia tenho uma historia parecida com a sua porem não teve o mesmo desfecho, mas me conforto com essa sua vitoria. Parabéns guerreira