Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore – mãe do sertão, o JUAZEIRO, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.
Foi aqui que nasci há 58 anos, na outrora chamada de “Passagem do Juazeiro” ali na Rua XV de novembro com um pedacinho da Praça Ivo Braga ou “Praça do Boi”, já vivi quase 42% da idade que Juazeiro tem.
De lá para cá muitos fatos se sucederam, me vi criança, joguei bola na rua, e nos campinhos de terra apelidados de “campelão” e "Adelhão" que hoje não existe mais, no lugar se ergue um majestoso condomínio de prédios, que em nada lembra o nosso “campinho”.
Quem da minha geração não se lembra da roça de “Juca Bomba” onde na traquinice de menino “invadíamos” para comer magas e cajús caídos das fruteiras vigorosas, ao ponto de se desperdiçar no chão, quantas vezes saímos correndo com medo dos capatazes de “Juca Bomba”.
Quem não se lembra dos maravilhosos bailes domingueiros das sociedades 28 de Setembro e Apolo, e quantos namoros não surgiram ali, e construídos casamentos que até hoje perduram. Hoje ambas agonizam abandonadas a pedir socorro - ninguém as ouve!
Como todo “moleque, quebrei vidraças da vizinhança, joguei pião, empinei arraia construir amizades quando adulto, estudei e me formei e há 31 anos contribuo com a educação do meu município como professor.
Hoje, vejo tudo isso abandonado pelos sucessivos governos municipais, vejo uma cidade sem identidade onde seus cidadãos não nutrem o mesmo orgulho, saio as ruas e não encontro mais a “minha Juazeiro”, não reconheço mais as pessoas, ando como um órfão a procura de seus pais. Cadê os prédios e casas centenárias? cadê o histórico palácio da rua 28 de setembro? Cadê a belíssima mansão da família “Barbosa da Cunha”? todos foram destruídos para dar lugar a pontos comerciais e agências bancárias.
Poderia me alongar nessa viagem, mas isso deixarei para quando for escrever as minhas memórias como filho de Juazeiro.
Hoje quero apenas chorar, não tenho o que comemorar, não há o que comemorar! Há só o que se lamentar!
Mas uma coisa é certa, “eles” podem tirar tudo de Juazeiro, mas não tirarão os registros de uma vida vivida da minha memória, essa só se apagará quando os meus olhos cerrarem para sempre!
Que as lagrimas de felicidades de antes sejam maiores que as lagrimas da tristeza de hoje!
JUAZEIRO TU ÉS E SEMPRE SERÁS AMADA!
Taciano Gustavo Medrado Sobrinho - Um cidadão juazeirense “órfão”.
13 comentários
14 de Jul / 2019 às 15h25
Professor, os verdadeiros Juazeirenses já não mais moram aí ou perderam a coragem para enfrentar esses grupo Político porque o Dinheiro sempre saí vencedor. Hoje na política de Juazeiro quem manda é o dinheiro e ponto Final. Quero ver cada vez mais a População Mais carente sofrer ainda mais com o descaso dessa Administração principalmente na Saúde e Cultura. Quando mais Sofrerem será uma Maravilha. O povo daqui merece cada vez mais o Pior. Em 2020 as Garoupas vão falar mais Alto na hora de Votar. São poucas horas para decidir o melhor para nossa cidade mas isso será esquecido pelo Dinheiro.
14 de Jul / 2019 às 15h27
Professor, os verdadeiros Juazeirenses já não mais moram aqui ou perderam a coragem para enfrentar esses grupo Político porque o Dinheiro sempre saí vencedor. Hoje na política de Juazeiro quem manda é o dinheiro e ponto Final. Quero ver cada vez mais a População Mais carente sofrer ainda mais com o descaso dessa Administração principalmente na Saúde e Cultura. Quando mais Sofrerem será uma Maravilha. O povo daqui merece cada vez mais o Pior. Em 2020 as Garoupas vão falar mais Alto na hora de Votar. São poucas horas para decidir o melhor para nossa cidade mas isso será esquecido pelo Dinheiro.
14 de Jul / 2019 às 15h42
Bolsonaro afundando o Brasil e você calado? ta com uma boquinha milionária em Brasília?
14 de Jul / 2019 às 15h45
1 bilhão dado p aprovar e ou para dificultar a aposentadoria dos pobres?você bolsominios comendo junto com filhos de Boso?
14 de Jul / 2019 às 15h48
Povo sofre na mão perversa de Bolsonaro. Ta bom para Eduardo Bolsonaro com emprego em dólares nos EUA???todos embaixadores sabe fazer sanduíches???
14 de Jul / 2019 às 16h40
Buááá... Buááá´e Buááá! É o som que faço agora no recôndito de meu "cordão de prata!" Aliás, esse que me mantém viva a paixão por essa cidade é o mesmo que visiona os "inimigos dessa cidade" perseguidos e expulsos pelos "carbonas" da Nova Política! Três "gemadas" fariam muto bem nessa prefeitura!
14 de Jul / 2019 às 17h56
moro no bairro São Geraldo não tenho o que comemorar , uma cidade administrada por um governo comunista a mais de dez anos com muitos eros graves. o bairro que moro antigo Juazeiro velho deu um nome esta cidade e tem mais de 40% de ruas sem nem um tipo de pavimentação . um unico calçadão que temos que vai do cortume a uneb esta destruido entre curtume e agronomia que margeia a avenida paulo Rios campelo e Edgarde chastenet e os adm são cegos .
14 de Jul / 2019 às 20h30
VAI PROCURAR UMA TROUXA DE ROUPA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
15 de Jul / 2019 às 13h12
Eu não deveria entrar na provocação , como me pedem meus amigos , mas tenho sangue MEDRADO correndo nas veias e não conheço nenhum que seja covarde! Não devia mas vou responder atua ofensa senhor MIZAEL DO SAAE . já que o "moderador " desse blog permite a publicação de ofensas então receba essa: VÁ ESTUDAR SENHOR MIZAEL DO SAAE PRA NÃO FICAR SERVINDO DE CAPACHO E SUBSERVIENTE E PUXA SACO DO PREFEITO COMUNISTA. Fiz um artigo expressando a pura verdade ,não citei nomes , mas vcs como sempre destilam seus venenos, pobre almas desprovidas de espirito. Peço desculpas aos amigos , mas não deu!
15 de Jul / 2019 às 15h06
Eu não consigo entender Taciano, ele produz textos acusa, critica, faz campanha antecipada e não gosta de ser contestado, comportamento de quem não é nada democrático. Ao mandar procurar uma lavagem de roupa, pergunto: Onde está a ofensa, onde a sua honra foi atingida. Quem se coloca publicamente tá sujeito a críticas, afinal ninguém é obrigado a concordar com tudo que esse Senhor diz. Menos Taciano, menos...
15 de Jul / 2019 às 15h58
E O PARQUE CENTENARIO ?...KKKKKK...RIR PRA NÃO CHORAR
15 de Jul / 2019 às 17h16
E O PARQUE CENTENARIO ?...KKKKKK...RIR PRA NÃO CHORAR
16 de Jul / 2019 às 08h09
Os velhos lobos e a política... Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por trinta anos... se você alimentar esses políticos profissionais por trinta anos, em três dias eles vão esquecer do eleitor! Cansado de circo e pingue-pongue? AVANTE! LIMPE Juazeiro com: L egalidade. I mpessoallidade M oralidade. P ublicidade. E ficiência. AVANTE 70! Capitão MOREIRA