Diante de algumas reações ao meu texto "Currais Eclesiais" quero esclarecer o seguinte:
Primeiro, no texto está muito claro que me refiro aos currais eclesiais tanto católicos como evangélicos. No penúltimo parágrafo, na última linha, escrevi: "Isso acontece tanto em setores da Igreja Católica como em igrejas evangélicas". Portanto, não há generalização para nenhuma igreja. Sou católico, o que não me torna cego.
Segundo, meus textos têm publicação nacional e internacional. Basta colocar o título do texto no Google e obterão as respostas. Não citei nenhum nome de pessoas e não me referi especificamente a nenhuma Igreja da nossa região de Juazeiro.
Terceiro, não pertenço a nenhum partido político. Trabalho com as causas justas do Reino de Deus: tive fome, tive sede, estava nu...(Mateus 25). Já assessorei um encontro dos Batistas do Nordeste com mais de 150 pastores sobre a dimensão ecológica na Bíblia, em Maceió. Nesse sentido trabalho com setores da Igreja Católica e evangélicas.
Na Articulação do Semiárido Brasileiro tem católicos e evangélicos, como os Batistas, Assembleia de Deus, Luteranos, etc. O Pastor Marcos, da Igreja Batista do Recife, que trabalha comigo no Movimento Fé e Política, quando fala dessa atitude de "arminhas" e da Bancada da Bala, sempre me diz: "esses homens não nos representam".
Por fim, quem fez a distinção entre o "Bom Pastor" e o "Mercenário" foi Jesus de Nazaré em João 10,1-18. Então, que cada um se coloque devidamente diante do texto bíblico para ver onde está.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Roberto Malvezzi (Gogó)
31 comentários
01 de Jul / 2019 às 23h08
Parabéns. Disse tudo. Amei
01 de Jul / 2019 às 23h09
Amo texto de Doutor Roberto Gogo. Não gosto dos textos de Tarciano e Erry Injusto
01 de Jul / 2019 às 23h11
Amigo Gogo olha o blogue Brasil247 eh do lado dos trabalhadores
01 de Jul / 2019 às 23h19
Senhor Roberto acho o senhor o homem mais inteligente e caridoso do Brasil.
01 de Jul / 2019 às 23h22
Amigo Roberto os seus inimigos sao todos seguidores Bolso...?
01 de Jul / 2019 às 23h25
*Moru Herói sem nenhum caráter* - Anulou todas as sentenças do caso Banestado, que desviou mais de 500 bilhões; apenas tucanos envolvidos. - Anulou as perguntas de Cunha a Temer, dizendo que ele estava constrangendo o presidente. - Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015 e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF. - Absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e parecer do MP suíço dizendo que ela é quem as operava. - Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes
01 de Jul / 2019 às 23h36
Nossa justiça é isso!! Pq eu tenho que acreditar em Segio Moro?? Deixar de acreditar em Lula, um político humanitário para acreditar em um juiz elitista golpista??? Nuncaaa!!! #EuNaoConfioNoMoro #MoroMentiu #MoroCoagiu #MoroEnganou #LiberdadeParaLula
01 de Jul / 2019 às 23h37
Agora, sim. Que venha o polêmico real professor Otoniel Gondim !!!!!
02 de Jul / 2019 às 00h05
É inconcebível o apoio dos evangélicos a um presidente que apoia o uso de armas. Armas que certamente irão cair nas mãos dos poderosos para matar e expulsar de suas terras, índios, quilombolas e outros menos favorecidos. Seus líderes (pastores), movidos pela ambição, fazem dos seus fiéis massa de manobra.
02 de Jul / 2019 às 00h17
Caro Gogó, sou um apreciador dos seus textos e confesso-lhe, admiro a sede de justiça que você carrega, talvez as reações acaloradas sejam motivadas pelo engajamento ideológico, perdôe-me a franqueza, muitas vezes estimulado pela sua própria escrita.
02 de Jul / 2019 às 05h56
tE assim segue o Brasil inteiro as empresas abrindo falência e os pais de família desempregados com as mãos na cabeça sem saber o que fazer
02 de Jul / 2019 às 06h00
Teobaldo a maioria dos pastores riquíssimo com dízimos e comendo com Bolsonaro? os fies desempregado? apoio total ao samaritano Roberto Malvezzi
02 de Jul / 2019 às 06h14
Adorei essa resposta inteligente...será que os direitistas e evangélicos bolsonaristas vão entenderem? Espero agora que o professor Otoniel Gondim surja no Blog do Povo com os seus célebres , reflexivos e bem humorados artigos. Viva a democracia de fato!
02 de Jul / 2019 às 06h45
A cada dia que passa, o Intercept amplia mais o pool de órgãos de imprensa que endossam as denúncias da “Vaza Jato”. Bolsonaro e Moro controlam SBT, Record e Antagonista. Agora, também a Globo. Porém, a maioria dos grandes órgãos de imprensa está encurralando essa mídia chapa-branca.
02 de Jul / 2019 às 06h47
Teobaldo Quim Quem defende Bosonaro deve ta mamando em Brasília? Gas 65 reais?
02 de Jul / 2019 às 06h50
Pastores golpistas em Brasília milionários e o povo sem médicos?
02 de Jul / 2019 às 06h52
Temir Bosonaro Moro na cadeia. A lei pra todos.
02 de Jul / 2019 às 07h30
Me desculpe meu nobre , foi generalista sim no trato do assunto! Dai a reação um tanto quanto normal dos cristãos! Quanto a não term partido nenhum, paira uma certa duvida , basta reler o seu ultimo texto publicado aqui sobre o presidente Bolsonaro, Esqueceu?? Eu não! Quem te conhece sabe que sempre esteve alinhado com esquerda em Juazeiro. E por fim por ter publicações de artigos a nível nacional e internacional não te arvora ao direito de ser o " dono" da verdade absoluta. Mas de qualquer maneira valeu por se explicar, mesmo não justificando , no meu ponto de vista certos conteúdos.
02 de Jul / 2019 às 07h54
Você foi infeliz no seu comentário! Sinal de arma é errado? A corrupção é certa? Outra pergunta quem é você pra determinar que as igrejas de Juazeiro são "Currais eclesiais" Evangélicos são cidadãos e votam em quem quer! Uma coisa era vc falar dos mercenários, agora sua fala foi preconceituosa e neófito em chamar a Casa de Deus de Curral! Mim poupe! Peça perdão é mais bonito.
02 de Jul / 2019 às 08h34
Esse cara vive de quê? Às custas do dinheiro dos outros? Faz o que da vida além de pregar o comunismo e gravar músicas afônicas? Vive da exploração da fé do próximo, ou da crítica a quem realmente trabalha?
02 de Jul / 2019 às 08h38
Poderia, também, explicar melhor o que aconteceu em Campo Alegre de Lourdes quando uma turba - capitaneada por agitadores profissionais comunistas, travestidos de religiosos e que achavam que lá seria a nova Serra Maestra - invadiu as lojas de pequenos comerciantes ? O senhor acha que tal "movimento social" melhorou as condições da cidade ou tornou-a mais pobre ainda ? Há 4 anos que espero um artigo vosso sobre o tema ! Lembranças ao Rubens.
02 de Jul / 2019 às 08h59
Gogó fique na sua rapaz, você simplesmente ditou a verdade, observe que nenhum Padre veio à público se pronunciar... com certeza porque tem mais o que fazer. kkkkkk
02 de Jul / 2019 às 10h25
Suposta TANIA , Bom Dia! já que citou meu nome vou responder. Primeiro meu nome não é TARCIANO mas sim TACIANO . Segundo , até entendo você não gostar dos meus textos , eles são feitos pra pessoas INTELIGENTES e não DOUTRINADAS .! Um abraço!
02 de Jul / 2019 às 10h50
Parabéns pela resposta. Certeza que não vai ter tréplica!
02 de Jul / 2019 às 11h34
Enquanto uns fazem sinais de "arminhas", outros fazem sinal de "L" de ladrão. Enquanto uns questionam as arminhas, esses mesmos uns, pedem proteção... O negócio não é ideológico e nem bíblico, nem muito menos a religião. O negócio certo é a fartura das ONGs e o desmando dos Programas Sociais que estavam desgovernados. Óbvio que os esquerdistas mercenários iriam reclamar!!!! Somos cristãos e não idiotas. Prezamos o certo, o honesto e a ética e não aqueles que se mostram nos porões da corrupção exacerbada....
02 de Jul / 2019 às 11h59
Prezados, passando na peneira diversos comentários, continuam novamente na mesma linha linha de pensamento!!! Acorda POVO!!! Pastores, presidente fascista, população BOZO ... até três anos atrás não havia corrupção??? Eu admiro a "linha de pensamento" crítico do sr. Roberto, inclusive já o citei em um artigo, mas o que sugere é que coloque as palavras na BALANÇA antes de empacotar. Diante da atualidade vamos generalizar: Pastor ladrão, padre pedófilos, policial corrupto, político ladrão, professores incompetentes/corruptos - fraudes -, críticos anarquistas, etc, etc, etc.
02 de Jul / 2019 às 14h00
Esse embate entre católicos progressistas e protestantes conservadores não esclarece que todos estão no mesmo barco porque as igrejas vivem distantes da mensagem central de Jesus Cristo: buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça. Também podemos reconhecer que em muitos grupos cristãos de diversas igrejas há pessoas mais sensíveis aos problemas dos pobres. É preciso, cristãos, reconhecerem os limites dos seus discursos e práticas sociais. Nesse debate superficial, aparecem ideias de pessoas com mentalidade fascista e ditatorial aproveitando para defender um tipo de sociedade autoritária.
02 de Jul / 2019 às 14h30
Seu texto estava perfeito! Parabéns pela sua lucidez! Essa sua resposta não deixa dúvidas da sua capacidade e argumentos!
02 de Jul / 2019 às 15h43
Tentou se explicar e se complicou mais ainda! Que venha um Gondim da Silva para limpar a bagunça que vc Malvezzi deixou... Aliás, você vive do que mesmo hein? Da esmola alheia? Vá trabalhar homi...
02 de Jul / 2019 às 20h53
PRU BOM ENTENDEDOR 1/2 PALAVRA BASTE, PARABÉNS GOGÓ
03 de Jul / 2019 às 09h09
parabéns Gogó, tocar em ferida sempre dói, principalmente as cometidas pela injustiça.