Antônio Batista de Britto, faleceu. Baiano, nascido em junho de 1930, morreu em 28 de maio de 2019. Viajado a ponto de conhecer o Oiapoque e o Chuí. De Mata de São João/BA, conviveu no Estado em Pojuca, Feira de Santana, Serrinha, Salvador, Senhor do Bonfim, Sento-Sé e Camaçari, onde faleceu. Foi carismático ao extremo, por ter fantástica capacidade de atrair e conquistar o amor das pessoas. A sua sabedoria era clara de elevadíssima padronização.
Britto era uma pessoa do mais elevado padrão de qualificação humana, socialista/comunista assumido e viveu 79 anos, com militância política social, onde foi acumulando conhecimento, chegando a ser do tipo, “uma biblioteca ambulante”. Sempre esteve na defesa teórica e proativa dos movimentos sociais e partidos de esquerda!... Firme na sua posição ideológica, combatendo as mazelas da outra ideologia, a capitalista/imperialista!
Ele gostava de conversar com pessoas intelectuais, sabia bater papo com criaturas de visão e interesses opostos, demonstrava prazer de passar tempo conversando com pessoas carentes de conhecimentos básicos e procurando trazê-las pra seu campo político. Em todas essas condições, quem o conheceu aprendeu a respeitar, admirar, adorar e a amá-lo. Não há pessoa alguma que conheceu o Jornalista e fale mal dele, todos o admiravam, mesmo que seja apenas como pessoa.
Trabalhou em um Sindicato e três governos na região: Sindimina - Sindicato dos Trabalhadores na Extração de Ferro, Metais Básicos e Preciosos (...); primeiro governo do prefeito petista Carlos Brasileiro, em Senhor do Bonfim; no segundo governo de Juvenilson Passos/PT em Sento-Sé; e na gestão de Paulo Machado do PT em Senhor do Bonfim.
Filiou-se ao PCB – Partido Comunista do Brasil, em 1946, estudou e conhecia a história da UNIÃO das REPÚBLICAS Socialistas Soviéticas, assim como dominava a geografia mundial, a história política básica dos principais países; militou no PT por décadas, foi do PCBR no período em que enfrentou de forma clara e direta a Ditadura Militar de 1964, quando foi preso e torturado, fugindo da cadeia e passando a viver na clandestinidade, por ser procurado pelas Forças Armadas repressoras.
Eu tive o prazer de conhecer o Britto no final da década de 80, com quem convivi sazonalmente até a sua partida eterna. Nossa ultima ação militante foi na Palestra Debate que discutimos, organizei e realizamos em Sento-Sé no dia 11 de maio de 2017, sobre Geopolítica - Conjuntura Mundial e Nacional e a História Política de Sento-Sé.
Mesmo vivendo acima da média da longevidade do Brasil, o jornalista Antonio Batista de Britto, entristeceu todos seus parentes, colegas, amigos/as e companheiros/as, pelo ser extra especial que foi na vida de todos e todas!... Amor eterno a Britto!
Laurenço Aguar – “Companheiro/Irmão” de Antonio Batista de Britto.
14 comentários
09 de Jun / 2019 às 03h17
Doutor Lourenço gostei da crônica. Hoje Brasília cheia de Laranjas Bolsotarios ignorantes demagogos Bosobestas que só fala Besteiras. Jornalista Antônio Brito ira fazer falta para o mundo
09 de Jun / 2019 às 03h21
Agora no Brasil de Bosonaro so fala em cortes fome desemprego loucura Laranjas milicianos Bolsotario prejudicando todos. Ricos e pobres se quebrando na mão de um psicopata B.....
09 de Jun / 2019 às 03h26
Avanço de desemprego. Avanço de mortes. Avanço doenças. Avanço preço da gasolina. Avanço preço do gás. Avanço da injustiça. Avanço de Laranjas Boso. Avanço milicianos Bosobestas.
09 de Jun / 2019 às 04h33
Gosto do senhor Lourenco. Gosto de Jornalistas serios. Fala a verdade. Bosonaros Tão prometendo emprego. Mas a criação destes empregos for da mesma forma que falaram quando realizaram a reforma trabalhista, pode esperar que teremos: 26 milhões de desempregados.
09 de Jun / 2019 às 04h38
Senhor Antonio fara falta.
09 de Jun / 2019 às 04h44
Antonio Brito pessoa boa.
09 de Jun / 2019 às 06h53
Antônio Britto excelente SER humano. Bosonaro pior presidente do mundo. Bosonaro pior ser humano do mundo
09 de Jun / 2019 às 08h02
Britto Jornalista de qualidade. Britto era do lado do Trabalhador.
09 de Jun / 2019 às 09h42
A família jornalística encontra-se enlutada, e um pouco mais pobre, com o passamento do intelectual Antônio Brito. Mais o se exemplo ficará como um lema, que guiará outras mentes brilhantes, na caminhada rumo a iluminação.
09 de Jun / 2019 às 10h43
PARTIU PARA O REINO DE DEUS, UM CIDADÃO QUE MUITA CONTRIBUIÇÃO DE A BAHIA....
09 de Jun / 2019 às 14h21
Esse com certeza não foi para o Céu, pois comunista não acredita em Deus ou seu filho Jesus. Para eles a religião é o ópio do povo. AGORA ME MOSTREM UM PAÍS ONDE O COMUNISMO DEU CERTO.
09 de Jun / 2019 às 14h23
Outro bolchevique.
10 de Jun / 2019 às 09h03
Sempre que morre um esquerdista, comunista, os seus extraordinários valores são comentados por quem o conhecia, pois, sempre foram analisados com base na formatação capitalista selvagem,que aliena, manipula, teleguia, imbeciliza!
11 de Jun / 2019 às 10h09
Conheci Britto no início de 2009, ambos trabalhando na gestão de Paulo Machado, ele, Britto, como Assessor de Comunicação, eu como Assessor de Relações Institucionais. A partir de lá, mantive com ele uma relação das mais profícuas, já que fundada na amizade e no companheirismo. Militante histórico, foi perseguido pela ditadura, chegando, a ser preso. Posteriormente, viveu na clandestinidade ao lado de outros militantes que procuravam sobreviver à truculência dos militares. Fiel aos ideais marxistas, exerceu o jornalismo com paixão e profissionalismo. O jornalismo deve orgulhar-se de Britto.