Confrontando com os propósitos de campanha, o governo Bolsonaro é um absoluto sucesso nas suas realizações. Nomeando cada ministro conforme o que prometera na campanha, todos os propósitos vão sendo realizados nos mínimos detalhes, fora alguns fracassos inesperados.
Quando nomeou Paulo Guedes para a economia, ele não prometeu um país pujante, voltando a crescer. Ao contrário, a proposta era a privatização das estatais, a liquidação da previdência pública em favor da privada, a desvinculação do Brasil do bloco dos BRICs - particularmente da China - e a total submissão do Brasil aos interesses dos Estados Unidos.
Além do gesto simbólico de saudar a bandeira Americana, visitar Trump, Bolsonaro nunca escondeu que antes de ser brasileiro é um estadunidense. A economia retrocedeu, mas seus apoiadores do mercado continuam ganhando muito e estão felizes.
Quando nomeia Sérgio Moro como ministro da Justiça, pretende proteger a própria família e seus amigos, liberar o porte de armas e a execução sumária dos "bandidos" e perpetuar a caça aos inimigos. Não fosse a resistência do Congresso, todos esses objetivos já estariam realizados.
Quando nomeia Teresa Cristina para ministra da Agricultura, seu propósito não era ampliar o mercado do agronegócio, mas abrir nossas porteiras para a entrada de todo tipo de veneno agrícola. A média de liberação do veneno espanta até a Monsanto. O mercado de venenos agrícolas representa grande parte do PIB do setor.
Quando extinguiu o Ministério do Trabalho e o apequenou a Justiça do Trabalho, seguindo o governo de Temer, seu propósito não era recuperar o emprego do povo brasileiro, mas destruir a legislação trabalhista, promover uma massa de desempregados que ofereça uma margem ao capital para rebaixar os salários e subcontratar trabalhadores sem o ônus da legislação trabalhista. Ele conseguiu promovendo um desemprego de 13 milhões de pessoas e mais 28 milhões de subutilizados. Há ainda 5 milhões de desalentados.
Quando nomeia Vélez – depois Weintraub – para a educação, seu propósito é destruir a educação pública e fortalecer o mercado privado da educação. Retirar verbas, proibir concursos públicos para a área, nomear reitores das universidades são atitudes vinculadas a esse propósito. Evidentemente não esperava a reação pronta do mundo da educação pública por alunos, professores, pais de estudantes, além dos amantes da educação pública e de qualidade.
Quando nomeou Ricardo Salles como ministro do meio ambiente, o propósito não era defender nossas riquezas naturais, nossa biodiversidade, nosso ciclo das águas, mas destruir a legislação que proibe a entrada de empresas em terras indígenas e reservas legais. Está avançando rapidamente e hoje o Brasil desmata 19 hectares por hora.
Quando nomeia Ernesto Araújo para ministro das relações exteriores, não está interessado em promover o país do ponto de vista diplomático, mas romper com países vizinhos, amigos, aproximar-se de países e grupos de extrema direita em todo mundo, além de apoiar o golpe na Venezuela. Convenhamos, no caso da Venezuela o fracasso foi ridículo.
Assim com Damares nos direitos humanos e outras pastas menos relevantes do ponto de vista do capital, o governo tem a pessoa certa para o lugar certo. Em resumo, Bolsonaro tem uma estratégia clara, persegue com rara fidelidade seus objetivos e consegue em poucos meses implantar grande parte de sua agenda.
Besta é quem pensa que Bolsonaro é besta. O propósito é reduzir o Brasil para 120 milhões de consumidores para uns, ou até 40 milhões de pessoas para outros. Virá um caos social e político, mas a exclusão de grande parte do nosso povo estará estabelecida.
Quando tiver consumado seu papel será descartado como Michel Temer.
Roberto Malvezzi (Gogó)
37 comentários
05 de Jun / 2019 às 23h03
Gogó aceita a derrota do seu partido dos petralhas que doi menos.
05 de Jun / 2019 às 23h33
Sinceramente, esse "senhor" apesar da idade não aprendeu com a experiência de seus longos anos... Na vida há dois lugares: o dos vencedores e o dos perdedores! Pare de apontar erros e mostre as soluções, mostre para nós o que Paulo Freire e Leonardo Boff te ensinou de bom durante esse seus sexagenários anos. Aprenda a aceitar as derrotas e aprenda com elas a reconstruir suas estradas, pelo menos foi assim que venci e ceguei até aqui!
06 de Jun / 2019 às 00h19
Petista chorão, kkk.
06 de Jun / 2019 às 04h36
Parabéns doutor Roberto. Tudo verdade. Senhor Erry Justo fala dos 37 apartamentos do Bolsunaru Filho comprou sem comprovar renda???
06 de Jun / 2019 às 04h38
Amigo Gogo hoje muito desemprego e fome e Bolsotario não fala nada e não faz nada para diminuir a pobreza que hoje so aumenta
06 de Jun / 2019 às 04h43
ErRRy Justu os milicianos de Rio de Janeiro agora em Brasília tão com a bola toda??? Erry Justo acredita em milícias?? Milicianos presos trabalhavam no gabinete dos Bolsunaros PAI e Filho? São socios ou não sabia dos crimes??
06 de Jun / 2019 às 04h47
Saudoso escritor Roberto Gogo o senhor conhece o Blog Brasil247?? Blog são ótimos. Blog melhor e mais verdadeiro que TV.
06 de Jun / 2019 às 04h49
Cadê Queiroz. Motorista de Bosobesta fera que movimentou 7 milhões ????
06 de Jun / 2019 às 04h52
Bolsonaru não precisa cortar da educação. Basta não dar 40 milhões para cada deputado para aprovar o fim da aposentadoria????Quim e senhor Erty Justo e senhor Roberto concorda???
06 de Jun / 2019 às 04h57
Professor Roberto é mais inteligente e mais humano. Lula foi preso porque eh inteligente e humano. Lula fez Samu e as UPA e a UNIVASF.
06 de Jun / 2019 às 05h03
Fico feliz quando vejo texto ricos de Gogo SÁBIOS e sensatos a favor da Vida paz amor educação. Fico triste quando vejo texto pobres de Bolsonaru Armas mortes torturas perseguição
06 de Jun / 2019 às 05h25
UM escritor sem qualidade com amadurecimento juvenil, não acrescenta em nada, o texto apenas mostra o progresso da ignorância no nosso país. Um agente de desinformação. Lamentável.
06 de Jun / 2019 às 05h30
PT A DESGRAÇA DE UMA NAÇÃO !
06 de Jun / 2019 às 05h40
Amo escrita do doutor Roberto Malvezzi. Ignoro ou não amo comentarios de Ery Justin e Bolsonaristas.
06 de Jun / 2019 às 05h46
Caracteriscas principais do eleitorado e apoiadores de Bolsonaro. Ricos, Militar, Analfabetos politico, Manobrados pela TV, Femenicidas, Falsos Cristãos. Em qual você se enquadra? #NosAvisamos. #LulaLivre
06 de Jun / 2019 às 05h52
É um crime atrás de outro.Bozonaro. A idéia é essa mesmo, diminuir a população do Brasil ( pobres) por livre espontânea liberarão da falta de segurança e de preferência com arma na mão assim o esterminio em massa fica camuflado.
06 de Jun / 2019 às 05h56
Bosonada QUER UM PAÍS TRISTE , ASSUSTADO, ESTRESSADO COM MEDO DO FUTURO ,SEM ESPERANÇA .
06 de Jun / 2019 às 06h55
Votei e vou pedi a vossa que MATE esse fantasma que lhe assombra dia e noite, tenhas coragem, se LIBERTA moço. O ser humano se separada da mãe dos seus filhos pq vc ñ pode se desvincular dessa ORCRIM. No GOV que vossa foi viador, ajudou a construir e até contribui financeiramente com seu SUOR, nesse mesmo período já TINHA vários ministros presos, e o pior disso TUDO, ministro da FAZENDA que detêm informações que podem destruir a economia de um PAIS em 48hs isso é que é o mais dos absurdos, ministro da FAZ... ladrão, é o máximo dos crimes, Pois, é até agora graças a Deus ainda não temos nenhum
06 de Jun / 2019 às 07h40
Parabéns! Texto perfeito! A sua análise não tem nada de partidária, é uma explanação realista do momento caótico que vivemos no nosso país.
06 de Jun / 2019 às 07h50
sempre essa briga de partidarios... queremos é q o bolsonaro comece de fato presidir o país em vez de ficar brincando de ser presidente,de ficar postando em redes sociais... queremos é q ele gere empregos,gere consumo...e deixe de está colocando culpa em partidos A ou B e ainda tem gente que chama ele de MITO.por favor acorda......
06 de Jun / 2019 às 08h16
Gogó, você, assim como o enigmático e sumido professor Otoniel Gondim, me representam e representam o que de melhor temos em conhecimento, humanismo e resistência. Deus salve os dois! Excelente texto. Parabéns.
06 de Jun / 2019 às 08h27
Coro Gogó, O pt esteve no poder ao longo de 16 anos, e nessa gestão o Brasil era para ser uma grande potencia, contudo vivíamos um conto de fadas, pasme, era obras por todos os lados do nos Brasil, sobretudo esse sonho de pujança, era fragilizado pela pujança da corrução sistêmica e generalizada; Quando acordamos, descobrimos que estávamos no fundo do posso.
06 de Jun / 2019 às 09h07
Bolsonaro é tão "inteligente" que ainda não se deu conta do que é ser Presidente de uma Nação... opinar sob o caso Neymar... um Presidente...? kkkkkkkkk é o cumulo da insensatez.
06 de Jun / 2019 às 09h13
Grande parte dos que votaram em Bolsonaro estão arrependidos. Até o cantor Lobão declarou que está arrependido e decepcionado. Alguns não fazem o mesmo com vergonha, como alguns que postaram comentários aqui.
06 de Jun / 2019 às 09h58
tu é um zero a esquerda. desocupado. aprenda com gogo,, seu atoa ERRY JUSTO -"EPTAFIANDO A LÁPIDE DO SONHO PETISTA!" Sinceramente, esse "senhor" apesar da idade nã
06 de Jun / 2019 às 11h14
JUREMA-CONCORDO,POIS É MUITO MENOS GRAVE DO QUE LULA DAR NOSSO DINHEIRO PARA CUBA,DUAS REFINARIAS PARA A BOLIVIA,TRIPLICAR O VALOR DA ENERGIA QUE COMPRAMOS DO PARAGUAY,MARISA COM 30 MIL DE PENSÃO QUE DEIXOU PRA LULA,VOCE CONCORDA COM ISTO JUREMA ?
06 de Jun / 2019 às 11h17
Não fosse os defensores aciduos que nem sabem porque defendem esse governo já estaria sobre forte ameaça de impeachment. Por entrada o ócio, nada de projetos para atenção básica e etc. Pena do povo brasileiro e em especial por aqueles que foi ursupado o cérebro.
06 de Jun / 2019 às 11h48
Esse Gogó vivia em Marte quando o PT estava no poder? Esses caras são piadistas mesmo! Meu parceiro, cuidado!
06 de Jun / 2019 às 12h20
BEM VINDOS , SOCIALISTAS HUMANOS, AO BLOG. DEPOIS DESSE APOTEÓTICO ARTIGO DE GOGÓ...VEM OTONIEL GONDIM ! MASSA DEMAIS, GERALDO. MASSA DEMAIS.
06 de Jun / 2019 às 12h37
Bla, Bla, Bla, Bla,Bla, Bla ,Bla ,Bla , Bla, Bla, Bla, Bla, Bla, Bla, Bla, Bla, Bla ...
06 de Jun / 2019 às 13h21
Cada vez que esse comunista de pastoral rabisca um amontoado de palavras, MAIS EU ME CONVENÇO QUE VOTEI NO HOMEM CERTO. EM 2022 é O MITO de novo.
06 de Jun / 2019 às 13h30
Seu militante comunista tenho para você uma passagem só de ida para Venezuela para comer carne de cachorro. Vai encarar, corajoso? Ou é outro vermelho de iPhone?
06 de Jun / 2019 às 13h41
Roberto Malvezzi, estou contigo na luta e não abro. Falar nisso, se o nosso amigo professor, Otoniel Gondim, for candidato a vereador caminharemos juntos e unidos! Converse com ele e o encorage. Lula Livre!!!!
06 de Jun / 2019 às 14h06
A caótica situação econômica do pais é culpa de Bolsonaro tb?Deixe de ser esquerdista...Até sua aparência é de gente desleixada!Olhe seus apoiadores e verá que são tb desleixados,pra não dizer preguiçosos.Mude suas fontes de informação e ajude a formar outras com verdades.Que tal ouvir Alexandre Garcia, por exemplo?O Brasil deve mesmo se espelhar nos EUA,pois é uma nação que deu e dá certo com leis rigorosas ,empregos e dignidade humana!Tb quero isso por aqui!
06 de Jun / 2019 às 18h28
PARABÉNS GOGÓ, PELAS SABIAS COLOCAÇÕES E VERACIDADE EM TUDO QUE ESCREVE. MAIS UMA VEZ FICO TRISTE COM 1/2 dz DE PATAS CHOCAS EM DEFESA DA MALDADE, QUE QUEREM A TODO CUSTO ENCOBRIR AS BURRADAS(DESMANDOS) DO MITO E SEUS CAVALOS SELVAGENS. CHEGA DE ARMAS, DESMATAMENTOS, BESTEIROL
06 de Jun / 2019 às 20h17
Essa paixão por um determinado partido está deixando muitos cegos e quase loucos. Não aceitam o fato de outros também terem o direito de governar o seu país. Geralmente essas pessoas que falam e defendem tanto a democracia, são as mais intolerantes e não têm muita noção de cidadania. Acham que as pessoas que pensam um pouco diferente delas não têm direitos. Nem li o artigo para não perder o meu tempo, já imaginando que se trata de "dor de cotovelo".
07 de Jun / 2019 às 13h41
O Erry Justu é um frustado. De artista a um nada. Pensou que ia ficar famoso no fantástico.kkkk. depois achou que era locutor.kkkk. depois achou que seria o gênio das redes sociais. Kkkkk. Fez campanha pra leão. Bolsonaro e continua. Zero a esquerda.se toca mano. Tem gente que sobra por ser pouco. Vc por exemplo.