Macarrão, Malhada, Mulungu, Braço do Malhada, desvio do Malhada, desvio do Mulungu, leito antigo do Mulungu e Vila Jacaré são espaços urbanos que convivem com a Poluição, mau cheiro e muriçocas que atacam até durante o dia.
Infelizmente, isto acontece em pleno século XXI, e acomete principalmente Juazeiro, Bahia. É quase impossível "andar" próximo a estes locais e não existe sequer um aceno para constituir espaços saudáveis e agradáveis na paisagem urbana e um projeto que evite o transporte do esgoto para o Rio São Francisco.
Os moradores que residem nas proximidades dos canais Mulungu Remanescente (bairros Monte Castelo, Bairro São Geraldo, Barranqueiro I e II e Dom Thomaz); Canal Macarrão (bairros Piranga I, Jardim Vitória e Jardim Flórida); e Canal Mulungu, bairros Itaberaba e Tabuleiro são os que mais sofrem com as muriçocas, o pernilongo doméstico, o único mosquito que sobrevive a "condições extremamente poluídas."
A reportagem do Blog Geraldo José acompanhou a saga dos cidadãos que moram próximo aos canais. Segundo os moradores "a infestação dos mosquitos na região é um problema antigo e mais acentuado em locais em que o esgoto fica a céu aberto e tem lixo espalhado".
Estes esgotos são meios de reprodução dos mosquitos que atacam a população e geram incômodos, além do risco da transmissão de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. O vendedor Ozenir Martins mora próximo a um canal e reclama da quantidade de mosquito encontrada todos os dias". “Tem muita muriçoca devido o canal e o pior até durante o dia somos atacados por muriçocas", reclama.
Segundo o biólogo Artur Dias Lima, professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), as áreas poluídas são grandes criadouros, porque os predadores naturais, como morcegos não sobrevivem nestes locais devido à poluição e ao desmatamento", diz.
Ele acrescenta que a limpeza de fontes hídricas e terrenos baldios ajudam a combater os criadouros do mosquito. A redação deste Blog enviou a Prefeitura de Juazeiro questionamento se atualmente existe controle para combater a proliferação de muriçocas por parte do Centro de Controle de Zoonoses do município e também se existe um planejamento de ordenamento urbano.
Através de nota a Secretaria Municipal da Saúde informa que o trabalho de combate às muriçocas em Juazeiro especificamente nos canais da cidade acontece após a limpeza realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. Com as margens limpas, a SESAU entra com a aplicação de cal que tem como objetivo impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti e a Cullex (muriçoca). Em abril foram aplicados mais de 480 quilos de cal nos canais.
Nesta segunda-feira (27), a equipe da SESP trabalha com a escavadeira hidráulica realizando a limpeza no canal Malhada, nas proximidades do bairro Alto do Cruzeiro.
A redação não conseguiu contato com o Conselho de Meio Ambiente de Juazeiro.
Redação Blog FotoS: Ney Vital
11 comentários
27 de May / 2019 às 13h04
tem que jogar CAL virgem dentro desses canais e pulverizar com o carro Fumaçe urgente
27 de May / 2019 às 13h04
tem que jogar CAL virgem dentro desses canais e pulverizar com o carro Fumaçe urgente
27 de May / 2019 às 13h48
Esqueceram de citar o bairro Alto do Alencar .... não aguentamos mais medidas paliativas, queremos uma medida definitiva para esse problema dos canais, assim como a pavimentação das ruas em vários bairros de Juazeiro. Isso é saneamento básico, o que é essencial para a saúde do povo. Amanhã teremos o blá blá blá de sempre vindo do governo, porém o que queremos é medidas que resolva de umas vez por todas esses problemas. Respeito ao povo sofrido de Juazeiro!!!
27 de May / 2019 às 14h05
Essas malditas muriçocas estão na Cidade toda.Um verdadeiro inferno para nós .Aqui no Bairro Santo Antônio também, até de dia elas picam.Nao há repelente e inseticidas que dê jeito.
27 de May / 2019 às 14h05
Essas malditas muriçocas estão na Cidade toda.Um verdadeiro inferno para nós .Aqui no Bairro Santo Antônio também, até de dia elas picam.Nao há repelente e inseticidas que dê jeito.
27 de May / 2019 às 14h17
É o caos total. A cidade só tem buraco, fedor e muriçoca.
27 de May / 2019 às 14h24
Eu achei que a prefeitura iria dizer que está trabalhando para sanear a cidade e dar um destino correto para os esgotos: o tratamento. Mas estão é jogando cal. Pelo amor de Deus, onde vamos parar com esses maus políticos?
27 de May / 2019 às 19h11
Temos é que acionar o ministério público para obrigar o Prefeito Paulo Bonfim a concluir a obra que foram gastos mais de 6 milhões dinheiro jogado fora,as ferragens não prestas mais.se nos tivesse uma câmara de respeito esse prefeito já teria era cassado o mandato dele improbidade administrativa, mas a câmara ela é omissa é porque esse canal ele fica na cara dos vereadores.
27 de May / 2019 às 19h31
É vdd que a limpeza desses canais é constante, sempre vejo isso aqui onde moro, porém não tem diminuído o sofrimento em relação as muriçocas, são terríveis os ataques que sofremos, o ideal é concluir a obra de cobertura do canal, da forma que fizeram no bairro Novo Encontro, lá é possível conversar civilizadamente sentado a porta de casa, sem risco de ser devorado por mosquitos. Socorroooooooooo!!!!
27 de May / 2019 às 21h27
Isso sempre existiu, E nunca se modificou. O certo é um projeto ambiental de recuperação do canal, assim como foi feito em diversas cidades da Europa. A população teria que fazer sua parte: não jogar lixo nos esgotos, nem no canal. O governo, seja qual for, sozinho não conseguirá nunca resolver esse problema complexo.
27 de May / 2019 às 22h19
Um sonho que nunca vai se realizar vê todos os canais de esgoto fechado que pena que nunca vamos vê com esse mal governo