Macarrão, Malhada, Mulungu, Braço do Malhada, desvio do Malhada, desvio do Mulungu, leito antigo do Mulungu e Vila Jacaré são espaços urbanos que convivem com a Poluição, mau cheiro e muriçocas que atacam até durante o dia.
Infelizmente, isto acontece em pleno século XXI, e acomete principalmente Juazeiro, Bahia. É quase impossível "andar" próximo a estes locais e não existe sequer um aceno para constituir espaços saudáveis e agradáveis na paisagem urbana e um projeto que evite o transporte do esgoto para o Rio São Francisco.
Os moradores que residem nas proximidades dos canais Mulungu Remanescente (bairros Monte Castelo, Bairro São Geraldo, Barranqueiro I e II e Dom Thomaz); Canal Macarrão (bairros Piranga I, Jardim Vitória e Jardim Flórida); e Canal Mulungu, bairros Itaberaba e Tabuleiro são os que mais sofrem com as muriçocas, o pernilongo doméstico, o único mosquito que sobrevive a "condições extremamente poluídas."
A reportagem do Blog Geraldo José acompanhou a saga dos cidadãos que moram próximo aos canais. Segundo os moradores "a infestação dos mosquitos na região é um problema antigo e mais acentuado em locais em que o esgoto fica a céu aberto e tem lixo espalhado".
Estes esgotos são meios de reprodução dos mosquitos que atacam a população e geram incômodos, além do risco da transmissão de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. O vendedor Ozenir Martins mora próximo a um canal e reclama da quantidade de mosquito encontrada todos os dias". “Tem muita muriçoca devido o canal e o pior até durante o dia somos atacados por muriçocas", reclama.
Segundo o biólogo Artur Dias Lima, professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), as áreas poluídas são grandes criadouros, porque os predadores naturais, como morcegos não sobrevivem nestes locais devido à poluição e ao desmatamento", diz.
Ele acrescenta que a limpeza de fontes hídricas e terrenos baldios ajudam a combater os criadouros do mosquito. A redação deste Blog enviou a Prefeitura de Juazeiro questionamento se atualmente existe controle para combater a proliferação de muriçocas por parte do Centro de Controle de Zoonoses do município e também se existe um planejamento de ordenamento urbano.
Através de nota a Secretaria Municipal da Saúde informa que o trabalho de combate às muriçocas em Juazeiro especificamente nos canais da cidade acontece após a limpeza realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. Com as margens limpas, a SESAU entra com a aplicação de cal que tem como objetivo impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti e a Cullex (muriçoca). Em abril foram aplicados mais de 480 quilos de cal nos canais.
Nesta segunda-feira (27), a equipe da SESP trabalha com a escavadeira hidráulica realizando a limpeza no canal Malhada, nas proximidades do bairro Alto do Cruzeiro.
A redação não conseguiu contato com o Conselho de Meio Ambiente de Juazeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.