A Unidade Básica de Saúde Residencial Juazeiro I e III, no município de Juazeiro, norte da Bahia, ficou sem atendimento de clínico geral desde que o médico do local saiu de férias. Quem vai até a unidade, em busca de atendimento, encontra um cartaz colado na porta, que diz: "Estamos sem médico". A Secretaria de Saúde da cidade informou que um substituto será contratado pra trabalhar no posto, mas não deu um prazo para isso acontecer. O órgão destacou ainda que o atendimento odontológico está normal na unidade.
Enquanto isso, os moradores reclamam da falta de assistência. Segundo eles, além da falta de atendimento, faltam vacinas e materiais básicos para o trabalho dos profissionais. Uma das moradoras da região, a dona de casa Arleide Barbosa, diz que desde dezembro do ano passado tenta marcar uma consulta para o marido mas ainda não conseguiu.
“Sempre estava em recesso, estava em greve. Agora eu vim aqui, e está sem médico. É muito complicado. A gente precisa de médico, e não temos médicos”, reclamou. A insatisfação de Arleide é comum entre os moradores da região, e o sindico do residencial I, II e III contou que o problema é recorrente.
“Moradores necessitando de uma consulta, e não está tendo aqui no posto de saúde. Tem de três a quatro meses que o pessoal está dizendo aqui que não tem nem dentista. Seringa, atadura, esses materiais básicos que têm que existir em um posto de saúde, mas não está tendo. Até o copo descartável, dizem os moradores, está faltando no posto de saúde ", afirmou Luiz Carlos dos Santos.
Thauany dos Santos, que está grávida de dois meses e precisa de acompanhamento durante o pré-natal, foi até a unidade para se vacinar, mas não conseguiu.
“Vim hoje tomar a vacina e, quando eu chego, a enfermeira estava de folga e não tinha vacina no posto. Eu acho isso um absurdo, porque a gente nunca pode contar com os profissionais. Eu tenho filho, avó, mãe, a gente precisa de médico. Mas toda vez que eu venho aqui, o médico nunca está, não tem médico, estão de folga. A gente nunca sabe quando vai ter alguma coisa aqui”, contou a gestante.
Com relação à falta de materiais e vacinas, a secretaria informou que o abastecimento de materiais básicos é feito nos primeiros dias do mês e, por isso, o equipamento pode ter acabado.
G1 Bahia Foto: TV São Francisco
8 comentários
02 de Apr / 2019 às 11h38
voltem em paulo bonfim na releicao o povo de juazeiro e cupad oem volta no cara desse
02 de Apr / 2019 às 11h50
Na matéria se lê: "a Secretaria de Saúde da cidade informou que um substituto SERÁ contratado pra trabalhar no posto, mas não deu um prazo para isso acontecer. " Foi essa a nota emitida pela Prefeitura. Em outras palavras, "o povo é que se lasque" doente e sem médico. Quanto tempo levará para se fazer essa contratação? Noventa dias? Por que esperaram o médico sair de férias para depois iniciar um processo de contratação? 2020 tá vindo aí...
02 de Apr / 2019 às 12h04
Aqui na zona rural isso ai é rotina. Moro na maniçoba e aqui é tudo pelo aveço. Fui no posto hoje pra vacinar meu menino no posto da vila rachada e chegando lá a técnica que está no lugar da outra não sabe vacinar. Já dei 6 viage. Socorro!!!
02 de Apr / 2019 às 12h15
Quando vai ser que esta Administração local vai ter "RESPONSABILIDADE E PLANEJAMENTO"? PARECE QUE NUNCA. O SETOR DE RECURSOS HUMANOS TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER O PLANEJAMENTO ANUAL SOBRE SAÍDA DE FÉRIAS E OUTRAS OBRIGAÇÕES.PLANEJAR E ADMINISTRAR UM MUNICÍPIO NÃO É FUNÇÃO PARA TODOS.A SAÍDA DE QUALQUER FUNC. DEVE SIM JÁ TER UM FUNC. PARA COBRIR A AUSÊNCIA LEGAL E JUSTA QUE É AS FÉRIAS.
02 de Apr / 2019 às 12h54
Gestão falida e incompetente. Obras toda sexta-feira (mentira) deveriam substituir por médicos, enfermeiras, dentistas, medicamentos todos os dias. SAÚDE é prioridade, é fundamental. Bando de irresponsáveis.
02 de Apr / 2019 às 16h55
Essa saúde está mesmo uma palhaçada!No posto CSU também não tem mais médico.Às guias para exames laboratoriais nunca tem vaga.Isso é um absurdo.O último médico que estava atendendo já foi embora.E ai secretaria vc podia ir na tv ou rádio pra esclarecer essa falta de médico,exames e consulta co especialista.
02 de Apr / 2019 às 17h00
Brasil ta entregue aos milicianos Bosonaros Moru carniça tudo piorando no Brasil. Se Bostanaro acabou com o mais médico e gasolina 4.50 bujao 70. Todos lascados
02 de Apr / 2019 às 17h11
3 filhos Bosunaru milionarios. Povo sem medico culpa vem de Brasilia. 3 filhos Bosunaru Não está perdido, é ignorante mesmo. Ele sabe o que faz, não faz ou nunca fez. Perdidos estão aqueles que são submetidos a tamanha desfaçatez!