Prezada População de Juazeiro,
Quero relatar aqui, com a ajuda desse bendito meio de comunicação, uma análise sobre a obra da Travessia Urbana de Juazeiro, estrutura esta que, se concretizada, irá impactar muito positivamente a nossa cidade, tanto na questão da mobilidade, quanto nos quesitos de arquitetura, beleza e urbanismo.
Lembro muito bem que na passagem do ex-presidente Lula por Juazeiro, ainda em 2010, quando fazia campanha para Dilma Rousseff e inaugurava o Projeto Salitre, o ex-prefeito Isaac Carvalho apresentou esse projeto ao líder da nação, abrindo um grande desenho técnico em pleno palanque. O que Lula disse: "esse rapaz é novo na política, mas já sabe pedir. E como pede... essa bagatela custa só 76 milhões de reais".
Pois é. Isaac já passou por dois mandatos e o PCdoB já vai em 10 anos governando Juazeiro. E a tal obra da travessia? Nada de sair do papel.
Não é preciso ser engenheiro (como eu não sou) para saber que o maior custo dessa obra está relacionado à construção das bases e sub bases. Para isso, há de se fazer grande movimentação de terras e cascalhos, das jazidas para o local da pista. Isso custa muito caro, pois o frete dos materiais está relacionado ao valor dos combustíveis, mão de obra, aluguel de máquinas e equipamentos e, óbvio, lucro das empresas. Também há os custos com a compra desse insumo, que deve provir de jazidas licenciadas para tal. Isso também não é barato. Em se tratando de uma intervenção tão vultosa, os recursos para construção dos taludes levam, com certeza, a maior parte do orçamento.
Agora vejam, as pistas das BRs 407 e 235 na parte que atravessam a cidade já foram construídas num nível muito acima das ruas paralelas a estas. Os taludes já são muito altos. A meu ver, seria muito melhor simplesmente rebaixar essas pistas e usar o material retirado para construir as novas estradas, duplicando as rodovias. Isso economizaria muito tempo e a obra custaria bem menos, pois, como já se sabe, o maior custo é exatamente com terraplanagem.
Fato é que, se assim fosse, o custo da obra cairia pela "metade" e a articulação política para se conseguir os recursos seria bem menos desgastante. Hoje já teríamos uma obra concreta. Mas o que aconteceu foi que, certamente pensando que por estar do lado do Governo Federal, alinhados política e partidariamente, os governantes locais acharam que poderiam conseguir tudo que pedissem ao dono das chaves do cofre. O que se viu? Total fraqueza e falta de articulação política. E a população? Mais uma vez sai penalizada pela incompetência de seus representantes.
Manoel Pires - Bairro Santo Antônio
17 comentários
25 de Mar / 2019 às 23h46
Parabéns ao autor dessa matéria essa obra está só no papel O interessante é que todo ano eles contratam empresas para fazer a topografia da mesma e nunca sai do Papel até os funcionários da topografia dão risada da minha cara já pareio carro e perguntei sobre a obra e eles dao risadas kkkkk.
26 de Mar / 2019 às 03h15
Amigo Manoel Pires hoje o Brasil ta parado estagnado sem projeto sem futuro sem médicos sem emprego sem obras. A culpa ta em Brasília cheia de milicianos Bosonaro Moru Laranjas Goiabeiras monstros. Veja o blog Brasil247
26 de Mar / 2019 às 03h16
Esse é o representante da elite espúria laranja do imperialismo americano que golpeou a democracia brasileira em 2016, para atender a ganância do sistema financeiro internacional notadamente o do tio SAM. Fora bolsogate jumenaro corruptogate morogate bebiagate miliciano criminoso contumaz leva o Mourão e seus filhos juntos.
26 de Mar / 2019 às 03h30
Culpa de bozonaro e temer
26 de Mar / 2019 às 04h50
SR.Manoel Pires, é bem verdade que todos os Juazeirenses estão a ver navios com tantas promessas e acima de tudo tantas irresponsabilidades dos últimos tempos com gestores que não tem nenhum interesse que a nossa cidade cresça.Já vai mesmo dez anos sem nenhuma previsão desta grande obra para Juazeiro.Eu como Engenheiro Civil, tomei a iniciativa de destravar o que os politiqueiros travaram.Já disponho do Projeto da TRAVESSIA URBANA, JÁ INICIEI OS ESTUDOS E ALGUMAS MODIFICAÇÕES PODERÃO ACONTECER PARA ATENDER MELHOR A NOSSA REGIÃO TENDO EM VISTA SIM ALGUMAS PISTAS QUE FICARÃO FORA DE NÍVEL.
26 de Mar / 2019 às 04h58
CONTINUANDO O COMENTÁRIO - FORA DE NÍVEL E QUE PODE LEVAR A UM TRAVAMENTO DA MOBILIDADE.NO MOMENTO É TERMOS CAUTELA PORQUE EM MEUS ÚLTIMOS CONTATOS ESTA OBRA NÃO SAIRÁ DO PAPEL POR ALGUM TEMPO TENDO EM VISTA QUE O GOVERNO DA BAHIA E O DO NOSSO MUNICÍPIO FORAM CONTRA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.MAIS ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA 2020 UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL E EM 2021 IRMOS A BRASÍLIA DESTRAVAR O QUE TRAVARAM. ESTAMOS SIM COM LÍDERES EM BRASILIA QUE NOS APOIARÃO E NÃO SÓ A TRAVESSIA URBANA MAIS OUTRAS OBRAS DE IMPACTO ESTÃO SENDO TRABALHADAS PARA QUE DE 2021 EM DIANTE NÃO ENTREGARMOS A ADM.DA NOSSA.
26 de Mar / 2019 às 05h03
CONTINUANDO: DA NOSSA JUAZEIRO A ESTRANHOS QUE SÓ QUEREM SE LOCUPLETAREM E DEPOIS NOS ABANDONAR E NOS DEIXAR A VER PETROLINA CRESCER.SABE PORQUE PETROLINA CRESCE PORQUE QUEM GERENCIA O MUNICÍPIO É FILHO DA TERRA. DR. AUGUSTO COELHO ME DISSE:"TAURINO"JUAZEIRO SÓ VAI CRESCER SE VOCÊS COLOCAREM FILHOS DA TERRA PARA ADMINISTRAR.E ASSIM ESTAMOS TRABALHANDO PARA CHEGAR LÁ.
26 de Mar / 2019 às 05h43
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR O RECURSO DESTA OBRA VEIO E ONDE FOI APLICADO ?
26 de Mar / 2019 às 05h43
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR O RECURSO DESTA OBRA VEIO E ONDE FOI APLICADO ?
26 de Mar / 2019 às 05h56
POIS É,A CULPA É,TODA DE BOLSONARO,QUE EM TRES MESES NÃO FEZ OBRA NENHUMA EM JUAZEIRO,NÃO CRIOU 14 MILHÕES DE EMPREGOS,MAS,NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE O CACHACEIRO LEVOU TODO O NOSSO DINHEIRO.
26 de Mar / 2019 às 06h04
MANOEL,EU CONCORDO COM VOCE,ESTA BANCA FUNCIONA EM JUAZEIRO COMO FUNCIONAVA O MURO DE BERLIM NA ALEMANHA,OU SEJA :DIVIDIA A CIDADE QUASE AO MEIO.TERIA DE SER DERRUBADA .ESTA TAL TRAVESSIA URBANA,TÃO CANTADA EM DECANTADA EM PROSA E VERSOS,JAMAIS SAIRÁ.AO MEU VER,SERIA UMA OBRA IMPORTANTE,CONTUDO,MAIS IMPORTANTE AÍNDA É A CONSTRUÇÃO DA MACRODRENAGEM DAS AGUAS PLUVIAIS,POIS COMO VAI INDO,ESTA PRÓXIMO O DIA EM QUE TERMOS ENCHENTES E NÃO MAIS ALAGAMENTOS
26 de Mar / 2019 às 06h07
O que Otoniel Gondim, você, está esperando para mandar ao Blog e a seus eleitores a prometida super crônica a respeito dessa administração de Paulo Bomfim e seus alinhados vereadores de Juazeiro? Motivos tem de sobra e a todo omento aparecem coisas terríveis na cidade. Mãos à obra Otoniel Gondim! Sem medo e no nu e cru da verdade....
26 de Mar / 2019 às 06h36
Taurino, O presidente em seu discurso de campanha, dizia que não ia distinguir quem votou e quem não votou. Mudou isso ? Você está dizendo que enquanto o governo municipal não for do "GOVERNO", não sai nada de obras para Juazeiro ? Que "NOVA POLÍTICA" é essa ? Não estou entendendo.
26 de Mar / 2019 às 07h30
Realmente, leitora Laíta, tenho muito apreço pela literatura do professor Otoniel Gondim. Apenas o acho muito radical de esquerda. Mas, gostaria mesmo de ler e ver como se sai cutucando e indo a fundo no prefeito municipal Paulo Bonfin e nos seus coligados vereadores. E como vou gostar de ver se tem coragem ou tremerá diante dos antigos(?) aliados.
26 de Mar / 2019 às 07h53
Prezado Manoel, você está coberto de razão e ainda acrescento, porque não federalizar a pista de Piranga, ficando a mesma para sair de Juazeiro e a do Alto do Cruzeiro para entrar em Juazeiro, o maior problema que sua ideia não vai gerar muito dinheiro para as construções, as quais bancam todos os políticos (sem exceção) da nação.
26 de Mar / 2019 às 08h10
Vamos completar uma década de engodo desta obra. E, mesmo assim, o Lula e sua trupe seguem sendo idolatrados em Juazeiro.
26 de Mar / 2019 às 09h46
VERDADE VERDADEIRA A OBRA NÃO SAIU PORQUE É COMO FOI DITO NO TEXO, OS DONOS DO PODER A ÉPOCA ACHAVAM QUE TAVA TUDO TRANQUILO E SEGURARAM PRA QUE SO FOSSE FEITO AO SEU BEL PRAZER E TEMPO.. NÃO SAI HOJE PORQUE QUEM TA LÁ EM BRASILIA É PERSEGUIDOR, OLHEM PARA PETROLINA COMO TEM DINHEIRO PRA TUDO E MAIS UM POUCO, POBRE JUAZEIRO, POBRE BRASIL, POBRE POVO..