Leitores enviam fotos para este Blog Geraldo José e mostram mais uma paralisação da Ponte Presidente Dutra. A Polícia Rodoviária Federal ainda não deu informações sobre o motivo da interdição.
Uma das queixas dos motoristas é a não autorização dos carros que circulam na Bahia ter um estacionamento em Petrolina. Exemplo as vans que vem de Casa Nova não podem parar em Petrolina. Segundo os motoristas isto é um descaso e impossibilita o trabalho da categoria.
O outro é contra a operação realizada durante o carnaval fora de época de Juazeiro. Vários motoristas de Vans foram fiscalizados e multados. Houve também a operação ‘Carranca’, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). que tem o objetivo de combater o transporte interestadual irregular de passageiros, e também outras irregularidades que podem causar risco de vida aos usuários. A ação não tem previsão de término.
Os motoristas estariam revoltados com a operação e acreditam ser uma perseguição.
No primeiro dia, a operação apreendeu 18 veículos. Outros 35 veículos foram abordados, 42 autuações foram lavradas e 150 passageiros foram impactados. As abordagens são realizadas nas duas margens da Ponte Presidente Dutra, na proximidade da Ilha do Fogo, divisa entre os estados de Pernambuco e da Bahia.
Além das irregularidades relacionadas ao transporte interestadual de passageiros, também foram flagradas outras irregularidades, como veículos com pneus lisos, tacógrafo vencido e ausência de faixas refletivas. Os veículos irregulares são apreendidos por, no mínimo, 72h. A liberação só se dá com o pagamento das passagens para os passageiros continuarem a viagem em empresa legalizada.
Confira na integra Nota da ANTT:
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão que tem a atribuição, entre outras, de regular e fiscalizar o transporte internacional, interestadual e semiurbano de passageiros.
Inicialmente é preciso dizer que as empresas que quiserem fazer este tipo de transporte precisam seguir a legislação vigente, o que é descrito na Resolução nº. 4770/2015.
A empresa que for flagrada pela fiscalização da Agência fazendo qualquer procedimento diferente do que está determinado pela legislação, estará realizando um transporte considerado clandestino. Este será autuada pelos fiscais da Agência, no cumprimento da lei , a Resolução Nº 4287/14 da ANTT, que determina que os veículos flagrados realizando o transporte clandestino interestadual remunerado coletivo de passageiros, sem autorização, serão apreendidos por um período mínimo de 72 horas, em pátio credenciado e, para sua liberação, deverão apresentar os comprovantes dos bilhetes de passagens emitidos para todos os passageiros, bem como a quitação de despesas referentes à alimentação e/ou à hospedagem quando for necessário.
O transbordo dos passageiros em linhas regulares tem que ser providenciado pelos infratores, conforme obrigação prevista na legislação acima. O valor da multa para essa prática ilícita é de aproximadamente R$ 6.000,00.
Sempre que qualquer cidadão quiser se informar sobre uma empresa, para saber se ela é autorizada pela ANTT a fazer transporte interestadual, ele pode ligar no 166, ouvidoria da Agência e consultar, com a placa do veículo, ou CNPJ ou razão social da empresa. Tomando esses cuidados, o passageiro evita viajar com empresas não autorizadas pela Agência que utilizam veículos que não possuem condições mecânicas para viagens, que sejam conduzidos por motoristas despreparados, que trabalham sob condições inadequadas e estressantes que podem levar a acidentes graves, como vários que são relatados na imprensa e infelizmente acabam em óbito de passageiros. relatado abaixo.
O cidadão que observar qualquer irregularidade pode fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 ou pelo e-mail [email protected] . Além desses canais, se preferir, a pessoa pode ir diretamente nos pontos de atendimento da ANTT. Aproveitamos o contato com a imprensa para que reforcem junto ao seu público leitor, a importância de se utilizar o cinto de segurança também nos ônibus durante toda a viagem.
Redação Blog
8 comentários
19 de Feb / 2019 às 19h19
Perde a razão quando atrapalha vida de quem não tem nada haver.
19 de Feb / 2019 às 19h30
O q é que a CSTT tá fazendo no meio? Se esse órgão não faz nem.o papel de casa! A cidade tá infestada de MOTOTAXISTA CLANDESTINO e esse órgão não faz nada. Nois mototaxistas vamos fazer outra manifestação para parar a cidade e agora não vai ter ouvidos para ouvir promessas dos governantes. Vcs estão brincando com a classe. E ninguém está mais respeitando mais esse setor como um órgão de trânsito. Vergonhoso esse papel q Vcs estão prestando. Salários jogado fora para um órgão q não age
19 de Feb / 2019 às 23h23
Não é só comprar uma Van e sair levando o pessoal de uma cidade para outra. Todo mundo sabe que o motorista deve ser profissional, regulamentado e estar em dias com seus impostos. E o carro deve passar por vistoria, e estar legalizado. Respeitem as leis e as normas. Essas são algumas condições. Em países civilizados, os motoristas têm aula de mecânica emergencial e primeiros socorros.
20 de Feb / 2019 às 07h44
Descaso é paralisar uma ponte onde pessoas precisam ir e vir todos os dias, atrasando pessoas, outras passando mal precisando chegar a um hospital, vai fazer paralisação na frente da PRF ou da própria ANTT. Enquanto ao moto táxi que diz que vão fazer protesto... vão fazer na porta da CSTT não vem querer atrapalhar os outros não que a população já não anda contente com vocês, lembrem- se que o Uber é muito mais vantajoso que uma moto que sai cortando tudo.
20 de Feb / 2019 às 12h53
Agora é lastimável. As.sucatas dos ônibus que circulam em nossa cidade não são fiscalizados a rigor...poluem...infringem as leis de trânsito... Não são adaptados para acessibilidade... E cobram um.absurdo. Paulo que dá em Chico também deve bater em Francisco. Tem gente que não é como a.gente. E ganha vendo o pobre se prejudicar. Os motoristas de cansado querem é ser mais uma opção. E se estão irregular cabe às autoridades ajudarem. Para o bem comum.
20 de Feb / 2019 às 22h32
Sr. Paulo Sem querer falar mais já falando!!! Eu mototax pago minhas obrigações em dias e se estamos lutando indo pra ponte ou não! É porq tem algo errado. E Vc deve ser mais um que ou é de prefeitura ou gosta de andar irregular. Se Vc anda de uber é opção sua. Se tem mototax cortando tudo pede para o órgão fiscalizar e multar. Porque Vc e muitos andam atrás de políticos nas campanhas interditando tudo e agora vem falar que é uma classe que se manifesta que faz bagunça? Já fizemos de tudo dentro da lei para ter respostas e até hoje nada. As manifestações que fazemos não tem nada fora da lei
20 de Feb / 2019 às 22h38
Sr. Paulo e o sol nasce para todos Se UBER tá aí é porq tá dentro da lei e o q queremos só é uma fiscalização mais rigorosa. Não queira confundir as coisas querendo botar lenha entre as classes. Quando Vc fala a população não anda contente com nois! Aí digo q Vc não conhece nem o nosso trabalho ou tem alguma coisa querendo sujar a imagem da classe. Tá enganado meu vei. Temos nossos clientes como os uberes, táxi, vais, e ônibus tem o deles. Um abraço e fica na paz. Q nois temos cuidando do nosso ganha pão
20 de Feb / 2019 às 22h43
Sr . Paulo No dia q o sr pegar alguma corrida comigo Vc vai ver q está enganado. .. q não são todos q andam feito loucos. Eu recebo é elogios e sei tratar bem meus clientes e os usuários do nosso serviços. Q nossos governantes tenham mais compaixão dos trabalhadores dessa cidade.