Caro Senhor Geraldo José,
Peço a sua ajuda para denunciar um processo de desorganização institucional que vem acontecendo no SAC JUAZEIRO e que vem pessoalizando os usuários dos serviços ofertados.
Eu, assim como muitas outras pessoas, tento a um bom tempo renovar minha identidade. Para isso, acordo bem cedo e vou enfrentar a fila no shopping de Juazeiro.
Acontece que fui surpreendido com a seguinte situação: São criadas duas filas, uma preferencial e outra comum. Na distribuição de senhas, um total de cinquenta, primeiro são dadas TODAS para os preferenciais e caso sobre alguma, estas serão destinadas as pessoas que não se encaixam no referido quesito preferência. Em seguida eles são colocados em uma fila única, as prioridades na frente dos demais.
Em qualquer instituição particular ou pública, seja em lojas lotéricas ou em bancos e demais órgãos governamentais, são criadas no mínimo duas filas, com dois caixas que ATENDEM EXCLUSIVAMENTE os dois grupos de pessoas: uma para os preferencias e outra para o restante da população. Acontece que lá TODAS SÃO DADAS PARA OS PREFERENCIAIS, que são colocados na nossa frente, e o restante para os demais caso venha a sobrar alguma. Ocorre que, mesmo madrugando e esperando o shopping se abrir as 8:30h, não se tem a garantia de que você vai conseguir o atendimento, valendo a máxima: os primeiros são os últimos e os últimos são os primeiros! Para piorar a situação, a gerente entende que QUALQUER CRIANÇA DE ATÉ 16 ANOS DE IDADE PODE FICAR NA FILA PREFERENCIAL, contrariando a lei da acessibilidade que diz:
“A Lei nº 10.048/00:
Art 1: “As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as PESSOAS ACOMPANHADAS DE CRIANÇA DE COLO terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.
Essa situação vem levando muitos a tentarem, sem sucesso, renovar sua identidade (SENDO MUITO COMUM ENCONTRAR PESSOAS QUE MADRUGARAM ATÉ TRÊS VEZES NO REFERIDO ORGÃO) haja vista que o mesmo estruturou o atendimento só para as prioridades e para aqueles que eles entendem como prioridades, renegando o restante da população a uma eventual sorte. Foi ventilado entre os hoje já conhecidos colegas de fila que, depois de várias tentativas frustradas, passaram a “TRAZER CRIANÇAS EMPRESTADAS” visando encontrar a tão sonhada chance de ser atendido. Mesmo diante de vários do protesto, nada é feito e os administradores se eximem de resolver a problemática alegando que a ordem ou desordem vem de uma estrutura superior, sem especificar qual é, e informam que eles não podem fazer nada!
O que foi dito é facilmente constatado todas as manhas, já que a maioria madrugada no referido local- Hoje, um dos poucos atendidos chegou as 2 da manhã! A outra fila que possui crianças de colo, idosos, deficientes e CRIANÇAS DE ATÉ 16 ANOS começa a se formar na hora do atendimento, posto que a população começou a se organizar em cima da desorganização: PRA QUE MADRUGAR, JÁ QUE BASTA IR COM QUALQUER CRIANÇA QUE PASSARÁ FACILMENTE NA FRENTE DOS DEMAIS?!
Eu e os demais colegas não somos contra o exercício do direito das pessoas com prioridade. Somos contra a desorganização que ataca diariamente direitos coletivos do restante da população e que é de fácil solução.
Para o órgão eu faço a seguinte pergunta: Porque não separar um caixa exclusivo para as prioridades e um exclusivo para os demais, agilizando o atendimento? Mesmo colocando as prioridades na frente dos demais, porque não colocar um número x de fichas para as prioridades e um número Y para os demais atendimentos?
Quando foi inaugurado o SAC Juazeiro, O GOVERNADOR RUI COSTA fez a seguinte declaração: “A unidade vai oferecer mais dignidade, conforto e facilidade de acesso, reunindo em um espaço maior órgãos de cidadania, inclusive do município, para melhor atender a população. É bom destacar que, além de melhorar os serviços prestados, os atendimentos serão ampliados nesta nova sede” SINTO MUITO GOVERNADOR, MAS ESSE OBJETIVO ESTÁ MUITO LONGE DA REALIDADE.
Conto com seu apoio na busca de uma resolução para essa problemática. Desde já, obrigado pela atenção e pelo apoio.
Marcelo Augusto Sousa Andrade
21 comentários
15 de Feb / 2019 às 07h23
Concordo em boa parte com o senhor, porém um homem com uma narrativa e um texto tão bom poderia ir na internet e agendar seu atendimento por lá, obvio que tem que corrigir os erros e melhorar o atendimento.
15 de Feb / 2019 às 08h31
JA FAZ UM BOM TEMPO QUE EU ENTRO NO SITE DO SAC PARA AGENDAR ATENDIMENTO PARA RENOVAR IDENTIDADE E TENHO COMO RESPOSTA A ALEGAÇÃO DE QUE NÃO HA VAGAS PARA AGENDAMENTOS POIS JA ESTÃO TODAS PREENCHIDAS. ISTO SE JUSTIFICA ?ALGUEM EXPLICA ? NÃO HA VAGAS PORQUE ?
15 de Feb / 2019 às 08h31
JA FAZ UM BOM TEMPO QUE EU ENTRO NO SITE DO SAC PARA AGENDAR ATENDIMENTO PARA RENOVAR IDENTIDADE E TENHO COMO RESPOSTA A ALEGAÇÃO DE QUE NÃO HA VAGAS PARA AGENDAMENTOS POIS JA ESTÃO TODAS PREENCHIDAS. ISTO SE JUSTIFICA ?ALGUEM EXPLICA ? NÃO HA VAGAS PORQUE ?
15 de Feb / 2019 às 08h37
Caro Marcelo, ali você ainda tá no céu, pior são as gestantes esperando ter seus filhos em pé ou deitadas em bancos e cadeiras na maternidade de JUAZEIRO BA. Não desclassificando seu comentário, pelo contrário, você tá certo. O problema está na incompetência política desse País. Estamos ferrados.
15 de Feb / 2019 às 08h49
Ainda hoje, passados décadas, as pessoas sofrem para tirar uma simples identidade. Por isso muitos não tiram. O SAC já havia solucionado isso anteriormente, por isso foi criado, estamos retrocedendo ou os funcionários estão sabotando a finalidade do SAC?
15 de Feb / 2019 às 09h34
Pega fila pq quer! Madruga na fila pq quer! O SAC desde que se mudou para o shopping disponibiliza o agendamento via site ou aplicativo de celular, vc escolhe o dia e horário que quer ser atendido. Deixe de procurar cabelo em ovo amigo. Agende seu atendimento e deixe de procurar confusão sem necessidade.
15 de Feb / 2019 às 09h43
Eu quando fui trocar a minha , fiz através do agendamento via internet. Você vai com dia e hora marcados para o atendimento, sem fila alguma. Aliás, não só para renovação de identidade, como todos os outros serviços, você pode agendar atendimento pela internet. Não tenho o que reclamar do atendimento do SAC, melhorou bastante.
15 de Feb / 2019 às 09h55
Geraldo, nos últimos 30 dias fui atendido pelo SAC. Muito bem atendido. Simplesmente agendei para trocar minha Habilitação e Identidade. As pessoas que residem na cidade - Juazeiro - devem agendar seu atendimento, não há necessidade de chegar de madrugada, basta agendar, a internet está ai, não só para fofocar.
15 de Feb / 2019 às 10h03
É falta de respeito mesmo, fui duas vezes para conseguir esse mesmo serviço, me deslocando do interior de Curaçá, vi pessoas de Remanso na mesma situação minha, só que no caso deles muito mais complexa para chegar até juazeiro.
15 de Feb / 2019 às 10h08
é so agendar em qualquer lan house e parar de encher o saco. Não precisa madrugar nada. tirei a minha. agendei. marquei o horário e cheguei. paguei lá mesmo e fui atendido.
15 de Feb / 2019 às 10h10
Eu também passei essa situação quando fui tirar segunda via da identidade. Passei 15 dias utéis me dirigindo a esse local e sofrendo esse mesmo desgaste. Minha pergunta é essa: Com tudo informatizado por que essa desogarnização? Aff!!!!!
15 de Feb / 2019 às 10h38
Usuários de Juazeiro e região que precisam dos serviços do SAC Juazeiro/BA. Sem querer engrandecer ninguém e sim existe muitas falhas no atendimento do SAC,mais em relação a filas,madruga na fila é totalmente desnecessário. O agendamento via smartphone/aplicativo e computadores que o SAC disponibiliza e fato.Então pessoas,se atualizem.....Deixe de blablabla. Por mim usuária,o agendamento era pra ser o dia todo,não só no turno da tarde. Só seria atendido quem esta agendado,pronto e falei. Viva ao mundo moderno.
15 de Feb / 2019 às 12h11
Pela forma como escreveu esse texto, certeza que é uma pessoa bem esclarecida e estudada. Ou seja, não precisa pegar fila, acordar de madrugada, é só agendar pela Internet. Mas eu concordo em partes, acho que o SAC deveria acabar de uma vez por todas esse negócio de pegar fila, é só colocar agendamento pra todo mundo.
15 de Feb / 2019 às 12h22
QUIM JA FAZ UM BOM TEMPO QUE EU ENTRO NO SITE DO SAC PARA AGENDAR ATENDIMENTO PARA RENOVAR IDENTIDADE E TENHO COMO RESPOSTA A ALEGAÇÃO DE QUE
15 de Feb / 2019 às 14h46
Boa tarde! Primeiramente quero informar a desnecessidade de madrugar para conseguir uma senha, sei a dificuldade que muitos enfrentam, mais tem a opção de agendamento pelo site, caso vc entre no site e dê uma mensagem que está sem horário e data para agendamento não precisa se revoltar, entra no outro dia a partir das 9 hrs que concerteza terá uma nova data disponível, isso ocorre devido a demanda está muito alta, inclusive estão atendendo a cidade de Juazeiro, cidades circunvizinhas e além disso o pessoal da cidade vizinha Petrolina e regiões estão indo tirar o RG em Juazeiro.
15 de Feb / 2019 às 14h59
Infelizmente existe as leis prioritárias do estatuto da criança e do adolescente se não me engano no Artigo 4, em que nas repartições públicas crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses e 29 dias são prioridades, enquanto ao atendimento para entregas de senhas primeiro são atendidos as prioridades, porém depois de entregues as senhas para ser atendido no setor tem mesas específicas que chamam preferênciais e normais. Infelizmente existem leis e eles devem seguir. Acho que deveriam fazer uma cota para prioridades, mais inflingue o estatuto.
15 de Feb / 2019 às 15h06
Enquanto ao atendimento não tenho do que reclamar, fui sempre bem atendido todas as vezes que precisei dos serviços do SAC. Outra coisa existe a ouvidora do estado nos telefones 0800 284 0011 WhatsApp: (71) 99911.7631 www.ouvidoriageral.ba.gov.br Quer reclamar? Vai na ouvidoria pq os superiores serão informados e quem sabe resolvem alguma coisa.
15 de Feb / 2019 às 15h23
O SAC funciona de segunda a sexta, devido a demanda está muito alta por conta do pessoal de Pernambuco estarem vindo tirar RG aqui em Juazeiro e fora o pessoal do interior aqui de Juazeiro, eles estão abrindo aos sábados para poder diminuir essa demanda, um dia eu estava na fila para renovar minha habilitação quando a moça informou que as senhas de RGs teriam acabado porém informou que quem tivesse interesse em marcar para vim no sábado ficasse na fila que ela iria pegar 15 pessoas para agendar, e nesse dia foram apenas 4 pessoas.
15 de Feb / 2019 às 16h09
Renovei meu RG recentemente, fiz o agendamento online e no dia fui atendida no horário marcado. Estou admirada com esse comentário, uma vez q o referido órgão está abrindo até aos sábados para atender a demanda, além de ter uma gerente sensível a problemática dos idosos e de pessoas q vem de outras cidades.
15 de Feb / 2019 às 19h54
SINE tem muita enganação, existe uma falsa intermediação de vaga de emprego.
15 de Feb / 2019 às 23h30
Infelizmente o povinho de Juazeiro reclama de uma insuficiência inexistente. Meu RG é foi tirado em Petrolina em 1997 pq em Juazeiro era quase impossível para um adolescente, em plena fase estudantil, tirar qualquer documento de identificação. Hoje o atendimento é agendado por aplicativo de celular. Ao invés de reclamar relacionado a esse tema, pq não pede melhorias no serviço do DETRAN-BA nos SAC's? Tipo impressão de documentos de veículos assim como ocorre em PE? Relacionado ao item das prioridades, espero que você seja idoso no futuro e que as prioridades continuem existindo.