A operação Acesso negado – Game Over, realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira (12), nos estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, visando apurar denúncias de irregularidades em contratos firmados por prefeituras e o Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES), rendeu a apreensão de farta documentação pelos agentes federais mobilizados na operação, em cidades como Canindé do São Francisco (SE), Salvador, Feira de Santana e Juazeiro, na Bahia, além de Petrolina (PE).
Em coletiva à imprensa o Delegado Marcio Alberto Gomes Silva – Chefe de Repreensão a Corrupção e Crimes Financeiros, da Polícia Federal, disse que foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, nas diversas cidades incluídas na investigação. “O Ises, depois de contratar de maneira fraudulenta , sem que houvesse efetiva concorrência, fazia contratação de pessoas físicas e jurídicas que giravam em torno de um grupo econômico criminosos”, declarou.
De acordo com a PF os contratos fraudulentos em Canindé do São Francisco foram firmados entre 2013 e 2015, sem que houvesse uma contrapartida em serviços. O prefeito à época, Heleno Silva, do PRB, secretários municipais e a membros da comissão de licitação foram alvos da operação desta terça. O ex-prefeito, por telefone, já que está em Brasília, negou as acusações em entrevista à imprensa de Sergipe.
De acordo com o delegado Márcio Alberto “Só na conta da mãe do líder da organização foi levantada uma movimentação de 7 milhões de reais, não só de Canindé, mais de outros municípios que o Ises contratava”, informou, adiantando que os prejuízos ao erário público podem passar de R$ 50 milhões.
De acordo com o delegado a Polícia Federal solicitou o bloqueio das contas dos envolvidos para ressarcir os municípios fraudados. Ninguém foi preso na operação desta terça-feira, já que a justiça acatou os pedidos de busca e apreensão, mas negou os pedidos de prisão, disse a PF.
De acordo com a Polícia Federal, o Ises teria atuado em cerca de 10 municípios sergipanos, mas o eixo da organização criminosa está nos estados de Pernambuco e Bahia, em cidades como Juazeiro e Petrolina. Os envolvidos podem responder por participação em organização criminosa, desvio de obras públicas, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Da redação Blog Geraldo José/ Com informações da PF
11 comentários
12 de Feb / 2019 às 22h31
Eitcha! O comportamento dos suspeitos nos próximos dias entregará kkk
12 de Feb / 2019 às 22h34
Cuidado estelionatários de Juazeiro. A PF vai pegar.
12 de Feb / 2019 às 23h12
Ufa!!! Demorou a PF chegar aqui em Juazeiro espero que a justiça seja feito mesmo.
13 de Feb / 2019 às 04h39
MEU DEUS MAIS UMA BOMBA OU MELHOR MAIS UMA VERGONHA A NOSSA CIDADE NAS REDES SOCIAIS EPRENSA LOCAL E NACIONAL O QUE SE FALA É QUE JUAZEIRO E PETROLINA SÃO O EIXO DA QUADRILHA. ENTÃO PORQUER NÃO CANCELA OS CONCURSOS FEITOS POR ESTA EMPRESA E INTENSIFICA O COMBATE AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DA PREFEITURA QUE ENTRAM DE BICICLETA E SAI DE SW4 , HAILUX , MANSÕES VEM CONDOMÍNIOS. PASME SENHORES E NINGUÉM FAZ NADA POIS EM JUAZEIRO ENCONTRA - UM CICLO VICIOSO DE QUADRILHAS . SERÁ PRECISO UMA PETIÇÃO PÚBLICA PRA MUDAR TODO O PARÂMETRO DE SEGURANÇA NA NOSSA QUERIDA JUAZEIRO DOS CURAIS.
13 de Feb / 2019 às 08h19
Um aviso aos "ratos inescrupulosos": Agora é tarde querer abandonar o navio. A PF está com a ratoeira "armada" e é certo que vcs serão pegos com o "queijo na boca". Esperamos que esses criminosos sejam julgados, condenados e encarcerados. Bando de nefastos que corroeram o erário público, meteram a mão grande, ROUBARAM O DINHEIRO dos "cofres" da Prefeitura literalmente. A Justiça tarda mas não falta. Ufa!
13 de Feb / 2019 às 08h42
falta queiroz. Kkkkkkkkkkkkkkk
13 de Feb / 2019 às 10h09
Muito bem polícia federal. Que seja feita a justiça e o trabalho que os compete. Se atentem pois não é só esses contratos envolvendo a ISES não. Se for investigado a fundo, existem licitações que beneficiam parceiros da prefeitura, existem recursos desviados onde foram montadas empresas e grandes mansões. Tá ai para quem quiser ver
13 de Feb / 2019 às 18h29
Eitha Jesus... Tem um cidadão do meu condomínio que já viajou com o casal de filhos... Qm for podre que se L. ...
13 de Feb / 2019 às 18h29
Eitha Jesus... Tem um cidadão do meu condomínio que já viajou com o casal de filhos... Qm for podre que se L. ...
13 de Feb / 2019 às 18h33
Mas ninguém viu, ninguém sabe dizer onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão em Juazeiro??
14 de Feb / 2019 às 08h24
Pois é Carlão,tem que divulgar nomes e onde trabalham esses corruptos. Se a PF fizer uma varredura total não fica um secretário municipal sem responder processos que envolva o dinheiro público. Juazeiro um caos em todos os âmbitos social, política, educação. Primeiro escalão do governo da noite para o dia morando em luxuosos condomínios, carros nem se fala do mesmo jeito. E esse dinheiro veio de onde? Pequenas obras com valores exorbitantes desde. Polícia Federal seja minuciosa nessa investigação desde o mandato o prefeito em exercício em 2009 até o atual pois com certeza bilhões já rolaram .