Nesta segunda-feira (21), o prefeito Paulo Bomfim lançou e apresentou o projeto do Centro Gastronômico, que irá funcionar nos antigos casarões da extinta Franave, localizados na Orla 2 de Juazeiro, anunciando a abertura do processo licitatório. Há décadas sem funcionamento, os casarões estavam sendo usados como abrigo por moradores de rua. Após anos de disputa iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, o patrimônio que estava sob responsabilidade do Estado da Bahia, foi cedido por 20 anos ao município após grande esforço do prefeito Paulo Bomfim junto à Conder.
A área dos antigos casarios da Franave vai passar por reformas e receberá restaurantes e bares, num centro cuja característica mais marcante será a diversidade de opções culinárias. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da SEDUR. Conforme o edital publicado nesta segunda, no Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação fará o investimento na reforma e poderá explorar a área por 15 anos. Todas as características históricas das edificações serão preservadas.Ainda de acordo com o edital a empresa vencedora se obrigará a investir aproximadamente R$ 2,1 milhões nas obras, seguindo os parâmetros do projeto elaborado pela Prefeitura. Para o prefeito, esta é a primeira etapa de um sonho juazeirense sendo concretizado.
“É um sonho de toda a população de Juazeiro dar vida àqueles prédios, abandonados há décadas, e hoje estamos concluindo esta primeira etapa. No edital, convidamos empresas de todo o Brasil a virem investir em Juazeiro. Vamos preparar este Centro Gastronômico e assim poderemos entregar este equipamento para a nossa população usufruir, além de atrair turistas. A obra do Parque Fluvial está agregada a este projeto e temos a certeza que teremos um grande equipamento turístico-cultural-gastronômico”, ressaltou Paulo Bomfim.
Presente ao evento, que também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri e da vice-prefeita Dulce Ribeiro, o deputado estadual Zó destacou a valorização da memória local. “Juazeiro se reencontra na história. Depois de tantas obras realizadas por Isaac e Paulo Bomfim como saneamento, pavimentações de ruas e avenidas, creches, escolas, sistemas de abastecimento, Postos de Saúde, agora estamos em outro patamar. Primeiro a Estação do Saber, que resgata a história da rede ferroviária, e agora os casarões da Franave que remetem à história da navegação no Rio São Francisco. Quem ama Juazeiro, com certeza está celebrando. Ficamos muito felizes que, dentre tantas obras, também se prioriza o reencontro com a sua história”, destacou o parlamentar.
Para o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, a cidade vai dar um salto em vários aspectos. “Vamos tornar Juazeiro um pólo turístico e gastronômico. Fortalecer ainda mais emprego e renda. Além de degustarmos a boa culinária, ainda teremos o Armazém da Agricultura Familiar, onde juazeirenses e turistas poderão ter acesso ao artesanato e produtos da agricultura familiar”, finalizou.
Raphael Leal/ Ascom
9 comentários
21 de Jan / 2019 às 17h32
Aposto que os amigos do PC do Bolso têm seus pedacinhos ou restaurantes lá, como foi no shopping.
21 de Jan / 2019 às 18h24
MAIS UMA PIADA. O INÍCIO DA OBRA É VER QUEM QUER CONSTRUIR? KKKK MEU DEUS! juazeiro É O CÚMULO DA ENGANAÇÃO. ISSO NÃO VAI SAIR DO PAPEL.
21 de Jan / 2019 às 19h15
Se a obra for igual o asfalto da rua Saó joao do bairro de piranga que nunca foi concluída e que sairão de resseso nunca vamos beber nesses bares porque a obra nunca vai terminar
21 de Jan / 2019 às 20h01
Que Circo bem montado Hem. A cidade precisa de obras mais importantes e Urgentes. O povo já esqueceu que no apagar das Luzes esse mesmo Boneco que se diz Prefeito, tomou um empréstimo para terminar as Obras da Orla e Fechamento de todos os Canais Abertos com os 15 Milhões que vai tomar ao desenbahia. Cadê o Ministério Público que não age nessa cidade. Será que aqui é um Curral mesmo? Que venha 2020 e que o povo vote Consciente.
21 de Jan / 2019 às 20h22
Essa cidade só vai virar manchete de mentira essa obra não vai porque a Prefeitura de juazeiro está falida.As obras que esse prefeito fez estão todas inacabadas.Isaac Carvalho quebrou a cidade de juazeiro e agora Angelita na Secretaria da fazenda agora que a cidade afunda é de vez.
21 de Jan / 2019 às 20h43
Quem é doido de investir nisso aí? Caiam na real.
21 de Jan / 2019 às 23h24
Torço para que essa obra fique pronta antes da minha aposentadoria ! Torço muito mais ainda que não seja só mais um centro de distribuição de bebedeira e cachaçada, porque isso na orla de Juazeiro já tem de sobra !
22 de Jan / 2019 às 05h16
PREPAREM-SE PARA VER APARECER MAIS UM LARANJA VENCEDOR DA "LICITAÇÃO" PARA A CONCESSÃO DE 15(QUINZE)ANOS.FIQUEM TAMBÉM DE OLHO POIS PODEM ENTRAR RECURSOS DA PMJ. COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E OUTROS BENEFÍCIOS.
22 de Jan / 2019 às 10h55
Sim, e a obra da orla que não foi concluída? quando será? E o odor de urina nas ladeiras da orla e seus bares, quando vão limpar e resolver? É muito comercial