Nesta segunda-feira (21), o prefeito Paulo Bomfim lançou e apresentou o projeto do Centro Gastronômico, que irá funcionar nos antigos casarões da extinta Franave, localizados na Orla 2 de Juazeiro, anunciando a abertura do processo licitatório. Há décadas sem funcionamento, os casarões estavam sendo usados como abrigo por moradores de rua. Após anos de disputa iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, o patrimônio que estava sob responsabilidade do Estado da Bahia, foi cedido por 20 anos ao município após grande esforço do prefeito Paulo Bomfim junto à Conder.
A área dos antigos casarios da Franave vai passar por reformas e receberá restaurantes e bares, num centro cuja característica mais marcante será a diversidade de opções culinárias. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da SEDUR. Conforme o edital publicado nesta segunda, no Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação fará o investimento na reforma e poderá explorar a área por 15 anos. Todas as características históricas das edificações serão preservadas.Ainda de acordo com o edital a empresa vencedora se obrigará a investir aproximadamente R$ 2,1 milhões nas obras, seguindo os parâmetros do projeto elaborado pela Prefeitura. Para o prefeito, esta é a primeira etapa de um sonho juazeirense sendo concretizado.
“É um sonho de toda a população de Juazeiro dar vida àqueles prédios, abandonados há décadas, e hoje estamos concluindo esta primeira etapa. No edital, convidamos empresas de todo o Brasil a virem investir em Juazeiro. Vamos preparar este Centro Gastronômico e assim poderemos entregar este equipamento para a nossa população usufruir, além de atrair turistas. A obra do Parque Fluvial está agregada a este projeto e temos a certeza que teremos um grande equipamento turístico-cultural-gastronômico”, ressaltou Paulo Bomfim.
Presente ao evento, que também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri e da vice-prefeita Dulce Ribeiro, o deputado estadual Zó destacou a valorização da memória local. “Juazeiro se reencontra na história. Depois de tantas obras realizadas por Isaac e Paulo Bomfim como saneamento, pavimentações de ruas e avenidas, creches, escolas, sistemas de abastecimento, Postos de Saúde, agora estamos em outro patamar. Primeiro a Estação do Saber, que resgata a história da rede ferroviária, e agora os casarões da Franave que remetem à história da navegação no Rio São Francisco. Quem ama Juazeiro, com certeza está celebrando. Ficamos muito felizes que, dentre tantas obras, também se prioriza o reencontro com a sua história”, destacou o parlamentar.
Para o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, a cidade vai dar um salto em vários aspectos. “Vamos tornar Juazeiro um pólo turístico e gastronômico. Fortalecer ainda mais emprego e renda. Além de degustarmos a boa culinária, ainda teremos o Armazém da Agricultura Familiar, onde juazeirenses e turistas poderão ter acesso ao artesanato e produtos da agricultura familiar”, finalizou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.