Em sua primeira delação no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-ministro Antonio Palocci contou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dinheiro em espécie como propina por parte da empreiteira Odebrecht. "Também se recorda que, dos recursos em espécie recebidos da ODEBRECHT e retirados por Branislav Kontic, levou em oportunidades diversas cerca de trinta, quarenta, cinqüenta e oitenta mil reais em espécie para o próprio Lula", diz um trecho da delação, obtida pelo G1.
Segundo Palocci, Lula lhe pedia que não comentasse com ninguém sobre o assunto. Palocci fechou a delação com a Polícia Federal de Curitiba e o acordo foi homologado pelo Tribunal Regional Federal da capital paranaense, o TRF4, em junho do ano passado. Já o primeiro depoimento do ex-ministro petista foi anexado ao inquérito da PF sobre a Usina Belo Monte, nesta quinta-feira (17). Palocci contou que, durante a campanha de 2010, entregou R$ 50 mil a Lula dentro de uma caixa de celular, no Terminal da Aeronáutica em Brasília.
"Em São Paulo, recorda-se de episódio de quando levou dinheiro em espécie a Lula dentro de caixa de whisky até o Aeroporto de Congonhas, sendo que no caminho até o local recebeu constantes chamadas telefônicas de Lula cobrando a entrega", diz outro trecho da delação. Dois motoristas que trabalharam com Palocci teriam presenciado os encontros entre Lula e o ex-ministro. Um deles é Claudio Souza Gouveia, que, na condição de testemunha, também falou à PF, em agosto do ano passado.
No depoimento, Gouveia disse que por diversas vezes levou Palocci até o Terminal da Aeronáutica em Brasília para levar a Lula presentes e outros objetos. Já o outro motorista, Carlos Alberto Pocente, contou se lembrar de um episódio no qual Palocci estava com muita pressa para levar uma caixa de uísque até o ex-presidente, no Aeroporto de Congonhas (SP). A defesa de Lula ainda não se manifestou sobre a delação de Antonio Palocci.
G1
7 comentários
18 de Jan / 2019 às 20h34
Não tem uma prova. Um recibo. Um email um mensagem de watsap. Nenhuma prova. Fala mentir eh fácil. Lula comprou a casa Branca nos EUA Lula comprou o vaticano. Lula comprou china. Tudo mentira
18 de Jan / 2019 às 20h36
Gente igual a Temir Bozonaro Moru crucificaram Jesus Cristo Tiradentes Lula sem crime com mentiras.
18 de Jan / 2019 às 20h55
É MENTIRA, TERTA? Kkkkkkk CHUUUUUUPAAAAAA GONDIM.
19 de Jan / 2019 às 11h09
Geraldo José, que bom seria apressar o professor e filósofo Otoniel Gondim de volta com as suas peripécias geniais ao Blog. Otoniel sabe como ninguém pôr no seu devido quadrado os nazi-fascistas-bozos!
19 de Jan / 2019 às 16h12
Faz parte da raça humana, os covardes quando se verem acuados, e encontrando uma brecha para escapar... entrega até a própria mãe. Tá na lógica que esse cara passou esse tempo todo na cadeia, elaborando uma historia para apresentar à mídia e a PF . Esse se trocar a profissão de corrupto, pela profissão de escritor, supera Jorge Amado. Dizer que Dilma elaborou um plano para prejudicar o LULA? Uma piada sem sentido.
19 de Jan / 2019 às 19h01
E AÍ PETISTAS ? ENGULAM ESTA E VEM MAIS POR AÍ !
19 de Jan / 2019 às 23h22
FILÓSOFO. Kkkkk o cara é acusado de ser ESTELIONATÁRIO.