Geraldo, por favor, publique minha postagem para que a assessoria da prefeitura de Juazeiro-BA possa efetuar os esclarecimentos necessários.
Hoje, dia 17/01/2019, visualizei no diário oficial do município de Juazeiro, a contratação da empresa que procederá a organização do carnaval de Juazeiro. Na publicação, consta que a empresa OPARA ESTRUTURAS LTDA ganhou a licitação no valor R$ 680.000,00 (para a organização e produção do carnaval de Juazeiro) - contrato 05/2019, e R$ 198.116,00 (para locação, montagem, e desmontagem de painéis de LED, som e iluminação. Primeiro, questiono se a mesma não vai prestar o mesmo serviço, considerando que são atividades totalmente distintas.
Pesquisando na internet, achei o CNPJ: 08.272.076/0001-88, no nome desta empresa, cujo endereço é na Rua do Abrigo, 100, Joao XXIII, Juazeiro-BA.
Pesquisei na internet, ainda, as empresas que prestam serviços de mesma natureza, e achei a SÃO FRANCISCO ESTRUTURA LTDA, CNPJ: 13.560.217/0001-06, que funcionam Rua do Abrigo, 100A, Joao XXIII, também em Juazeiro-BA.
ESTAS INFORMAÇÕES ESTÃO PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÌPIO E NA INTERNET, E SÃO DE DOMÌNIO PUBLICO.
O que me causa estranheza (e não suspeito e nem acuso ninguém de nada), é que a duas empresas são vizinhas de parede, exercem as mesmas atividades, compartilhando, quase que, o mesmo endereço. Um transeunte desavisado poderia até suspeitar que pertencem ao um mesmo proprietário.
Claro que não vejo nada demais, principalmente se ambas pertencerem a pessoas diferentes e não concorrerem em uma mesma licitação (principalmente se não concorrerem entre si).
No entanto, como cidadão e contribuinte, não poderia deixar de registrar o fato, e QUESTIONAR A PREFEITURA QUE INFORME SE A LICITAÇÃO FOI POR CONCORRENCIA, TOMADA DE PREÇO OU CARTA CONVITE. NOS INFORME, SE AMBAS A EMPRESAS CONCORRERAM NESTA OU EM ALGUMA OUTRA LICITAÇÃO (ENTRE SI); E SE AMBAS AS EMPRESAS TÊM CONTRATO COM O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO (ou já tiveram). Informe também quais foram as empresas que ganharam estes mesmos processos licitatórios nos anos anteriores, isso apenas para afastar a hipótese de repetição ou rodízio de empresas.
Sei que é apenas uma bobagem, que tudo é límpido e transparente, a menos é claro que a gestão não venha a prestar as informações de forma convincente.
Atenciosamente,
Rafael Moreira
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO
O processo para contratação da empresa responsável pela organização do carnaval 2019, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, ocorreu na modalidade de pregão, com caráter nacional, obedecendo às melhores práticas da gestão publica. Neste novo modelo de organização da festa, obteve-se significativa redução de custos, mantendo a qualidade de um evento que atrai turistas de vários lugares do país.
Três empresas participaram do certame, realizado de acordo com a lei de licitações e feito com ampla transparência e lisura. As ilações trazidas no texto beiram à irresponsabilidade e claramente objetivam lançar suspeitas infundadas sobre o processo. Todos os documentos estão disponíveis e são auditados por órgãos de controle interno e externo.
15 comentários
18 de Jan / 2019 às 06h23
RAFAEL MOREIRA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE TODOS OS FILHOS NATOS DE JUAZEIRO DEVERIAM FAZER. PARABÉNS, VAMOS COBRAR A LISURA E TRANSPARÊNCIAS,A NOTA DA PREFEITURA NÃO SATISFAZ A UM BOM OBSERVADOR: PORQUE NÃO DIVULGARAM O NOME DAS OUTRAS DUAS EMPRESAS, A REGRAS DAS LICITAÇÕES DA LEI:8.666 MUDARAM, SERÁ QUE ESTÃO AFINADAS COM AS NOVAS MUDANÇAS? NOVAS ATUALIZAÇÕES FORAM FEITAS,LEI Nº13.500/2017 E PELO DECRETO 9.142/2018.
18 de Jan / 2019 às 06h32
Nao foi lacada nenhuma suspeita, apenas foi um questionamento publico, fruto de um curiosidade, ja que o ano passado o modelo foi muito criticado por se assenelhar a uma privatização do carnaval. Ainda assim, gostaria de saber da prefeitura quais foram as empresas, já que a prefeitura não informou. Somente uma das perguntas foi respondida. Se não há problema em responder, informe a população e esta esclarecido. E aproveite e informe se o formato do carnaval será o mesmo.
18 de Jan / 2019 às 07h41
ABDON estruturas mesmo endereço.
18 de Jan / 2019 às 07h54
O endereço das duas empresas no bairro João XXIII, não vou confirmar mas parece ser aonde fica instalado a Abdon.
18 de Jan / 2019 às 08h41
Isso está cheirando a esquema fraudulento nos porões podres da prefeitura, vamos cobrar quê aí tem mutreta. MP neles.
18 de Jan / 2019 às 08h52
Então um cidadão ser atento às publicações do Diário Oficial "beira à irresponsabilidade" ? Então o cidadão consciente e crítico quando oferece questionamentos, bem fundamentados, "lança suspeitas " ? Ao contrário da pseudo resposta da Prefeitura não foram feitas "ilações" por parte do contribuinte: uma simples consulta ao dicionário oferta o significado de tal palavra ! Já que ofereceram uma resposta ao Blog , que seja ela bem explicada e sem jogo de palavras; exatamente como foi a provocação feita pelo leitor.
18 de Jan / 2019 às 11h04
Vivemos tempos difíceis em Juazeiro, não se pode questionar. A prefeitura precisa entender que se não tem vereadores para fiscalizar, o povo faz esse papel.
18 de Jan / 2019 às 11h20
Muito simples de chegar a solução dessa questão, já que todos inclusive eu temos acesso ao portal da transparência, basta averiguar tudo, inclusive para quem não sabe existe um site chamado conlicitacao.com.br que faz anúncio a nível nacional de todas as licitações com no mínimo oito dias de antecedência, creio que toda essa celeuma se da por conta de que uma empresa de Juazeiro foi a vencedora do processo, mas como contribuinte o papel de fiscalizar é válido, mas "acusar" sem pesquisar já beira a irresposabilidade, leiam o processo, vejam as contra partidas e pesquisem as atas da licitação
18 de Jan / 2019 às 11h33
É muita coincidência.. Kkkkk
18 de Jan / 2019 às 11h43
cartas marcadas meu amigo, eu nem participo mais dessas licitações, são todas CARTAS MARCADAS. A ultima vez que participei de um pregão foi em 2013, serviu de experiência, me sentir enojado com a tremenda cara de pau e a ... escancarada. Eu caí de paraquedas, eles não esperavam, arrematei o pregão e até hoje sofro as consequências. Só o ministério publico que não ver essas coisas, tribunal de contas nem sonha. Eu não entendo essas coisas...
18 de Jan / 2019 às 12h53
Porque não investir em saúde os funcionários do hospital regional de Juazeiro está com os salário atrasado do mês de dezembro isso é uma falta de respeito e fora a falta de medicação.Tem que ter a obrigação e depois a diversão .
18 de Jan / 2019 às 14h20
resumindo: continua com a mesma galera, Abdon.
18 de Jan / 2019 às 14h29
Boa Tarde! Pelo que estamos vendo o carnaval deste ano será da mesma forma de 2018, onde seremos proibidos de entrar com nossas cervejas, água e refrigerantes na orla 2 com nosso "cooller" para assistir o show no palco? Estou triste já que o carnaval é uma festa pública tendo em vista que o dinheiro é "nosso"contribuinte.
18 de Jan / 2019 às 15h45
Alguém pode informar se esse pregão foi Presencial ou Eletrônico??? Pq muito me admira, caso seja eletrônico, somente três empresas participaram?? Porque a Prefeitura de Juazeiro não adota o Pregão Eletrônico para contratação de bens e serviços. Essa iniciativa atende a dois pilares: transparência e modernização. O pregão eletrônico é uma modalidade que reduz os custos tanto para o município, quanto para as empresas, já que dispensa a presença física para abertura das propostas, além de permitir que o cidadão acompanhe o processo pela internet, de forma online e de qualquer lugar do mundo.
18 de Jan / 2019 às 15h48
Irresponsável é a prefeitura não aceitar críticas por parte dos cidadãos juazeirenses. O texto não há nada que beire à "ilações". É como foi dito em um dos comentários: "A prefeitura precisa entender que se não tem vereadores para fiscalizar, o povo faz esse papel".