Apesar dos resultados comemorados ano passado quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgaram Juazeiro e Petrolina, entre as duas principais cidades do Vale do São Francisco, entre as maiores geradoras de emprego da região Nordeste, a reportagem deste Blog Geraldo José, constatou uma triste realidade que não consta nos planejamento municipais: É grande o número de juazeirenses e petrolinenses que deixam o torrão natal em busca de uma vida melhor em São Paulo.
Um número elevado de Juazeirenses e Petrolinenses deixa a terra natal viajando de ônibus em busca de trabalho no Sudeste, principalmente São Paulo. A esperança ao cruzar a porta do ònibus é trabalhar. A vida difícil e a falta de trabalho na região do Vale do São Francisco ainda motivam esses homens a migrarem. O Sudeste, principalmente São Paulo, oferece mais condições de trabalho. O deslocamento é justificado pela procura de trabalho e renda.
A reportagem deste Blog apurou que uma passagem para São Paulo custa atualmente R$ 539,99 e pode ser dividida em até seis vezes no cartão. O valor é considerado alto pela maioria formada principalmente por agricultores que muitas vezes sequer dispôe da quantia necessária para pagar à vista.
O vendedor de passagens em Petrolina, de uma das empresas, revela que "todos os ônibus saem lotados rumo a São Paulo. Durante a semana a maioria dos passageiros, cerca de 322 pessoas, migra em busca de trabalho. São pessoas não só de Petrolina e Juazeiro, mas de toda região".
Redação Blog Foto: Arquivo
8 comentários
10 de Jan / 2019 às 07h08
Hoje ta tudo difícil. Ta fácil para os poderosos de Brasília Boso171 colocar os filhos com salários de marajás na maquina pública. Moru milionário. Quim a marmita vai acabar?
10 de Jan / 2019 às 07h09
Fabrício de Queiroz 1.200.000.00 disse em entrevista ao SBT que sua esposa e filhas prestariam depoimento no Ministério Público do Rio nesta terça (8). Mas, na hora H, a família informou, por meio de advogados, que se mudou por "tempo indeterminado" para São Paulo, para acompanhar o tratamento de saúde de Queiroz, ex-assessor e amigo da família Bolsonaro.
10 de Jan / 2019 às 07h11
POIS É,SE LULA E DILMA TIVESSEM GASTO NO NORDESTE TODO O DINHEIRO QUE MANDARAM PARA OUTROS PAISES TOTALITÁRIOS,COM CERTEZA A REALIDADE NORDESTINA,HOJE,SERIA MUITO DIFERENTE DO QUE É.O PT CONTRIBUIU PARA O NORDESTINO EMPOBRECER AINDA MAIS.
10 de Jan / 2019 às 07h39
Bozonaro quer que nordestinos coma capim. Hoje ta Pior que Satanás. Boso vai ser pior que Temir. Boso só ajudar dono de banco. Quim e Ery apóia nordestinos comer capim?
10 de Jan / 2019 às 08h05
Se tá difícil, coisa era no tempo do "pau de arara", cantado e decantado por Luiz Gonzaga e Zé Dantas!
10 de Jan / 2019 às 08h34
ACREDITO QUE ESSE POUCO TUDO SAIA DE juazeiro, MAS DE PETROLINA, DUVIDO. NINGUÉM QUER SAIR AQUI DA LINDA CAPITAL DO VALE, A METRÓPOLE REGIONAL.
10 de Jan / 2019 às 10h41
Setembro passou outubro e novembro já estamos em dezembro meu Deus o que será de Nós. Assim diz o nortista dizendo vou ter que viajar...Meu DEUS MEU DEUS viver na terra dos outros...Parabens Geraldo. Juazeiro e Petrolina enganam com a agricultura que explora.
10 de Jan / 2019 às 12h09
Gente, isso nunca acabou, só diminuiu e Cícero apesar de "Capital" lembre-se, Petrolina fica no Nordeste.