Apesar dos resultados comemorados ano passado quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgaram Juazeiro e Petrolina, entre as duas principais cidades do Vale do São Francisco, entre as maiores geradoras de emprego da região Nordeste, a reportagem deste Blog Geraldo José, constatou uma triste realidade que não consta nos planejamento municipais: É grande o número de juazeirenses e petrolinenses que deixam o torrão natal em busca de uma vida melhor em São Paulo.
Um número elevado de Juazeirenses e Petrolinenses deixa a terra natal viajando de ônibus em busca de trabalho no Sudeste, principalmente São Paulo. A esperança ao cruzar a porta do ònibus é trabalhar. A vida difícil e a falta de trabalho na região do Vale do São Francisco ainda motivam esses homens a migrarem. O Sudeste, principalmente São Paulo, oferece mais condições de trabalho. O deslocamento é justificado pela procura de trabalho e renda.
A reportagem deste Blog apurou que uma passagem para São Paulo custa atualmente R$ 539,99 e pode ser dividida em até seis vezes no cartão. O valor é considerado alto pela maioria formada principalmente por agricultores que muitas vezes sequer dispôe da quantia necessária para pagar à vista.
O vendedor de passagens em Petrolina, de uma das empresas, revela que "todos os ônibus saem lotados rumo a São Paulo. Durante a semana a maioria dos passageiros, cerca de 322 pessoas, migra em busca de trabalho. São pessoas não só de Petrolina e Juazeiro, mas de toda região".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.