Nunca acreditei em Papai Noel, nem em fadas madrinhas, duendes, Cinderela. Sempre tive os pés no chão e sempre soube de onde vinha o tão suado pão que chegava a mesa da minha casa para matar a minha fome e dos meus irmãos.
Essas baboseiras e fantasias sempre estão na cabeça de garoto bem alimentado, que por não pensar em fome sempre imagina algo mais criativo e sofisticado.
Eu precisava pensar se teria algo para comer. Era comendo um pedaço de pão agora pensando como seria ao amanhecer.
Não senhores! Não tinha tempo, nem cabeça fértil para fantasiar renas, trenó, neve, Papai Noel e seja lá o que for. Quando se está com fome não existe imaginação é só tristeza, angustia e dor.
Ceia de Natal farta com peru, bolinho de bacalhau, leitão, rabanada, lentilha, salpicão só via isso pela televisão e ficava imaginando se algum dia em nossa casa deixaria de ser uma visão.
Minha cabeça estava concentrada, focada em comida, comida e comida. Essa sim era a minha obsessão noite e dia. Não tinha tempo para super-homem, homem Aranha, Batman, esses heróis de cinema e televisão que depois se transformam em bonecos e viram a sensação.
O homem de ferro era meu pai, que todos os dias, embora não tivesse emprego fixo, sempre nos trazia um pedaço de pão e nessas noites tristes e frias de Natal uns brinquedos quebrados e um pouco de animação.
Edi Santana Barbosa
18 comentários
24 de Dec / 2018 às 23h06
Edi Santana Barbosa, um Poeta de primeira, sempre nos provocando, nos instigando a pensar e a ver muito mais do que as aparências. Nessa noite de natal seu poema Poeta me fez fazer uma reflexão profunda. Parabéns professor, Poeta Edi Santana pelo reflexivo texto.
24 de Dec / 2018 às 23h13
Sou fã desse cara e gosto quando ele escreve textos poéticos nessa linha, um traço marcante e forte. Um poema forte como esse nessa noite de natal é muito apropriado mesmo. A capacidade de criação dessa figura é impressionante quem o conhece sabe o que eu estou falando. Um Feliz Natal Poeta e um grande abraço do seu amigo.
25 de Dec / 2018 às 00h12
Esse Poeta pega pesado Geraldo, tenho vistos alguns poemas dele no seu blog e vejo que ele escreve com um pensamento altamente crítico. Embora o texto seja poético, mas é altamente reflexivo. Edi Santana Barbosa é um Poeta arretado. Parabéns pelo texto, muito apropriado pra essa noite.,
25 de Dec / 2018 às 01h13
Verdade Edi. Nunca acreditei em Temir Boso Moru. Hoje se ver o motorista de Boso 1.200.000.00 na conta sem explicação. E o povo passando fome. Natal bom eh para os 3 filhos de Bosonaro senador deputado e vereador
25 de Dec / 2018 às 09h00
Acordar na manhã de natal e me deparar um poema desse tão reflexivo nos faz parar um instante e analisarmos quantas milhões de crianças no mundo nessa data passa por isso. O Poeta Edi Santana Barbosa nos convida a pensar a refletir a nos importar com o próximo que às vezes não tem o elementar que é o alimento
25 de Dec / 2018 às 10h44
Edi Santana Barbosa um Poeta Juazeirense de primeira linha, escreve com a alma sem medo. Esse Poema meu Mestre me fez refletir bastante nesse dia de natal. Obrigado pelo belo presente. Como eu conheço seu trabalho para mim não nenhuma surpresa que você viria nessa data com um poema como esse. Parabéns Poeta, a região está aguardando o seu livro.
25 de Dec / 2018 às 11h39
Grande texto do meu amigo e mestre Edi Santana. Com toda certeza, tbm nunca acreditei em papai Noel, super herói, pois acompanhava a luta diária do meu pai. Ele precisou ate viajar para fora da cidade para da uma vida melhor para minha familia. Meu grande herói, que nunca nos deixou faltar o pão nosso de cada dia é o meu grande pai.
25 de Dec / 2018 às 12h29
Meu grande Professor Edi Santana, o senhor me transportou pra minha infância. Hoje graças a Deus meus filhos vivem outra realidade que eu vivi, mas não tenho tristeza de nada. Minha história é de superação. O senhor é um grande escritor, aguardo a publicação do seu livro. Feliz natal meu Professor .
25 de Dec / 2018 às 20h17
Grande Poeta Edi Santana Barbosa, não o conheço pessoalmente, mas tenho visto textos, poemas seus circulando nos blogs e nas redes sociais , sou Petrolinense e acompanho sempre esse tão conceituado blog. Parabéns por esse texto poético nesse dia, obrigado pelo presente, um presente de reflexão, coisa que estamos precisando fazer constantemente. Tu és um grande escritor, poeta Juazeirense, espero que o seu povo saiba te dá o valor que tu mereces.
26 de Dec / 2018 às 09h25
Esse é o cara, que cria um texto, expressando em frases poéticas, o que de verdade existe nas comemorações de Natal. NATAL para os pobres é : "N"esse "A"no "T"eremos "AL"imentos. E os outros dias....?
26 de Dec / 2018 às 10h28
Texto apropriado para uma profunda reflexão, principalmente nos dias atuais em que um mundo se ver em volta de muita pobreza extrema, muito ódio e egoísmo.
26 de Dec / 2018 às 20h51
Um Poeta realista, às vezes pode ser até duro com as palavras, mas a Poesia não é só para embelezar a vida é pra mostrar a realidade também. Edi Santana Barbosa é desses Poetas que te levar ao céu em um poema e no outro passeia com você pelo inferno. Parabéns Poeta você nos encanta.
26 de Dec / 2018 às 20h51
Um Poeta realista, às vezes pode ser até duro com as palavras, mas a Poesia não é só para embelezar a vida é pra mostrar a realidade também. Edi Santana Barbosa é desses Poetas que te levar ao céu em um poema e no outro passeia com você pelo inferno. Parabéns Poeta você nos encanta.
27 de Dec / 2018 às 08h26
Poema!? Só mais um discurso de vítima. Saiba q milhões de brasileiros vivem e viveram exatamente isso, e, nem por isso, julgam q o q não tiveram é baboseira. Provavelmente esse senhor é algum professor esquerdista.
27 de Dec / 2018 às 11h06
Senhor Iuri, o senhor já ouviu a frese: “ Se não tiver algo interessante para dizer fique calado”? O senhor primeiro deveria respeitar a arte poética, que são para poucos e com certeza o senhor não tem essa habilidade e nem sensibilidade. Ninguém aqui está levando o poema pro lado político, até por que essa não foi a intenção do autor. É uma falta de respeito de sua parte politizar ou tentar menosprezar a arte desse grande Poeta Juazeirense.
27 de Dec / 2018 às 11h13
Respeite a criação poética do artista e se for pra fazer comentários imbecis com esse por favor não comente. O que a humanidade não precisa é de gente idiota como você.
27 de Dec / 2018 às 11h22
O Poema não é para ser explicado e mais ele não é feito para agradar a ninguém muito menos as pessoas que não tem capacidade intelectual. Essa tática de tentar politizar a arte de um artista é coisa de gente frustrada e incompetente que não tem capacidade para tal. Viva a arte, viva A POESIA..... Viva o Poeta Juazeirense Edi Santana Barbosa.
28 de Dec / 2018 às 11h57
Quero parabenizar um dos grande Poetas dessa cidade é da Região Sanfranciscana Edi Santana Barbosa, sua arte é maravilhosa. Quanto ao Iuri cala a pouca Ofélia.