Nesta sexta-feira (14) o Blog GJ postou reclamação da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro (BA) Emanuela Mariano criticando a gestão municipal e o setor de transporte coletivo da cidade (Veja aqui). Em resposta a CSTT enviou a seguinte nota:
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que realizou vistoria no transporte coletivo do município no último domingo (09/12). Todas as irregularidades encontradas nos ônibus foram notificadas. E a empresa prestadora do serviço tem um prazo de até 15 dias para regularizar sob pena de multa diária, em caso do não cumprimento.
Diariamente existem fiscais de transporte no Terminal que estão à disposição da população. Qualquer transtorno deve ser comunicado aos fiscais, que irão notificar a empresa, que será autuada, caso não cumpra o que foi determinado. Os usuários de transporte coletivo também podem fazer denúncia através do número (74) 3611-8836. É necessário informar o número do ônibus, dia, horário e local do ocorrido para que a CSTT possa notificar a empresa.
Quanto à requalificação do Terminal, a CSTT construiu novas rampas e uma passarela para que os cadeirantes possam ter acesso ao transbordo.
Sobre a promessa de capacitação dos motoristas da empresa, essa fala não foi dita pelo diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, e sim pelo representante da JOAFRA que estava presente na reunião do Conselho.
Em ofício (Nº 910/2018) encaminhado a SETRANVASF no início de novembro, a Companhia determinou o cumprimento de algumas medidas exigidas pelo Ministério Público, entre elas, a colocação de pelo menos dois ônibus adaptados por linha e a capacitação dos servidores da empresa. Em resposta (ofício 069/2018), a SETRANVASF afirmou que já está cumprindo a medida em relação à quantidade mínima de ônibus adaptados e que ao longo do ano os servidores passam por capacitações no SEST/SENAT (enviou anexo com as capacitações realizadas).
A CSTT está à disposição do Conselho e de todo e qualquer juazeirense que utilize os transportes públicos no município.
Ascom CSTT
5 comentários
15 de Dec / 2018 às 13h26
O senhor Damiao Medrado deveria também averiguar algumas situações recorrentes na cidade, como por exemplo funcionário da cstt sem farda e dirigindo o veiculo s10 plotada da companhia tirando fotos de veículos de dentro carro numa insinuação de que vai multar, isso no fundo do paço municipal, mais precisamente no dia da cantata natalina ... Fica minha indignação quando a falta de responsabilidade de alguns servidores.
15 de Dec / 2018 às 20h02
Parabéns Emanuela, pela coragem, altivez e cumprimento do dever. Em defender os interesses dos seus conselheiros e da população ao todo. A Juafra sempre usou e abusou no município, o resto é só mimimi
15 de Dec / 2018 às 22h37
Não mudará nada... Só conversa. Sempre foi assim.
17 de Dec / 2018 às 12h18
As empresas de transporte coletivo não cumprem a Lei nesta cidade e a CSTT não as faz cumprir. Nós, pessoas com deficiência somos vítimas dos abusos pelo não cumprimento da Lei. Você está de parabéns Emanuela por exigir os direitos dessas pessoas. Vamos organizar um movimento e cobrar da CSTT e Câmara de Vereadores para que todos os ônibus sejam adaptados sim. Pode contar comigo. Estou junto
19 de Dec / 2018 às 10h21
Conversa fiada. Muda nada e esse pessoal q reclama tão pouco se importa com os interesses dos mesmos... Só luxar, puxa-saco e se aparecer.