A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, divulga as 24 músicas selecionadas para a 21ª edição do Festival Edésio Santos da Canção. A triagem aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro, em uma sala da SECULTE em Juazeiro e foi feita pelos músicos João Sereno (poeta, cantor e compositor), Soneca Martins (maestro da Banda Base do FESC) e Marcos Brasil (músico contrabaixista). O FESC acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto.
O Superintendente de Cultura da SECULTE Maurício Dias, conta que foram 78 inscrições e 98 músicas inscritas para o Festival Edésio Santos da Canção este ano. “No período de inscrições, ficamos um pouco surpresos, pois estávamos já no final do prazo e não havia muita procura. Então prorrogamos e acabamos recebendo músicas suficientes para que o festival aconteça”, explica Maurício.
Sobre as músicas escolhidas para o festival, o poeta, cantor e compositor João Sereno acredita que “foi interessante selecionar essas músicas e perceber que mais da metade tem um padrão elevado. Há também músicas bacanas para um festival nacional, divertidas, inteligentes e com temas atuais. Os participantes estão de parabéns por mostrarem seu talento musical e a Prefeitura por investir neles realizando o evento”, afirma João.
Na avaliação do músico e maestro da Banda Base do FESC Soneca Martins, “é preciso mais idéias, mais criatividade na hora de fazer as músicas. Algumas são muito parecidas. Mas, ainda assim, está praticamente no mesmo nível dos festivais anteriores”.
Para o contrabaixista Marcos Brasil, que trabalha com música há 28 anos, a qualidade das músicas chamou a atenção. “Gostei muito das músicas e da sonoridade de muitas delas. Já participei do FESC como músico há alguns anos e acho que a realização do mesmo é um grande incentivo para que as pessoas continuem a produzir música, para que queiram melhorar. Quem não foi classificado, pedimos que não desista”, disse.
Confira abaixo as músicas classificadas:
Mesmo em Desatino – Joyce Guirra (Juazeiro – BA)
Acredito não – Sérgio Murilo/ Ivan Greg (Juazeiro – BA)
Não é a Solução – João Ferreira de Sousa (Juazeiro – BA)
Inteiro – Alan Cleber (Juazeiro – BA)
O Yoga do Rio – Edésio César Vieira Santos (Juazeiro – BA)
Me disse a voz suprema no trovão – Marx Ulianov (Sobradinho – BA)
Joio no Trigo – Guilliard Pereira/ Robertinho Chavez (Petrolina – PE)
Sobre a saudade – Eugênio Cruz (Petrolina – PE)
Homem Flor – Ryan Bruno Nunes Freire (Petrolina – PE)
Ninguém Solta a Minha Mão – Darlan Cardoso/Hebert Mascarenhas (Campo Formoso – BA)
Festa dos Chacais – Severino Luiz de Araújo (Jaboatão dos Guararapes - PE)
Juazeiro da Bahia – Lucimar Pereira (Palmas- TO)
Tome Tento – Neto Kiriri (Juazeiro – BA)
Não Passarão – Andrezza Santos (Juazeiro – BA)
Conto do Sozinho – Levi Sena (Juazeiro – BA)
Até o Rio Chegar – Martins César/Zebeto Correia (Belo Horizonte – MG)
Na Calma do Opara – Márcio Alexandre Coelho Assis (Juazeiro – BA)
Anzol – Moésio Belfort (Juazeiro – BA)
Era uma Só Vez – Marielle Cajuhy (Juazeiro – BA)
Ponte pro Mar – Fatel (Juazeiro – BA)
15 pras 7 – Van Lima (Petrolina – PE)
Retrosofia – Allan Carlos (Jaboatão dos Guararapes – PE)
Mulheres de Água e Chão – Dalmo Cardoso Barreto (Campo Formoso – BA)
Suspiro de Amor – Yuka (Juazeiro – BA)
21 comentários
07 de Nov / 2018 às 17h38
EDÉSIO SANTOS É FARSA, FESTIVAL DE CARTAS MARCADAS. VEMOS OS MESMOS ARTISTAS TODOS OS ANOS NO PALCO? COINCIDÊNCIA? ACHO QUE NÃO! MÁFIA!
07 de Nov / 2018 às 17h49
Impressionante um artista como Tiago Máci ficar fora do FESC. LAMENTÁVEL!
07 de Nov / 2018 às 18h06
Como assim Tiago Maci não foi selecionado??? Ridículos!
07 de Nov / 2018 às 18h08
Pera, será que sempre tenho que falar do Rio, nego d'água pra ter que passar nesse negócio? .. porra Edesio tá virando festival dos exclusivos..
07 de Nov / 2018 às 18h10
MEU DEUS, Tiago Máci se inscreveu para o festival ?????????? Impossível o nome dele não está, não sei qual música ele inscreveu, mas pela grandeza do artista que ele é, não ser selecionado é lamentável mesmo. O Festival Edésio Santos perde muito com a não participação desse grande artista..
07 de Nov / 2018 às 18h10
Inadmissível as músicas serem avaliadas por pessoas da própria cidade. Não houve imparcialidade. Um dos mesmos é músico de um dos artistas selecionado. Como acreditar que ele agiu de forma neutra nesse caso? #fraude
07 de Nov / 2018 às 18h17
(...)Algumas são muito parecidas. Mas, ainda assim, está praticamente no mesmo nível dos festivais anteriores”. Mesmo nível dos festivais anteriores... Péssimos, no caso.
07 de Nov / 2018 às 19h41
Será que tem música falando de golpe do vigário na Paraíba?
07 de Nov / 2018 às 19h59
Todo ano essa fuleragem, ja virou marcação, as mesmas caras de sempre, ja ta manjado, tá feio! Ranço, lastimo..
07 de Nov / 2018 às 20h08
se fosse a escolha FEITA em SALVADOR como no ano passado era de booa. Agora Juazeiro fazer a triagem e uma FARSA GOLPE.. OS FAMOSOS AJEITADINHOS.
07 de Nov / 2018 às 20h21
Só respaldando os comentários acima. A Secult e a Comissão cometeram um grande erro que irá custar caro a transparência do Festival. Ter entre a Comissão julgadora o Maestro Soneca Martins, pois o mesmo faz parte da Banda do Cantor Alan Cleber, onde é o seu Diretor Musical e Tecladista. E por coincidência o mesmo foi selecionado. Aí a credibilidade some, e surgi as incertezas prezados membros da SECULT. POVO LIGADO.
07 de Nov / 2018 às 23h30
Como assim? O tecladista de Alan Cléber , fazendo a triagem e ainda por cima a música dele passou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só pode ser uma piada, não posso acreditar nessa imparcialidade !!!
07 de Nov / 2018 às 23h51
Não se pode fazer uma seleção usando pessoas da cidade, que são sujeitos a agir com coleguismo, isso com certeza fez muita gente boa ficar de fora, para que os amigos pudessem entrar, tem artista aí que todo ano concorre, isso é um tanto estranho. Algo mais estranho ainda é Soneca ser tecladista de Alan Cléber e também ser um dos avaliadores, e vejam só, Alan Cléber foi selecionado, alguém me diga que ele nessa situação não está sujeita a ser parcial nas suas decisões . Uma pena, só quem perde é a própria cultura juazeirense. #festivaledesiosantosfraudado
08 de Nov / 2018 às 08h36
A PREFEITURA CONTINUA A PERSEGUIÇÃO política aos gondins. otoniel gondim, o nosso referencial em cultura e literatura, mandou música em parceria com Élder ferrari e foi despachado. Ridículo isso. Por isso, voto em targino Gondim para prefeito! Isaac...!!!
08 de Nov / 2018 às 08h39
Só ...dessa SECULT... Fora, Mauriçola, Ramon e todos!T
08 de Nov / 2018 às 08h50
Lamentável que figuras poéticas-musicais do nível do professor Otoniel Gondim e Tiago Maci sejam preteridos por um colegiado armado para colocar "os seus", como sempre. Tomem vergonhas, corjas!!!
08 de Nov / 2018 às 09h34
adoro o festival edesio santos! vai ser lindo
08 de Nov / 2018 às 09h58
Conheço o trabalho literário do professor Otoniel Gondim e o musical de Tiago Maci. Uma pena. Aposto que muita porcaria, por questões pessoais ou de arrogância, passaram e os deles, não. Quanta hipocrisia. Que SECULT é essa, caras??? Vergonha.
08 de Nov / 2018 às 15h11
Além de lindo, vai ser um sucesso!!!!!!!!! Estou aguardando ansioso sua realização!!!!!!!!!!!
08 de Nov / 2018 às 15h14
To colado no Edésio desse ano! O pessoal vem aqui reclamar mais é tudo recalque pq não passsou! Vão dizer que Andressa Santos é ruim? Fatel é ruim? Yuka é ruim? Se vocês tão acostumado com coisa ruim, não vão gostar mermo de coisa boa
08 de Nov / 2018 às 16h07
Essas pessoas que estão criticando o FESTIVAL É POR INVEJA!!! Tem muita gente boa nessa seleção como Andrezza, Iuka, Moésio, o guri Fatel e Alan Kleber é um SHOOOWWW. Se não tivesse o nome de muitos nessa seleção eu acharia estranho já que a maioria é da cidade e região. Falaram em perseguição aos Gondins e gostaria de saber em que eles são ESPECIAIS para terem lugar garantido no Festival? Eu mesma nunca ouvi falar em TIAGO MÁCI mas desejo toda sorte a ele. ACHO MUITO LEVIANO COLOCAR EM DUVIDA O CARÁTER DA COMISSÃO JULGADORA E DOS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA.