Opinião do Leitor: O descaso em relação aos estágios obrigatórios no CETEP-SF

A emoção de ter sido sorteada no sorteio eletrônico para ingressar no curso técnico do Estado da Bahia foi sem dúvida o melhor que me aconteceu em 2016. A ansiedade da primeira aula não cabia dentro de mim; grandes aprendizados, auto confiança em cada assunto estudado e um leque de conhecimentos adquiridos no decorrer de todo curso.

O momento mais aguardado de quem se dedica a um curso seja ele superior ou técnico é ter o diploma e registro e mãos. Seja pela ansiedade de exercer a profissão escolhida ou pelo alivio de ser aprovada no término do TCC, com a defesa do estágio.

Foram 2 anos e eu já estava surtando, com tantos seminários para apresentar, trabalho para entregar, provas, enfim desgastes de neurônios, sem falar na demora de lançar as notas no sistema, eu já não aguentava mais pisar no colégio, no final do curso era um tormento olhar para a cara dos professores, era como se estivesse escrito na testa, “ATURA ou SURTA”. Aturei e venci.

A indignação a partir de agora é com o descaso que se encontra no ESTÁGIO OBRIGATÓRIO.

Curso técnico, com duração de 2 anos incluso estágio, MARAVILHA! SQN, (só que não), curso teórico com 2 anos de aulas teóricas e sabe lá quando o termino do último estágio. São obrigatórios 8 estágios com carga horária de 400 horas.

4 meses após o terminar das aulas teóricas só nos foi dada a oportunidade de 80 horas de estágio, sem previsão dos próximos.

Não só eu, como toda a turma, chegamos até aqui e agora queremos solução para a conclusão do curso, não podemos ficar esperando por muito tempo. Temos conhecimento de turmas que terminaram em 2014, (só para lembrar, estamos findando 2018) e que ainda aguardam estágios; tremendo absurdo, descaso total, fazer curso técnico com duração de curso superior? Um pouco estranho. Optamos por um curso técnico por ser mais rápido o acesso ao mercado de trabalho, agora estamos impossibilitadas de exercer a função por conta dos estágios.

A necessidade é por estágios imediatos, pois somos mães de família que em tempos de crise estar desempregada, de braços cruzados a espera de estágios que não se tem ao menos previsão é um tanto preocupante, até porque os horários de estágios é apenas diurno.

Fica aqui minha indignação com o MEC, GOVERNO DO ESTADO, DIREÇÃO DA ESCOLA, COORDENAÇÃO DE ESTAGIO e quem mais de direito.

Aguardamos com ansiedade uma resposta imediata.

PRISCILA DE SOUSA SENA DIAS