Pequenas movimentações na justiça e muita expectativa no campo político, são a tônica em relação ao candidato Isaac Carvalho


Continua a expectativa, na Bahia e no Vale do São Francisco, em relação ao julgamento dos recursos da defesa do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), referente a processo no TJ-BA, que o mantém inelegível e com os votos considerados nulos.

Em Juazeiro e região a expectativa se dá em função da possível inclusão de Isaac na lista de eleitos. Na Bahia uma decisão favorável ao ex-prefeito modifica o cálculo eleitoral e a relação dos vitoriosos no último dia 07 de outubro, gerando intranquilidade em outras coligações.

O ex-prefeito manteve a candidatura a deputado federal mesmo com a decisão desfavorável do TRE-BA, que o considerou inelegível com recurso, garantiu o nome nas urnas, recebeu uma expressiva votação, de mais de 100 mil votos, mas os sufrágios não foram validados em virtude de condenação em órgão colegiado da Justiça.

De acordo com as anotações do TJ-BA as últimas movimentações, protocolares, se deram nos dias 04, 08, 17 e 18 de outubro. No dia 04, um dia após a eleição, atendendo a um pedido da defesa, o TJ-BA encaminhou agravo de recursos regimental para o Superior Tribunal Federal, com pedido de urgência no julgamento: “considerando o requerimento expresso formulado pela parte, defiro e determino à Secretaria da Seção de Recursos que, com urgência, processe o Agravo em Recurso Especial, adotando as providências de praxe, remetendo os autos, em via digital, ao Superior Tribunal de Justiça. Após, que os autos retornem conclusos, posto que o feito se encontra pautado para julgamento de Agravo Interno, no Recurso Extraordinário, bem como para análise de eventuais pendências”, anotou.

Um pedido de reconsideração feito pela defesa chegou a entrar na pauta de julgamento do TJ-BA, no último dia 10, mas não chegou a ser julgado e foi pautado para o mês de novembro.

Da redação Blog Geraldo José