Neste domingo (26.8), o terreiro Ilê Abasy de Oiá Gnan, liderado pela Yalorixá Adelaide Santos, 66 anos, localizado há 42 anos no bairro Quidé, em Juazeiro/BA, voltou a ser apedrejado, nos horários da manhã, tarde e noite. Por volta das 20 horas, Mãe Adelaide, precisou ser retirada do local, por filhos e filhas da religiosa, temerosos/as por sua saúde. Afinal, Mãe Adelaide tem de pressão alta e estava muito tensa. Desde o último mês de maio que o terreiro tem sido alvo de apedrejamentos.
Ontem mesmo o caso foi denunciado ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, e hoje representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade (Compir) e a Rede Sertão do São Francisco de Combate ao Racismo Institucional, irão tomar novas medidas, como retornar ao Ministério Público, às policias Civil e Militar, acionar as secretarias estaduais de Promoção da lgualdade (Sepromi) e da Segurança Pública. Também pretende ver meios legais de formular a denúncia em âmbito internacional.
Mas esse caso de intolerância religiosa não iniciou agora. Em 2015 o terreiro Ilê Abasy de Oiá Gnan, foi arrombado, apedrejado várias vezes e seu telhado foi parcialmente destruído. As paredes do terreiro foram todas danificadas e marcadas com cruzes. Quadros e fotografias foram destruídas. Em 14 de junho deste ano o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que têm atuado ao lado da religiosa, realizou uma vigília no local. Nem mesmo com a presença de pessoas não ligadas ao terreiro no local inibiu o/a agressor/a que continuou arremessando várias pedras no telhado.
Por Céres Santos – Jornalista DRT 6156/RS
9 comentários
27 de Aug / 2018 às 11h31
Efeitos Bolsonaro os loucos ascenderam o pavio de outros loucos iintolerantes machista desumanos infelizmente não respeitam ninguém.
27 de Aug / 2018 às 11h35
Da maneira como as coisas vem acontecendo, a Polícia e a Justiça só agirão depois que essa senhora for morta, será possível!!! É um ABSURDO essa falta de atitude dessas instituições. Lamentável.
27 de Aug / 2018 às 12h13
Lamentável isso. Sou católica e intolerância religiosa é cruel e podre. Essas pessoas devem ser punidas.
27 de Aug / 2018 às 12h49
Direitos Humanos muito devagar. Aqui em Juazeiro eh igual em todo Brasil. Lula eh defensor dis direitos. Famigerada Rede Globu está Censurando Lula na sua podre programação. Aqui em casa nós estamos censurando a Globu. E você?Amo blog porque eh pluralidade
27 de Aug / 2018 às 12h54
Lula pediu pra avisar para votarmos em Deputados e Senadores da esquerda pois vai precisar da Câmara e Senado para poder Governar.
27 de Aug / 2018 às 14h07
Esses intolerantes religiosos ainda querem ganhar a eleição elegendo outro radical. Depois dos terreiros eles vão jogar pedra nos gays, negros, índios, nordestinos, etc.
27 de Aug / 2018 às 14h31
oxente?! baixa teus caboco e descobre quem foi. esse povo e muito engraçado, quando e com eles e um vitimismo so. agora, se fosse com evangelicos seria normal pq sao fanaticos. paciencia
27 de Aug / 2018 às 15h50
Sujeito indeterminado é aquele que não pode ser identificado, pois não é possível defini-lo. Exemplo: Anunciaram a chegada da comitiva do governador. Chegaram ontem à noite. Quem anunciou e quem chegou?
27 de Aug / 2018 às 21h27
Nossa quanta falta de respeito, agora vejo um fato de estranheza, esse tempo todo e a família desta senhora não saber de onde vem o problema, como diz a matéria as pedras caindo e niguem ver quem joga. Tem que chamar um exorcista. Ou estão só querendo se aparecer?