O candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, fez na manhã desta sexta-feira (24) uma carreata e uma caminhada pelas ruas de São José do Rio Preto em seu terceiro dia de campanha pelo interior de São Paulo. Ao chegar à cidade, ele fez um discurso em carro de som, no qual chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – candidato do PT à Presidência – de "vagabundo", "malandro" e "bandido".
Na fala aos apoiadores de sua campanha, Bolsonaro criticou institutos de pesquisa e veículos de imprensa pelo fato de Lula, que está preso em Curitiba desde abril, estar sendo incluído nos levantamentos de intenção de voto como postulante à Presidência. Na avaliação do candidato do PSL, a inclusão de Lula nas pesquisas é uma "vergonha".
"Um presidiário ocupando espaço em rádios, jornais e televisões como possível candidato. Vagabundo tem que estar preso e não concorrendo à eleição presidencial. Isso é uma vergonha. Instituto de pesquisa botando nome desse malandro, desse bandido, desse presidiário e mentindo no tocante às urnas", declarou Bolsonaro em São José do Rio Preto.
"Eu não acredito em pesquisa de institutos. A nossa pesquisa está aqui no meio de vocês, é essa forma como vocês nos tratam é que realmente sinaliza quem deverá estar na frente das eleições que se aproxima agora no dia 7 de outubro", complementou.
A candidatura de Lula foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é alvo de 16 contestações. Até o julgamento delas, a candidatura continua válida. Segundo resolução do TSE, publicada em dezembro de 2017, as pesquisas devem apresentar aos entrevistados os nomes de todos os candidatos registrados.
Nas últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha, Bolsonaro aparece, nos cenários com Lula, na segunda posição. O ex-presidente lidera a corrida presidencial, segundo os dois institutos de pesquisa. Já nos cenários em que Lula não é incluído como candidato a presidente, Bolsonaro aparece na liderança.
G1 Foto: Montagem
20 comentários
24 de Aug / 2018 às 17h48
É por isso que eu, minha família e os vizinhos vamos votar nele!
24 de Aug / 2018 às 18h23
Amo Lula. Amo Trabalhadores. Amo Jesus Cristo. Amo 13. Amo PT. Amo blog Geraldo Jose. Amo Blog Brasil247
24 de Aug / 2018 às 18h39
Ele deveria respeitar as pessoas. Mais o dia dele vai chegar.
24 de Aug / 2018 às 18h42
que moral esse tal Bostonaro tem pra insultar o maior e melhor presidente da historia dessa nação.
24 de Aug / 2018 às 18h53
São com esse adjetivos depreciativos e desnecessário, usados por um candidato a Presidente da República, que não tem nenhum pouco de humildade, que cai o nível do postulante, com essas agressões chulas, esdrúxulas e esquisita, contra o seu oponente, que se encontra preso, sem poder se defender, e que sabemos que é quase impossível a formalidade da candidatura do Lula, a Presidente da República. Vejam o nível de educação desse cidadão, que chega a tal ponto de usar esse adjetivos rasteiros e ofensivos para uma pessoa que está privado de sua liberdade.
24 de Aug / 2018 às 20h06
Não precisava de tantos elogios BOLSONARO, ainda tem GENTALHA que se identifica em tudo COM ele, seguidores que vive comendo RESTO de comida que cai da MESA dele, GENTE que vive e depende de tudo dele ( MORCEGOS ), do emprego, dos favores, do alimento e da coisa fácil né. São pessoas que só enxergam suas geladeiras.
24 de Aug / 2018 às 20h45
Bolsonaro disse tudo que penso
24 de Aug / 2018 às 21h25
'vagabundo', 'malandro', 'bandido' e 'assassino', pois Celso Daniel sabe bem disso.
25 de Aug / 2018 às 07h55
Só falou a verdade o presidiário de Curitiba não pode ter o nome incluído nas pesquisas isso é uma forma descarada de manipulação, Bolsonaro só pecou porque esqueceu o adjetivo que mais classifica o presidiário de Curitiba, LADRÃO!
25 de Aug / 2018 às 09h33
Um candidato a presidência com linguajar pejorativo cheio de gíria, ainda encontra pessoas pra admira-lo, nunca fez nada pelo Brasil caiu de paraquedas e tá aí tentando fazer a cabeça dos eleitores com discurso de armar a população. Hora se com uso restrito já se tem uma violência desenfreada imagine aí como seria pessoas armadas desfilando? só um demagogo desse. Cruz credo.
25 de Aug / 2018 às 10h03
O dublê de Hitler tá com medo do maior estadista brasileiro. Lula preso por perseguição política lidera disparado as pesquisas, agora imaginem se estivesse solto. Bandido é quem desrespeita os seres humanos promovendo a intolerância na sociedade e disseminando a violência. Mas os fascistas não passarão! Com Lula ou Haddad o Brasil vai voltar a ser feliz e para todos os brasileiros!
25 de Aug / 2018 às 10h38
Não precisava em um discurso de campanha política tanta agressividade para quem estar preso. Esse homem é um destemperado, o povo brasileiro não merece um homem desse no poder da chefia administrativa executiva do cargo mais alto da República do Brasil. Não sou contra a operação sobre a corrupção, quem deve comprovadamente, tem que pagar pelos crimes praticados, mas tudo dentro da lei,e de acordo com o tamanho da falta cometida. Tudo tem que ser comprovado cabalmente,e sem sombra de dúvidas, para não se cometer injustiça com alguns. Já estamos vendo o nível de quem tece elogios a torturadores.
25 de Aug / 2018 às 11h30
Bolsonario, tudo isso é inveja por não ter a popularidade do Lula, Chega de Ditadura , o cara já usa palavra de baixo calão em campanha, imagine se for eleito, aí o povo brasileiro vai viver com o rabo entre as pernas, como se fosse cão medroso.
25 de Aug / 2018 às 12h12
São esses os adjetivos que qualquer bandido politico que rouba o seu povo merece. Só se respeita cidadão, quem prefere o caminho do crime da corrupção, não merece respeito. Está na cadeia porque achou que seria maior que a lei. que nunca seria preso, pois bem está preso, e não adianta tentar criar fatos contrario as leis para tentar sair, vai ficar preso porque o Brasil começa a mudar.
25 de Aug / 2018 às 13h09
Palavra de baixo nível? E quando o Luladrão disse que uma mulher tinha o GRELO DURO, foi o quê? Quando chamou Pelotas, no RS, de capital dos Veados, foi o quê? Me poupem comunistas corruPTos. Um analfabeto, mentiroso, como ele mesmo admitiu, UM LADRÃO. Entre o Ladrão e o Capitão, voto no Capitão. Agora vai no primeiro turno. Chooooooraaa petista.
25 de Aug / 2018 às 15h45
Não visto a carapuça, eu não sou comunista, nunca fui comunista, e jamais serei comunista, mas não tolero gente que tece elogios a torturadores, todos os torturadores são uns covardes,tanto faz de direita radical,como de esquerda radical, são irmãos siameses da mesma raça ruim.Graças a Deus vivemos no momento em uma democracia, que precisa perdurar para sempre.O voto dado democraticamente pela maioria dos brasileiros tem que prevalecer, espero que o eleitor brasileiro nessa próxima eleição saiba escolher um(a) Presidente democrático, que respeite a Constituição Federal, jamais um ditador.
25 de Aug / 2018 às 17h57
Messias quem não te conhece que o compre ou admire.
25 de Aug / 2018 às 18h15
pelo andar da carruagem querem transformar a republica numa casa grande , e pelos comentários já existem muitos capitães do mato inscritos com lingua afiada e chicote na mão, pra coordenar a senzala.
25 de Aug / 2018 às 18h50
COMO UMA PESSOAS, QUE SÓ VAI VIVER UMA VEZ, PODE SER TÃO DISSIMULADO COMO ESSE FAKE FERNANDO COSTA? O CASO DESSE ... NEM DEUS NA CAUSA. SAI DO BLOG SEU REPUGNANTE...
27 de Aug / 2018 às 16h40
esse individuo é que nem trator, só tem zuada...