O professor da Uneb, doutor Josemar Pinzoh, postou em suas redes sociais uma ação de agressão a natureza. O professor através de fotos denunciou a poda de árvores nativas da caatinga, ipê roxo e caraibeira, na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva.
Na página diversos comentários, entre eles, o do também professor doutor Juracy Marques. "Tratamos nossas cidades como lugares frios, cinzas, sem árvores! Por isso, esse tratamento violento com as plantas que tentam lutar contra a força mortificante das cinzas cinzas das áreas urbanas! Lamentável".
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) esclarece que se fez necessária a poda na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva como forma de prevenir acidentes nesta área, pois as árvores estavam muito frondosas com galhos grandes impedindo que motoristas e pedestres tivessem visibilidade nas vias de trânsito.
A Secretaria explica ainda que conta com a orientação da equipe de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e informa que o processo de recuperação do Ipê Roxo é de crescimento rápido, e em pouco tempo estarão com os galhos de modo uniforme.
Foto: Facebook
8 comentários
08 de Aug / 2018 às 09h12
JUAZEIRO É UMA CIDADE SERTANEJA E CONSEQUENTEMENTE MUITO QUENTE......O QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DEVERIAM FAZER ERAM INCENTIVAR A TRIPLICAÇÃO NO PLANTIO DE ÁRVORES NA CIDADE.DANDO DESCONTOS NO IPTU EM ÁREAS BASTANTE ARBORIZADAS.....
08 de Aug / 2018 às 09h37
Ô povinho estúpido esses podadores predadores da natureza. É muita ignorância dessa gestão burra e irresponsável. Reitero a reivindicação de mais árvores e menos podas!
08 de Aug / 2018 às 09h42
Professor, os seres humanos não estão tendo vez, essa semana mataram uma senhora por negligencia do poder público municipal, imagine as arvores, a incompetência dos governantes dessa cidade, já passou dos limites à muito tempo.
08 de Aug / 2018 às 11h05
eu conheço o lugar e esse professor não o que fazer não
08 de Aug / 2018 às 11h10
mas que m... de poda foi essa? e logo agora que setembro tá chegando com o calorzão da primavera?!??!
08 de Aug / 2018 às 13h38
Esse prefeito tem 12 anos sem eu vê uma plantação na cidade de Juazeiro, só faz podar o que os outros prefeito plantaram, parabéns professor pela denunciar, tudo agora da prefeitura é pra ligar 153 só cai na guarda municipal
08 de Aug / 2018 às 14h42
Gostaria apenas de contrapor as informações. As podas são feitas baseadas apenas no senso comum dos podadores, que julgam entender de árvore e de arborização. Desconhecem as espécies e suas dinâmicas, iam podar árvores que estão em vias de floração. Sobre isso constatei não haver nenhuma orientação, nem da SESP nem da SEMAURB. As podas em muitos casos toram as árvores ao invés de apenas discipliná-las. Deixam no cepo, como o caso de dois juazeiros existentes na orla, em frente à Secretaria de Cultura, que foram simplesmente toradas. A desculpa que ouvi é porque juntava muito passarinho. Pense!
09 de Aug / 2018 às 06h37
"REAJUSTE nas tarifas de água, esgoto, IPTU e na própria taxa do lixo"