O tema, que já foi motivo de polêmica em outras oportunidades, sobre a demarcação da área territorial da Bahia e Pernambuco, entre Juazeiro e Petrolina, voltou a pauta mais uma vez após o deputado Aleluia, do DEM, emitir uma crítica à gestão do prefeito Paulo Bonfim, por não ter contestado o DNIT de Pernambuco, que colocou uma placa na Orla de Juazeiro, informando ser ali a divisa entre os dois estados.
"A mais nova placa do DNIT na Ponte Presidente Dutra coloca o limite entre Bahia e Pernambuco já na Orla de Juazeiro. Pernambuco está abocanhando as ilhas do rio e, "de quebra", ainda levando o Parque Fluvial que beira a cidade baiana”, escreveu o deputado Aleluia em nota encaminhada ao Blog Geraldo José, acrescentando ainda que "Parece piada, mas até limite territorial a Prefeitura de Juazeiro estava fazendo a Bahia perder. Essa polêmica já existiu na década de 90 e agora voltou simbolizando o atual cenário político. Juazeiro não pode ser tratada como periferia de Petrolina e a Bahia não é menos dona do Rio São Francisco do que Pernambuco", escreveu.
A crítica do deputado imediatamente ganhou repercussão e a prefeitura, também em nota encaminhada ao Blog, informou que “Diante da polêmica da mudança da placa que estabelece o limite entre as cidades de Juazeiro e Petrolina, o prefeito Paulo Bomfim fez contato com Amauri Sousa Lima, Superintendente Regional do DNIT no Estado da Bahia”, cobrando explicações sobre o fato.
Tanto o prefeito de Juazeiro, quanto o deputado Aleluia, informaram ter contatado o DNIT, com garantias de que a placa seria removida ainda nesta quinta-feira, fato que não se concretizou.
Nas redes sociais o fato ganhou repercussão e ares de disputa política, com acusações de lado a lado, de inércia ou de oportunismo. Um internauta chegou a insinuar que a colocação da placa “poderia ter sido uma conspiração dos golpistas e uma ação de Temer”.
Outro leitor escreveu, com ares de historiador: “O RIO SÃO FRANCISCO quando Duarte Coelho recebeu 60 léguas de terras na Costa do Brasil, em 10 de março de 1534, recebeu o Rio São Francisco com todas as Ilhas e o direito de passagem. Em 1824 desmembraram a Comarca do São Francisco em represália a Revolução do Equador. Do que sobrou de Pau da História até a barra do Moxotó, a jurisdição de Pernambuco é de margem a margem. Diniz Cavalcanti prefeito de Petrolina-PE, foi quem chamou Arnaldo, ex-prefeito de juazeiro, para dividir a despesa da iluminação da Ponte e combinaram para botar a placa no meio da ponte para saber até onde ia a despesa de cada um”, historiou.
Em que pese o DNIT pernambucano não ter se manifestado publicamente sob o assunto, as informações colhidas junto ao DNIT baiano dão conta que o órgão em Pernambuco já teria reconhecido o erro e estaria retirando a placa, o que, até a publicação desta matéria, ainda não havia se concretizado.
Da redação Blog Geraldo José
10 comentários
19 de Jul / 2018 às 22h42
quem colocou a cidade nessa situação foi o ex= Prefeito Isaac Carvalho quando a ilha do fogo estava interditada pelo exército foi feito um acordo entre as duas cidades manter os serviço.A cidade de juazeiro não cumpriu o acordo quem mantinha a ilha com segurança e limpeza foi a Prefeitura de Petrolina.
19 de Jul / 2018 às 23h46
Juazeiro está afundada numa crise de falta de autoridade e de quem represente os direitos do seu povo sem precedentes. A cada dia somos surpreendidos pelos desmandos em todas as áreas e submissos assistimos um governo amador e incompetente destruir todas as nossas conquistas. Essa placa é apenas um emblema para que acordemos antes que essa suposta invasão nos tire o direito de termos Juazeiro para os juazeirenses.
20 de Jul / 2018 às 04h03
Alelwya eh bicho perigoso. Acho que ai eh coisa de Golpistas Trapaça de TemyrBolsunaruAesyuCão. Os bichos tiraram Dilma para ficar em Brasília sugando o sangue dos pobres.
20 de Jul / 2018 às 04h08
O QUE VOCÊ NÃO VÊ NA MÍDIA - MORO É INTIMADO PELO CNJ PELA PRIMEIRA VEZ A EXPLICAR A QUESTÃO DO HC DE LULA: DESEMBARGADORES TAMBÉM SÃO INTIMADOS O corregedor e ministro João Otávio Noronha, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) intimou o “super juiz” de Curitiba, Sérgio Moro, a prestar informações sobre o caso da intromissão no habeas corpus concedido pelo desembargador do TRF-4, Rogério Favreto. Moro teria agido de forma ilegal por estar de férias e, além disso, teria agido para que uma ordem soltura instância superior não fosse obedecida. PS: Piorou tudo com Temir. Ate placa ele faz errado
20 de Jul / 2018 às 04h14
Deputados que apoiou Temir igual a Bostanaro e Aleluya tem apoiado só para fazer coisas erradas como colocar placa errada e ou prejudicar a vida dos Trabalhadores???Deputados errados deviam tá na cadeia junto com Temyr? Lula eh o mais honesto e melhor eh está preso. Bandidos perseguiram Jesus Cristo ate crucificaram. Lula Livre. Lula eh a esperança
20 de Jul / 2018 às 04h27
Armação dos deputados Aleluyia Bolswnaro amigos de presidente MiShel Temeroso lascando com o povo em tudo ficando mais pobre. Volta Lula para salva o povo do mal Temir
20 de Jul / 2018 às 04h59
Hoje temos blog para fazer resiliencias. Este negocio de placa parece coisa do DOUTOR BUMBUM O outro lado da moeda "Doutor bumbum" esbravejava contra a "corrupção de Lula e Dilma", pregava sobre ética, criticava os "esquerdopatas", postava fotos usando armas de fogo e pedia intervenção militar. Na vida profissional (e pessoal) um curriculo recheado de crimes e falcatruas. Por isso que acredito no blog devido mostrar a verdade. Esta placa do DNIT parece FAKE NEWS
20 de Jul / 2018 às 06h35
Amélia e Madalena. Se o Brasil está do jeito que está é por pessoas iguais a vocês que defendem A ou B ao invés de se revoltaram com as coisas erradas. Essa placa não existe de hoje; essa história do S. Francisco ser de Petrolina ñ existe de hoje. É desde 1990. O deputado está fazendo a parte dele pq ele é representante do povo. Vocês queriam que quem fizesse a denúncia? É por essa e muitas outras que Juazeiro vai sempre ficar atrás de Petrolina. Pq em Petrolina o povo de lá tem outro pensamento.
20 de Jul / 2018 às 08h46
Cadê a moral ? terra que muitos mexe, não cria miocas , foi só um pedacinho kkkkkkkk
20 de Jul / 2018 às 09h02
Parecem crianças birrentas, o Rio São Francisco é uma fronteira natural e inquestionável entre as duas cidades, qualquer pessoa com dois neurônios vindo que qualquer lugar do mundo vai perceber isso, ai ficam comendo corda de políticos que só querem desviar o foco dos reais problemas e discutindo por causa de uma placa mal colocada.