Começa no início da próxima semana, a doação das primeiras mil toneladas de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar) de um total de 80 mil toneladas que a Agrovale vai doar aos pequenos produtores rurais de Juazeiro até dezembro de 2020.A ação, fruto de uma parceria ambiental celebrada na manhã desta quarta-feira (4), entre a empresa e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano da prefeitura de Juazeiro, além de beneficiar os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos do município vai promover uma adequada destinação para os resíduos da produção.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza, o termo de compromisso chega em um momento bastante oportuno para a cadeia produtiva da zona rural, principalmente em função do período de estiagem. "A partir da semana que vem estaremos convocando os pequenos produtores já cadastrados e as associações da categoria para organizarmos a ordem da entrega das doações. Iremos providenciar os veículos para as coletas na empresa", adiantou o secretário dizendo que aqueles produtores ainda não cadastrados podem se inscrever para receber o benefício na sede da secretaria.
De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, a parceria faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da empresa. "Fizemos um investimento extra de R$ 1,5 milhão para aquisição de maquinário, mão de obra e estrutura necessária visando a concretização desta iniciativa de reduzir a queima da palha da cana. Com a doação do suporte alimentar estaremos contribuindo para o fomento da cadeia produtiva dos pequenos pecuaristas e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental".
Os elevados índices produtivos e os altos teores de carboidratos fazem da cana-de-açúcar uma excelente fonte de alimento forrageiro. A palhada, como volumoso suplementar, é uma alternativa ecológica e barata com grandes resultados.
Class Comunicação e Marketing
7 comentários
05 de Jul / 2018 às 17h00
Começou a notinhas de responsabilidade ambiental, todo ano essa mesma ladainha, "iremos reduzir a queima da cana", "estamos "doando" a palha da cana ", "fizemos investimento parar redução da queima". Agrovale e secretario subestimam a nossa inteligencia. Sim até dezembro de 2020, é somente daqui a dois anos.
05 de Jul / 2018 às 17h12
Para os pobres agricultores a palha da cana, para os quase 600.000 (seiscentos mil) moradores de Juazeiro e Petrolina, muita sujeira nas casas e fuligem nos pulmões.
05 de Jul / 2018 às 19h01
Muito boa essa doação, ajudará muito os criadores da região que ficam sem ter a quem recorrer para alimentar seu rebanho. Parabéns a todos.
05 de Jul / 2018 às 19h08
Amigo Agenor, continue com o seu excelente trabalho junto aos mais carentes e não se deixe levar pelos aventureiros de plantão. Siga adiante porque enquanto os cães ladram a caravana passa.
05 de Jul / 2018 às 21h16
VAI SER COMO O ANO PASSADO QUE OS PEQUENO PRODUTOR TINHA QUE PAGAR 250,00 REAIS SE QUISESSE O PRODUTO. COMO NÃO TINHA FIQUEI SEM NADA. PEÇO QUE ESCLAREÇA SE E DE GRAÇA.
05 de Jul / 2018 às 21h35
Quando uma das principais noticias do dia de hoje afirma que "A seca é o maior desastre ambiental do Brasil. E, diferentemente do que se costuma imaginar, os episódios de escassez de chuvas não estão restritos aos municípios do Nordeste; pelo contrário, são bem distribuídos por todo o país.." ainda há pessoas que não enxergam nada além de sua ideologia com discursos de ódio.
06 de Jul / 2018 às 08h49
Enio, será que o impacto ambiental é tão grande quanto o impacto financeiro na região? Vale ressaltar que de fato a empresa vem trabalhando para diminuir as queimadas, com a diminuição das queimadas junto virá uma grande diminuição de mão de obra.