Quando se pensa no dia 24 de junho, Dia de São João, este ano além do tradicional festejo Junino, o Brasil festeja a Copa de Futebol na Russia. Entre uma data e outra dos santos comemorados, o comércio de Juazeiro e Petroina e artigos festivos já está aquecido. Este Blog visitou casas de fogos nas cidades para saber como está a procura pelos produtos e escutou compradores sobre a importância de preservar a cultura da tradicional festa.
Segundo o casal Eliene Melhor e Izaias Mateus, proprietários de uma barraca de vendas de fogos, a procura aumentou de 15% nas vendas do estabelecimento. A expectativa é que até o fim de julho e com o São João – santo mais comemorado na região, no dia 24 – o índice atinja os 30%, ao se comparar com o mesmo período do ano passado. “A Copa também ajuda, então, esperamos um aumento neste ano, especialmente por causa das duas comemorações. São João, São Pedro e Futebol”, frisa Eliene.
Os produtos que mais vendem nesta época são os traques, estalos e bombinhas, os chamados “fogos infantis”. Ao que parece, o principal público são as crianças e, para sustentar essas compras.
Redação Blog Fotos: Ney Vital
4 comentários
21 de Jun / 2018 às 22h20
To fora de Sao Joao.
22 de Jun / 2018 às 06h35
Eu vejo camisa amalela para vender em todo lugar. Todo lugar que vejo, de R$ 7,99, R$ 11,99. E não vejo o povo usando.
22 de Jun / 2018 às 06h57
Querido blog vou guardar os fogos para as eleicoes de outubro. O eleitor brasileiro avalia que o ex-presidente Lula é quem melhor tem condições de retirar a economia brasileira do atoleiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 22. "O ex-presidente Lula é o pré-candidato ao Planalto mais preparado para acelerar o crescimento da economia do país, avalia o eleitor brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha, 32% dos entrevistados citaram o petista como o melhor nome para desempenhar essa missão. Hoje sexta feira sai uma pesquisa e a TV esconde. Sorte que temos os blog imparciais. Bj
22 de Jun / 2018 às 07h14
isso dai tinha que ser motivo pra lamentar não pra comemorar, quem cria animal de estimação sabe o inferno que é e tem mais idosos e doentes e bebês sofrem com essa barulheira infernal e esse desperdício de dinheiro é pegar um maço de notas de 50 reais e acender um isqueiro embaixo delas, LAMENTÁVEL! e outra coisa mesmo proibido um monte de gente poe barraquinhas irregulares pra vender fogos pela cidade até o dia que acontecer um acidente e as autoridades que não fazem nada tomarem providencia