Eu nunca parei para pensar sobre os resultados que a TV pode proporcionar ao telespectador que a assiste quase que vinte e quatro horas por dia sem parar. Como eu gosto de aprender coisas novas, fiquei estupefato com a aula que tive hoje no Curso de Jornalismo e Multimeios, onde a professora de Teorias da Comunicação sucintamente explanou em poucas pinceladas sobre a TEORIA DO CULTIVO. Essa teoria foi criada por GEORGE GERBNER nos anos cinquenta ao defender que a televisão socializa, ou "cultiva" os públicos em uma visão personalizada do mundo com a implantação de valores pré-fabricados e pré-estabelecidos na configuração de suas narrativas. O teórico se interessou principalmente pelas consequências derivadas do consumo naqueles em que predominam os aspectos violentos. Parece-me que isso muito tem a ver com o conteúdo dos programas tele jornalísticos nos dias de hoje onde a violência é a protagonista maior e que a corrupção e a impunidade fazem coro ao deplorável mundo apresentado.
Gerbner naquela época analisou empiricamente o comportamento de algumas pessoas e observou a dependência do imaginário individual, do mundo pessoal e dos valores adquiridos através do tipo de programas de consumo habitual. Esses cultivos sobre a psicologia, a percepção e o conhecimento pessoais estão relacionados com a intensidade da exposição ao meio, de maneira que os efeitos na visão de mundo e as consequências dessa visão se acentuam nos públicos mais dependentes da TV. Os efeitos são mais evidentes quando a emissora busca um "público objetivo" e cria uma linha narrativa que o atrai, e também por um vetor de "convergência" que se projeta sobre o conjunto da sociedade a partir da visão dos consumidores de TV mais intensos. Vale à pena aqui fazer um registro: tanto nos EUA como na Europa as emissoras de TV não expõem cadáveres estendidos no chão em suas reportagens. Salvo apenas quando uma catástrofe acontece, porém elas têm uma espécie de "pacto" em não "espetacularizar" o crime e tão pouco a violência. Mas no Brasil ao contrário, nesse quesito deixa muito a desejar quando certos tele jornais sensacionalistas "ganham sua audiência" com o que há de pior das crises sociais. Fazem questão de expor a baixaria, o palavrão (mesmo que seja abafado pelo som de censura), o choro e a porrada comendo solta no meio da rua, o bandido sem camisa e em situação humilhante sendo preso. Isso ao meu ver é lamentável e empobrece a qualidade do conteúdo da TV aberta.
Concluindo: a TV em si não desenvolve o caráter agressivo ou qualquer outro em um individuo. Porem, a exposição prolongada à TV favorece o desenvolvimento das atitudes violentas, anti-sociais, pessimistas e até mesmo paranoicas. Isso acontece porque o individuo com maior nível de consumo de TV, tende a construir a percepção da realidade através do que lhe é dito pela própria televisão. E essa percepção é mais pessimista em relação àquela criada por outros indivíduos. Isso não é tão difícil de notar que de uns três anos para cá, o brasileiro tem se interessado mais em política do que em futebol e mais em justiça do que ver "o bandido se dar bem na lei de tirar vantagem em tudo." Aposto que você nunca viu qualquer jornalista ou programa de TV expor essa teoria. Eu também nunca vi até porque a eles não interessa passar ao público esse tipo de informação! Na verdade aqui no Brasil, quanto mais de uma forma geral o Governo puder ocultar o conhecimento e certas verdades à população, melhor para eles será. Isso partindo do princípio que a maioria das emissoras de TV são "empregadas do Governo Estadual e Federal" que por troca de uma dinheirama fazem os caprichos e as vontades de nossos doentes líderes. Cabe a cada um de nós saber escolher o canal e o tipo de programação ao apertar o controle remoto. Segue o fluxo gente amiga! E fiquemos atentos às fake news!
ERRY JUSTO - Radialista e Jornalista.
9 comentários
06 de Jun / 2018 às 23h28
TV Globosta BA família ACN. TV Globosta Alagoas COLLOR. Tv Globosta MA famila Sarney. Político dono de TV eh para manipular o povo. Gosto de Lula e PT que nunca compraram TV e rádio. Lula não tem um avião e um helicóptero e nem fazendas. Lula eh o mais honesto e correto de todos que criticam. AMO partido dos TRABALHADORES.
06 de Jun / 2018 às 23h33
A TV pagava manifetoches para xingar uma mulher honesta Dilma para tirar eleita Dilma para Colocar uma Quadrilha de Judas traidor Temeroso Cão Lúcifer ?Trabalhadores vamos votar em Trabalhadores 13....13....13...13
07 de Jun / 2018 às 04h51
EU DIRIA QUE,DESTA NINGUÉM ESCAPA,SEJA DE UM MODO,SEJA DE OUTRO,POUCO MAIS,POUCO MENOS,SEJA A CURTO,COMO A LONGO PRAZO,TODOS NÓS,SEM EXCEÇÃO,ACABAMOS SUCUMBINDO,PRINCIPALMENTE QUANDO SE USA TÉCNICAS SUBLIMINARES PARA MANIPULAR ALGUÉM OU UM GRUPO,SEJA PARA O BEM,SEJA PARA O MAL.QUANTO MENOS LETRADO FOR UM IDIVIDUO,MAIS FACILMENTE MANIPULADO ELE SERÁ.
07 de Jun / 2018 às 05h33
A terça-feira foi marcada por dois eventos que resumiram a situação do país: mesmo preso em Curitiba, o maior líder político brasileiro deu um show num depoimento televisionado pelo Judiciário. Lula alegrou o país; enquanto isso, em Brasília, a direita protagonizou um fiasco de largas proporções, ao lançar um manifesto que a unisse exatamente para enfrentar Lula aprisionado. Todas pesquisas Lula ganha no primeiro turno para presidente. A raiva dos coxinhas eh Lula e PT ser bom para todos brasileiros. A TV eh de políticos mamadores. Acredito nos blog
07 de Jun / 2018 às 06h51
O Partido dos Trabalhadores lançou nesta quarta-feira uma plataforma virtual de financiamento coletivo (crowdfunding) para custear a campanha eleitoral do pré-candidato da legenda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Presidência da República nas eleições de outubro; a quantia de R$ 44 mil para um dia é considerada muito acima das expectativas. O partido dos Trabalhadores e os blog sao mais leal e mais puro e mais trabalhar e mais honesto que Seus adversários Judas Temeroso TV Caim .
07 de Jun / 2018 às 07h13
Um cara que segue um suposto líder politico de 3 a 4 frases prontas, jargões como bandido bom é bandido morto vem falar de manipulação, bote esse amendoim que vc tem nessa cabeça aí pra pensar e pare de repetir "me chama de corrupto porra", pena que seu candidato adotou a estratégia de não aparecer em debates e sabatinas, vc certamente iria se deliciar com o vasto repertório de bobagens dele.
07 de Jun / 2018 às 09h37
O QUIM foi precioso no seu comentário, principalmente quando finalizou o seu pensamento. Eu sempre checo qualquer comentário a respeito de determinada personalidade, tenho medo da isca do anzol, que pode ser uma minhoca ou uma cobra de duas cabeças.
07 de Jun / 2018 às 10h18
Quando criança eu acordava cedo para assistir jornais e aos domingos assistia,globo ecologia, globo rural e outros. Adorava informação, ainda adoro,porém não busco mais informações nas TVs brasileira,porque acho que tornou-se o maior meio de disseminação da maldade, maiores representantes,hoje, da burguesia. Principalmente a Globo que nem tenho palavra pra descrevê-la.
07 de Jun / 2018 às 11h30
Sem dúvidas, a TV e a mídia em geral desempenha um papel garantidor da manutenção do sistema capitalista, fomentando o consumo, o medo, ditando regras e modas e agindo sobre interesses comerciais. Se não estivermos atentos e procurar outros meios de informação e entretenimento, seremos presa fácil para que ela nos manipule. Como disse Gabriel o Pensador: “A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você."