Não há quem não se deslumbre com a leitura do excelente título de Domenico De Masi, “O Futuro Chegou”, lançado faz pouco tempo. No capítulo que diz respeito ao Brasil, o sociólogo empreende ampla e balizada abordagem, que vai desde 1500, ano da invasão portuguesa, até 2013, quando conclui ele o primoroso ensaio.
Atém-se o autor ao que ele próprio chama de “modelo brasileiro”. Ou seja, depois de 450 anos copiando o modelo europeu, e de 50 anos copiando o modelo americano, o Brasil, finalmente, descobre seu próprio modelo. “O Brasil já se sente um país de ponta, capaz de propor mesmo ao exterior o próprio modo de ser e de servir como modelo alternativo de sociedade”, afirma o estudioso.
O estudo destaca os avanços celebrados nos últimos anos, principalmente com o advento da Constituição de 1988 e, mais recentemente, com a inserção das políticas de transferência de renda, e a consequente redução da pobreza. O texto destaca também a extraordinária capacidade que tem o povo brasileiro de criar, inovar, adaptar-se, “dar a volta por cima”, nunca se curvando diante dos obstáculos e tudo encarando em clima de festa e otimismo.
É lamentável, todavia, que o Brasil destes dias não seja mais o Brasil descrito pela pena inteligente e quase sempre poética do sociólogo italiano, autor também de “O Ócio Criativo”.
O Brasil que salta das páginas de De Masi é o Brasil da inclusão social, do Pronatec, do Prouni, do Fies, do Minha Casa, Minha Vida. É o Brasil da superação da miséria e do resgate da autoestima de milhões de homens e mulheres que, pela primeira vez na história do país, nortearam a agenda governamental. É o Brasil cujo governante chegou a obter 97% de aprovação e foi chamado pelo líder do “império” de “o cara”. (Bem diferente do Brasil destes dias em que o atual governante é rejeitado por 94% do povo, e tem de fugir das ruas para não ser vaiado e hostilizado).
O Brasil destes dias é o Brasil em que a cada semana um novo “pacote de maldade” é imposto aos pobres. É o Brasil do retrocesso, que volta a figurar no mapa vergonhoso da miséria. O país que caminhava para ser a quinta economia do planeta hoje não passa de uma “republiqueta de banana”, sem inspirar qualquer respeito ou confiança no concerto das nações.
O Brasil destes dias é o Brasil do golpe, em que o Estado é posto a serviço do grande capital (sobretudo do capital internacional) e a justiça é usada para perseguir politicamente os que ousam andar na contramão do sistema vigente.
O Brasil destes dias é o Brasil do desmonte de conquistas históricas como as das políticas sociais e das leis trabalhistas. É o Brasil do ódio dos ricos contra os pobres. É o Brasil que volta ao comando do poder econômico e financeiro.
O Brasil destes dias certamente não servirá de modelo para ninguém.
José Gonçalves do Nascimento
jotagonç[email protected]
14 comentários
10 de May / 2018 às 05h27
Adoro ler blog. A TV eh de politicos fascista?? Texto ótimo. O STF SOLTA NARCOTRAFICANTE, ESTUPRADOR, SERIAL KILLER, CORRUPTOS DE TODAS AS ESFERAS MAS NEGA HABEAS CORPUS A LULA PRESO POLÍTICO
10 de May / 2018 às 05h36
Brasil pior eh a TV apoia traidor Fascista Golpista Cao Lucifer? Temir disse que, prisão após o fim de seu mandato, é uma indignidade! Indignidade é esperar o fim do seu mandato pra prendê-lo!!
10 de May / 2018 às 05h41
Muito bem, José Gonçalves! E preciso denunciar essa vergonha que se tornou o Brasil. Prederam lula ao arrepio da lei, rasgando até mesmo a constituição e violando gravemente a Democracia (se é que existe!) ... Tudo para tirar lula das eleições. Mas vamos com Lula até o fim. #LulaLivre
10 de May / 2018 às 05h44
Bom texto. Bom blog. Gosto também do blog 247brasil porque fala a verdade e defende o trabalhador
10 de May / 2018 às 06h52
Lula Livre, Lula presidente ! E não respeitam o desejo do povo. Que país é esse? Onde bandidos fazem a lei, bandidos ocupam cargos no governo, bandidos são, o executivo, o legislativo e o judiciário mas quem está preso é Lula da Silva, um cidadão como eu e você,nada deve, inocente, trabalhador, mas encarcerado por ousar nos defender, por ousar ser o melhor presidente que esse país já teve! Somos todos Lula da Silva
10 de May / 2018 às 07h02
Porque a TV Globo não questiona a falta de elevador interno e móveis modulares no apartamento?? reforma de 2 milhões? juiz negou vistoria da defesa mas o MST invadiu e mostrou a verdade.
10 de May / 2018 às 07h12
Defender Lula não é coisa de petista, nem de "esquerdista". Defender Lula é atitude de gente sensata, gente que sabe que o que está em jogo não é corrupção, apartamento triplex, sítio, pedalinho, nada disso. Vamos ser honestos, o processo é político e tem por objetivo tirar a maior liderança mundial da esquerda das eleições num país que vive um golpe de Estado, um golpe que tirou do poder uma mulher honesta, uma mulher nunca acusada, julgada e condenada por corrupção. Sejamos honestos, o crime de Lula foi gerar ódio nessa elite que jamais aceitou que um torneiro mecânico, operário, nordestino
10 de May / 2018 às 10h20
Ao contrário do que vc diz JOSÉ, o Brasil de hoje é o da EXPLORAÇÃO da miséria, da baixa autoestima de homens e mulheres que, devido a esse governo desastroso do PT desceram mais ainda à linha da pobreza. São explorados por certos MOVIMENTOS SOCIAIS que tem aparência de filantropia, porém tem a essência de quadrilha de BANDIDOS que invadem prédio público e cobram R$ 400,00 de aluguel. Mas isso vai mudar porque o povo não é mais besta! As urnas dirão essa história!
10 de May / 2018 às 11h00
Extraordinária reflexão com crítica forte ao sistema, de "DNA", capitalista periférico selvagem - com enorme excesso de brutalidade, crueldade e falta de vergonha, inclusive, de autoridades ocupantes de cargos importantes!... Valeu, mais uma vez, José Gonçalves - é de homens e mulheres com o seu perfil que o munda precisa pra ser muito mais sério, justo e abundante!
10 de May / 2018 às 13h11
Eu me morro de rir de vcs e as asneiras que falam. Quando se fala que o país estava se encaminhando para a quinta maior economia do mundo, fico imaginando para onde estava indo essa "dita cuja". Será que estava indo para Cuba? Moçambique? Ou será que está escondida nos cofres petistas? Fazer política pública, que por sua vez faz o país melhorar as suas políticas nas áreas da educação, saúde, segurança, moradia, etc, é tudo uma obrigação do político. Porém, fazer o bem com uma mão e achar que isso lhe dar o direito de retirar proveitos próprios com a outra, isso é inaceitável! Cadeia nele!
10 de May / 2018 às 15h31
às conquistas sociais do Brasil nas 3 edições dos governos lideradas pelo PT são tão amplas e reconhecido pela maioria da população, a ponto de dá a Lula mais de 60% das intenções de voto na eleição Federal de 2018. A sigla do PT sem nome, tem vaga garantida no e turno!... Como militante local sou procurado sempre por quem faz pergunta, revela consciência política e declara voto ao nosso Projeto Político de Esquerda!
10 de May / 2018 às 19h42
Esse tal de Erry Justo e ética, são coisas do outro mundo(assombração), mistura de tucanalha com éticotemia
10 de May / 2018 às 19h43
Esse tal de Erry Justo e ética, são coisas do outro mundo(assombração), mistura de tucanalha com éticotemia
14 de May / 2018 às 09h24
Muito obrigado MARIANA DE JESUS COSTA pelo seu comentário oportuno. Vejo que quando provoco o dissabor de uma Comunista, estou fazendo meu trabalho de forma "justa, correta e sublime:."