Atento à gravidade da conjuntura da política brasileira, e em veemente contraposição à narrativa urdida pela elite burguesa do país, com o claro objetivo de resguardar seus seculares privilégios, deponho o que segue:
Acuso os golpistas de haverem promovido, com o apoio da mídia e das forças reacionárias, um golpe político e institucional, destituindo um governo democraticamente eleito pela maioria do povo brasileiro.
Acuso os golpistas pela a adoção de medidas de ajuste das contas públicas que reduzem, pelo período de 20 anos, investimentos em setores vitais como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, dentre outros.
Acuso os golpistas pela política privatista, a qual, atendendo aos interesses do grande capital, vem fatiando o estado e suas políticas sociais entre setores da iniciativa privada, sedentos de mais vantagens e poder. Citem-se, à guisa de exemplos, a lei da “Terceirização” e o processo de privatização ora em curso.
Acuso os golpistas pela reforma trabalhista, que praticamente pôs fim à CLT, retirando dos trabalhadores direitos que há décadas haviam sido conquistados.
Acuso os golpistas pela extinção das políticas sociais, assim como dos programas habitacionais e de incentivo a estudantes de nível técnico e superior.
Acuso os golpistas de julgarem, condenarem e prenderem, sem provas concretas, um ex-presidente da República, apenas para privá-lo do direito legítimo de participar do processo eleitoral.
Acuso os golpistas de desvirtuarem o Estado Democrático de Direito; de burlarem a Constituição Federal; de agirem pela força do arbítrio; de destruírem as instituições democráticas; de pretenderem enfraquecer os movimentos sociais; de instigarem a política do ódio e da selvageria.
Acuso os golpistas de tentarem destruir nossos sonhos e perspectivas; de negarem aos pobres o direito a uma vida mais digna, conforme garantido pelas leis e convenções nacionais e internacionais; de comprometerem a vida e o bem-estar das atuais e futuras gerações.
(NB: J'accuse [Eu acuso] é o título de um artigo de Émile Zola, publicado há quase 120 anos no jornal L'Aurore de Paris. No texto, o escritor francês lançava uma série de acusações ao presidente da República da França, responsável pela condenação injusta do capitão Dreyfus, a quem havia sido imputado, sem provas, o crime de traição).
José Gonçalves do Nascimento
11 comentários
01 de May / 2018 às 23h10
Meu filho acorde para Jesus. Olhe em volta e veja a quadrilha do PT se desmantelando. Isso é alienação ou psicopatia.
01 de May / 2018 às 23h24
Vai pricurar o que fazer ...fique ai chorando por um ladrao que ta preso
01 de May / 2018 às 23h57
Texto maravilhoso. Só verdade. Vejo tudo nos blog de esquerda porque a TV eg dos Golpistas traidores Temiry e Bostanaru são Cão vestido de gente?
01 de May / 2018 às 23h58
Lula é uma pessoa muito forte, tem visão do que representa e significa para esse país, sabe que grande parte do povo deposita nele suas esperanças. Ele tem a certeza de que vai sair de onde está mais forte e mais disposto para enfrentar o que acontece. E nenhum ato de intolerância ou de violência vai nos afastar do lado de Lula. Ele sairá de lá e sairá candidato à Presidência da República!”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), neste Primeiro de Maio, em Curitiba; mais cedo, o ex-governador Jaques Wagner disse que o PT pode aceitar ser vice de Ciro Gomes, do PDT
02 de May / 2018 às 00h01
Bom Texto. Desliguei a TV. Agora fico só na Internet e nos blog e no face. Sou Trabalhadora e voto nos Trabalhadores. Este blog eh ótimo
02 de May / 2018 às 00h06
Senhor Jose o senhor conhece blog 247brasil e o blog Tijolaço???Leia para ver a diferença da Globo??
02 de May / 2018 às 05h38
Em entrevista à jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo, o linguista americano Noam Chomsky, uma referência mundial da esquerda e do pensamento teórico, afirma que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma injustiça e uma vingança das classes dominantes, inconformadas com as reformas do governo petista; o linguista diz que “Lula está sendo punido pelas políticas reformistas que deram um apoio muito necessário à massa da população que é reprimida”Blog 247brasil
02 de May / 2018 às 05h44
Temir e Bozonaro Unidos contra os Trabalhadores. Tudo piorou.
02 de May / 2018 às 06h03
Depois de perder 4 eleições seguidas, as elites dão um golpe de Estado, quebram o país e prendem LULA. Para evitar nova derrota.
02 de May / 2018 às 09h16
Extraordinário texto que faz lembrar e relembrar com tristeza e preocupação, o golpe envolvendo a “Suprema Corte” e as ações miseráveis a ele relacionadas. Parabéns pelo privilégio da intelectualidade e do caráter exemplar!... Quem te conhece, admira. A direita e seus seguidores teleguiados reacionários não vão gostar nunca de gente do bem, assim como você!
02 de May / 2018 às 09h21
Esse rapaz é um grande falastrão de bobagens a quem quer influenciar com tanta besteira??