Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Espaço do Leitor: Leitor volta a reclamar dos trabalhos do SAAE em Itamotinga

No dia 17 de novembro o Blog postou a reclamação de um morador do distrito de Itamotinga, que preferiu não se identificar, sobre os problemas ocasionados por uma boca de lobo que encontra-se aberta há dois meses na localidade. No dia 18 de novembro o SAAE enviou nota ao Blog informado que o problema ainda não havia sido resolvido porque a tampa correspondente ao referido Ponto de Visita (PV) na Travessa Bela Vista, estava em falta, mas já foi adquirida e as medidas estariam sendo adotadas. 

No entanto, até o momento o problema não foi resolvido e o morador enviou mais um desabafo e um pedido de ajuda a nossa redação. Confira a seguir:..

ESPAÇO DO LEITOR: TODOS PASSIVOS? MUITOS, SIM. TODOS, NÃO!

PASSIVO – “Que sofre ou é alvo de uma ação. Apático, inerte, desprovido de liberdade, indiferente, sem vontade própria ou livre-arbítrio”.

Dias atrás ligo para um amigo e na nossa conversa se falou algo parecido com o titulo acima. Recentemente, visitei aquele profissional apaixonado pelo Rádio, que trabalha mais de 12 horas por dia, e voltei de lá com um pouquinho de feed­back porque o mesmo é sempre muito bem informado.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ARTIGO – NÃO ESCAPA UM...!

Tive a feliz oportunidade de assistir à alegre festinha de encerramento do 1º. Ano do Ensino Fundamental da minha netinha de 6 anos, no Colégio Marista, em Salvador, e fiquei deslumbrado com a seriedade, a organização e o comprometimento demonstrado por aquelas 60 crianças, na apresentação do espetáculo de final de ano para os pais e avós corujas que enchiam o Auditório. O mais importante de tudo, porém, é que aproveitei daquele instante para fazer uma leitura diferente. Estava diante do Brasil do futuro! O desempenho sério, disciplinado e responsável daquelas crianças, ainda que envoltas num universo de inocência e ingenuidade, permitiram-me alimentar a convicção de que nessa geração que se exibia no palco estava a salvação do nosso Brasil do futuro. Isso porque parece cada vez mais verdadeiro o ditado popular que assegura que “o pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. E, pelo jeito, essa nossa geração está nos estertores, tristemente maculada e corrompida! Infelizmente isso parece ser a verdade do momento.

Sim, leitor, a palavra correta é SALVAR, porque atualmente é impossível que se chegue ao final de cada dia sem que um novo nome seja erguido do lamaçal da corrupção e da criminalidade dos mais diferentes níveis, dentre os homens que são os responsáveis pela atividade política ou condução administrativa deste país! A essa altura já virou lugar comum a exclamação extasiada do cidadão brasileiro ao ouvir o noticiário diário: “não é possível, NÃO ESCAPA UM...!”  Se serve de consolo para alguns, reafirmo a convicção de sempre de que nessa areia movediça não há distinção de Partidos, embora algumas raras exceções nominais até possam ser localizadas pela idoneidade ainda não afetada, mas, isso é realmente muito pouco e quase nada!..

Espaço do Leitor: Moradora reitera denúncia de descaso no Parque Centenário.

Geraldo,

Venho mais uma vez mostrar a minha indignação e o descaso por parte da limpeza pública da prefeitura de Juazeiro. Estou encaminhando algumas fotos para você ver a situação que estamos vivendo com o abandono em que se encontra o bairro Parque Centenário. Por duas vezes estiveram no local dois fiscais de postura para ver a situação deste terreno, falaram que iriam levar a situação até o setor responsável para tomar uma providência, como: Notificar o proprietário, pois pelo que sei tem uma lei que o proprietário que não tomar de conta de seu terreno mantendo limpo e murado o mesmo chegaria a ser multado só que aqui em Juazeiro as coisas não andam conforme as leis. Veja a situação que está essa rua nas fotos...

ESPAÇO DO LEITOR: S.O.S LAGOA DE CALÚ.

O Parque de Calú pede socorro! Os parques urbanos são áreas que devem trazer qualidade de vida para a população além de proporcionar realização de atividades físicas e lazer essas atividades livram as pessoas do sedentarismo e ainda ajuda nos livrar do stress psicológico do dia-a-dia.

Como faço parte da comunidade deste parque, tenho a ideia da união de todos que acreditam que nosso referido parque precisa de ajuda, está praticamente desamparado e esquecido...

Artigo - É fácil elaborar uma carta de demissão, Ministro!

 
Em tempos de turbulência política em que vive o país quaisquer fagulhas ou pequenos detalhes em erros cometidos por membros da classe política brasileira são motivos para que se virem sementes de amplas discussões entre os diversos membros em disputas dos dois lados, situação e oposição, bem como motivo para sensacionalismo no jornalismo político e meio da fofoca política que “rola solta” no país.
 
Entre os vários membros da classe política que foram alvos de escândalos a partir de fatos e a partir da chamada “convicção” ou o domínio de fato, foram os petistas que a imprensa do Jornalismo da Obediência escolheu desde os resultados das ultimas eleições presidenciais para assassinar as reputações e eliminá-los politicamente nas urnas.
 
Mas pelo visto o foco mudou, porque tudo que os membros da direita brasileira queriam era Lula preso, e pelo visto não vão conseguir isso tão facilmente, porque Lula mesmo disse que o que ele mais queria quando entrou na política era ser respeitado no mundo, e para isso ele deveria sempre manter uma reputação ilibada.
 
Com o foco mudado quem entrou no olho do furacão, ainda não foram os "amigos" tucanos que esbravejam que nunca estiveram envolvidos em corrupção, como se todos os membros do povo fossem despidos de memória. Agora a espada afiada de Musashi está voltada para os membros do PMDB, partido fisiológico que independentemente do governo e de sua matiz ideológica está sempre lá perto para chantagear e manter suas estruturas de poder, porque sempre eleitoralmente eles têm maioria no Congresso Nacional.
 
Esquecendo Romero Jucá, porque ele como artífice de muitas coisas que não prestam nesse país, cavou sua própria cova, recentemente foram Sérgio Cabral e Anthony Garotinho a serem abatidos. Porém o mais novo membro do clube das velhas raposas políticas que alardeiam moral e ética na política é Geddel Vieira quem está diante das lâminas afiadas do consenso da queda. Exatamente um baiano para que se volte a lembrar da truculência e da capacidade de ludibriar politicamente o Brasil que tinha ACM.
 
Geddel está fazendo a mesma coisa em si que políticos que foram motivos de escândalos e premissas para o jornalismo político do sensacionalismo e do escândalo de fato nesse país fizeram no passado, em que a direita esteve no poder com mãos de ferro, ou seja,  utilizar as prerrogativas dos cargos que detém para angariar benefícios para si mesmo e para o grupo político de que faz parte. 
 
Essa pressão feita contra o ex-ministro Marcelo Calero para que o IPHAN liberasse uma obra em Salvador que segundo as regras técnicas estavam em foco de ilegalidade, provavelmente pode ser apenas o olho do furacão. Prova disso é que apesar de toda a oposição e do próprio Jornalismo da Obediência trabalharem claramente para que o mesmo "largue o osso" antes de coisa pior, o próprio Presidente “ilegítimo” da República, Michel Temer não o demite.
 
Como existe nas entrelinhas do esoterismo político do país uma diáfana noção da derrubada eminente de Michel Temer para que eleições indiretas possam acontecer antes que Lula possa ganhar as eleições de 2018 de forma direta nas urnas, e provavelmente depois que Michel Temer resolva logo a questão das reformas neoliberais, bodes expiatórios serão necessários. E Geddel já é naturalmente esse bode na sala.
 
Se Geddel compreender que o tempo dele chegou, e que ele deve se preservar dos tiros de canhões que ainda poderão vir por aí na frente, ele provavelmente tomaria a decisão melhor prá ele e voltaria para sua casa em Salvador em tempo. Porque o apartamento de Lula é apenas um fenômeno de "convicção" do Ministério Público e o seu apartamento é de fato!
..

Por Genaldo de Melo

ESPAÇO DO LEITOR: POSTO DO CAIC É ARROMBADO E APROVADO EM CONCURSO ESPERA CONVOCAÇÃO NA GUARDA MUNICIPAL.

Caro Geraldo e equipe,

Venho por meio do seu conceituado Blog fazer uma crítica ao Poder Executivo, e logo de início à secretaria da CSTT, ao qual é responsável pela segurança dos bens e patrimônio do nosso município. Nesta sexta-feira (25), não houve atendimento no Posto de Saúde do CAIC que fica localizado no bairro Malhada da Areia por que elementos não identificados arrombaram mais uma vez o mesmo e levaram vários bens, inclusive, equipamentos que o médico usa, aí estão as fotos...

ARTIGO: Luiz Gonzaga não morreu! Vive na alma da gente brasileira 

Gilberto Amado disse a propósito da morte de sua mãe: "Apagou-se aquela luz no meio de todos nós". Para o Nordeste, e tenho certeza para todo o país, a morte de Luiz Gonzaga foi o apagar de um grande clarão. Mas com seu desaparecimento não cessou de florescer a mensagem que deixou, por meio da poesia, da música e da divulgação da cultura mais brasileira.

Nascido em Exu, no alto sertão de Pernambuco, na chapada do Araripe, na divisa com o Ceará, "arribou" e ganhou o Brasil e o mundo, mas nunca se esqueceu de sua origem. Sua música, a música de Luiz Gonzaga e parceiros compositores é politicamente comprometida com a busca de solução para a questão regional nordestina, com o desafio de um desenvolvimento nacional mais homogêneo, mais orgânico e menos injusto.
 
Telúrico sem ser provinciano, Luiz Gonzaga sabia manter-se preso às circunstâncias regionais sem perder de vista o universal. Sua sensibilidade para com os problemas sociais, sobretudo nas músicas em parceria com Zé Dantas, era evidente: prenhe de inconformismo, denúncia do abandono a que ainda hoje está sujeito pelo menos um terço da população brasileira, mormente a que vive no chamado semiárido.

Luiz Gonzaga é o responsável pelo que atualmente existe de melhor na música brasileira. A força da voz e a puxada da sanfona presente nas toadas e cantorias tonificou a nossa música, retirando-a do empobrecimento cultural em que se encontrava nos ano 40 e cá prá nós, continua atual nos tempos de hoje de tanta pobreza cultural.

A música de Luiz Gonzaga é o sentido de nossa identidade cultural pois consegue ser genuinamente nacional, posto que de defesa de nossas tradições e evocação de nossos valores. Luiz Gonzaga interpretou o sofrimento e também as poucas alegrias de nossa gente em ritmos até então desconhecidos, como o baião, o forró, o xaxado, as marchinhas juninas e tantos outros.

Pesquisadores e estudiosos da obra gonzagueana apontam que até hoje por meio da letra da toada "Asa Branca", Luiz Gonzaga continua elevando à condição de epopéia a questão nordestina. Parafraseando Gilberto Freyre, podemos afirmar que "Asa Branca" é o hino do Nordeste: o Nordeste na sua visão mais significativamente dramática, o Nordeste na aguda crise da seca.
 
Luiz Gonzaga não morreu! Em sua obra Luiz Gonzaga está vivo e vive no sertão, no pampa, na cidade grande, na boca do povo, no gemer da sanfona, no coração e na alma da gente brasileira, pois, como disse Fernando Pessoa, "quem, morrendo, deixa escrito um belo verso, deixou mais ricos os céus e a terra, e mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e gente"...

*Ney Vital - Jornalista

Espaço do Leitor: CANAL QUE EMBELEZA A ENTRADA DO BAIRRO JOÃO PAULO II ESTÁ CHEIO DE MATO E LIXO

Estamos entrando no período "chuvoso" e por este motivo gostaria de chamar à atenção da secretaria responsável para que seja feita a limpeza do belo canal que corta a entrada do João Paulo II. Como mostra a foto o canal está cheio de mato e lixo.

Desde já agradeço a compreensão! ..

ARTIGO - SUPERSALÁRIOS E EFICIÊNCIA DO SETOR PÚBLICO

A crise econômica em que o país está mergulhado tem posto uma necessária redefinição no ambiente econômico quer seja empresarial ou do próprio setor público.

No meio empresarial as empresas são obrigadas a redefinirem sua composição de custo, logística, cadeia de fornecedores, ganhos de tempo, insumos básicos, estruturas de remuneração, novos mercados etc. na busca de ganhar eficiência e obter ganhos de produtividade sistêmica em tempos de baixa atividade econômica, mas mantendo a qualidade do produto ou serviço...

Espaço do Leitor: Prefeitura de Juazeiro se manifesta sobre paralisações das obras nos bairros Jardim Florida e Vitória

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que a paralisação das obras se dá por causa do atraso dos repasses federais, uma vez que as referidas obras são frutos de emendas parlamentares. A gestão municipal inclusive já arcou com toda a sua contra partida para que as obras não parassem.

A SEDUH notificou a empresa, conforme publicação do Diário Oficial do dia 10 de novembro de 2016 e aguarda o parecer da Procuradoria Municipal para as próximas providências cabíveis já que a empresa contra argumentou. A secretaria solicitou ainda da empresa a limpeza das ruas para que cause o mínimo de transtorno para os moradores. O município vem fazendo gestão junto ao Ministério competente para que os recursos sejam liberados e as obras voltem ao seu cronograma...

Espaço do Leitor: Morador reclama de obras paradas no bairro Jardim Vitória

Olá Geraldo, pela foto é possível vermos que a obra do calçamento está praticamente parada no bairro Jardim Vitória. A rua está desse jeito há mais de dois meses, prejudicando não só os moradores, como para quem precisa passar por ela de veículo para chegar à sua residência. A questão é: Quando serão retomadas as obras de calçamento no bairro? E parou por quê? 

Dantas, morador do bairro...

ARTIGO - PONDERAÇÃO DO MINISTRO GEDEL!

Defesa do direito de propriedade é ato legítimo. Ponderar não é pressionar. Denúncia vazia (sem nada) não prospera. Sem prova não há crime. O Ex-Ministro da Cultura, Marcelo Calero – intempestivamente-alega ter recebido pressão do Ministro baiano quanto a um empreendimento em Salvador, no qual Gedel é proprietário legítimo de uma unidade.

Sabe-se que o político baiano não atendeu ao pedido do Ex-Ministro Calero, em barrar a CPI da Lei Rouanet tornando-se uma pedra sobre sua pretensão a candidato a deputado federal em 2018 pelo Rio de Janeiro. Cuidado com a maldição petista que anda fazendo visagens, esquecendo que é (de cujus), sem direito a cerimônias fúnebres, exéquias!..

MORADOR QUER SABER PORQUE PAROU A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO NO JARDIM FLÓRIDA?

Geraldo,

Sou um seguidor do seu blog, gostaria de aproveitar esse canal que me é ofertado, para que possa questionar e quem sabe obter uma resposta sobre o porquê da parada da pavimentação da Rua 04 (Rua Arnaldo Vieira do Nascimento) do bairro Jardim Flórida, pois as máquinas começaram a passar na rua para tirar primeira camada de terra dia 05 de outubro, hoje 23/11 nada mudou, tudo parado. O problema é que deixaram a rua pior do que estava, conforme fotos que envio. Todos os moradores da rua estão tendo problemas com a poeira em excesso e além disso tivemos que improvisar rampas para nossas garagens. Portanto, venho até esse canal de comunicação para que os representantes do poder público se pronunciem e deem uma resposta de quando voltarão e finalizarão a pavimentação da rua...

MORADOR PEDE SERVIÇO DE PODA NO LOMANTO JÚNIOR

Em email ao Blog o leitor João Leopoldo faz o seguinte apelo a administração municipal:

Meu caro Geraldo José, bom dia!..

MORADORES DA PEDRA DO LORD SOFREM COM ESGOTO A CÉU ABERTO

Prezado Geraldo José,

Nós moradores da Rua Francisco Cabana na Pedra do Lord, queremos através do seu prestigiado blog solicitar das autoridades que olhem para a nossa rua onde moram famílias, crianças, que mereciam o direito de brincar ou de pelo menos ter um melhor acesso sem correr risco de doenças...

ESPAÇO DO LEITOR: Pai de aluno indignados com falta de aula em escola em Poço de Fora; Veja relato na íntegra:

Sou pai, morador de Poço de Fora, eu e minha esposa estamos indignados com a falta de aula em nosso distrito. São meses que meu filho está sem frequentar a escola.

Educação desvalorizada, pagamentos atrasados de todos os funcionários da Educação e estamos até exato momento sem respostas de pessoas que se dizia responsável pela nossa educação no nosso municipio e distrito...

Espaço do Leitor: Comunitário reclama de esgoto a céu aberto no bairro Jardim Vitória em Juazeiro

Há alguns meses fiz uma reclamação quanto ao esgoto a céu aberto que fica localizado por trás do posto de saúde do bairro Jardim Vitória, um ambiente salubre. Na época foi sanado o problema. Entretanto, percebe-se que fizeram um paliativo, pois o problema persiste causando transtornos para os moradores do local, bem como quem frequenta e trabalha no referido PSF.

Com isso, solicito mais uma vez providências quanto a recuperação definitiva do referido problema. Solicito ainda que seja feita uma limpeza nos terrenos próximos para melhor atender a comunidade. Sei que não é responsabilidade do Saae, porém, o mesmo em parceira com a secretária responsável pode resolver isso...

ESPAÇO DO LEITOR: NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...!!!

Busco tratar nos textos que junto as palavras, porque não sou escritor, nem Doutor no assunto, tudo que se refere ao cotidiano, sempre com bastante ênfase para a cidade que sou apaixonado e não precisa citar o nome dela porque todos sabem...

Algumas semanas atrás eu escrevi aqui com o titulo “A QUE NÍVEL CHEGAMOS” sobre a crueldade de alguém que amarrou uma cadelinha nos trilhos do Metrô na área metropolitana de uma grande cidade do Nordeste. Elogiei o Maquinista que, avistando o pobre animal, fez a façanha de reduzir a velocidade e frear quase em cima evitando que uma nuvem de sangue fizesse a felicidade de quem estava escondido nas moitas esperando a cena brutal... Citei a diferença entre o covarde algoz e o moço que se vê na foto libertando e retornando à vida aquele pobre animal...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ARTIGO - O REAL E UTÓPICO SONHO DA MOBILIDADE URBANA

Muito se tem ouvido nos meios de comunicação sobre a famigerada e tão sonhada mobilidade urbana. Vira e mexe, esse tema vem à tona, tamanho é a necessidade de se criar alternativas para a locomoção de carros e pedestres, e de se ter corredores que fluam o transporte público das médias cidades, e grandes centros como um todo.

Penso que a mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. Com o deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços, oportunidade de qualificação profissional e de empregos, observa-se nas regiões metropolitanas, grandes capitais, e recentemente em cidades de médio porte, um excedente de veículos e consequentemente, problemas urbanos que devem ser tratados com politicas públicas eficazes, que resultem em modernas de formas de deslocamento populacional de carros, motos, e múltiplos outros veículos que compõem o transporte publico...

ESPAÇO DO LEITOR: S.O.S PARQUE DE CALÚ.

O assíduo leitor do Blog Júlio César enviou e-mail este final de semana relatando preocupação com a falta de conservação do Parque Lagoa de Calu por parte da administração municipal. Confira:

Geraldo,..

ESPAÇO DO LEITOR: AVENIDA PAVIMENTADA ANTES DA ELEIÇÃO NO JOÃO PAULO II APRESENTA PROBLEMA.

Gostaria de chamar à atenção da secretaria responsável para a solução de um buraco que já começa a se formar na avenida principal do João Paulo II. A avenida em questão é a avenida principal do bairro João Paulo II e que recebeu pavimentação asfáltica dias antes da eleição!

Murilo Ricardo..