Outros Destaques

Política

Política

Gonzaga Patriota acompanha agenda de Raquel Lyra em Brasília

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) acompanhou a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), na sua agenda em Brasília, nesta quarta-feira (09). O parlamentar usou da sua vasta experiência e boa circulação para estreitar os laços políticos da futura governadora na capital federal. 

Um dos compromissos foi visitar a Comissão de Educação para tratar de recursos dessa área que podem ser enviados para Pernambuco. Após, Gonzaga Patriota e Raquel Lyra estiveram com o relator-geral do Orçamento para 2023, senador Marcelo Castro (MDB) para discutir projetos voltados para a infraestrutura de estradas e para o abastecimento d'água no Estado, principalmente para a região do Agreste. ..

Ascom Dep. Gonzaga Patriota

Jerônimo vai fazer um governo mais popular, afirma Roberto Carlos

O deputado Roberto Carlos (PV) avaliou que o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), fará um governo melhor e mais popular do que o governador Rui Costa (PT).

O parlamentar analisou a trajetória de vida do petista, oriundo da zona rural de Aiquara, sua sensibilidade social e o apoiondo governo Lula para fazer a Bahia avançar mais no próximo período 2023-2026. As declarações foram feitas ao portal soteropolitano Classe Política...

Da Redação RedeGN

Bancada de oposição encaminha ao Ministério Público, pedido de investigação na gestão da Saúde de Juazeiro

Os vereadores da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Juazeiro, Dr. Salvador Carvalho, Alex Tanuri, Mitu e Luciano do Vale, encaminharam ofício ao Ministério Público, solicitando a instalação de um inquérito para apurar denúncias de irregularidades nos serviços de saúde no município.

Na semana passada, em pronunciamento na tribuna da Câmara de Juazeiro, o líder da oposição, Dr. Salvador Carvalho (PCdoB), já havia denunciado a possibilidade de demissões em massa na área da saúde, o que, segundo a oposição, se configurou. ..

Ascom Dr. Salvador

Com Bolsonaro derrotado, Presidente do PL diz que não reconhece resultado das urnas

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que não reconhece o resultado da eleição que levou à derrota de seu correligionário, Jair Bolsonaro, na disputa presidencial.

Em declaração feita nesta terça-feira (8), Valdemar afirmou que o relatório de auditoria do Ministério da Defesa apresentará fraude nas urnas. As informações são dos sites Metrópoles e Bahia Notícias...

Redação RedeGN | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Jerônimo vai a Brasília e se reúne com presidente do Senado e Geraldo Alckmin

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, desembarcou em Brasília, na tarde desta terça-feira (8), e se reuniu com os coordenadores da equipe de transição de Lula: o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e Aloizio Mercadante.

O encontro aconteceu na residência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na agenda, Jerônimo esteve acompanhado do seu vice, Geraldo Júnior; do senador reeleito Otto Alencar; dos secretários de Relações Institucionais, Luiz Caetano e de Infraestrutura, Marcus Cavancanti; e do assistente especial da Casa Civil, Adolpho Loyola, que integram o Grupo de Transição do Estado...

Ascom Jerônimo Rodrigues

Flávio e Eduardo Bolsonaro pedem cidadania italiana

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filhos do presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido e derrotado em seu projeto de reeleição, foram nesta terça-feira (8) à embaixada da Itália em Brasília para agilizar o processo de obtenção de cidadania do país europeu.

A informação foi publicada pelo portal Metrópoles e confirmada pelo Congresso em Foco. O pedido de cidadania italiana acontece nove dias depois de Jair Bolsonaro perder as eleições. Os filhos do presidente estiveram na embaixada pela manhã acompanhados de seguranças...

Fonte: Congresso em Foco

Sancionada em Petrolina Lei que determina prestação de contas de ações de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa

Mais uma vitória do povo negro! No início deste mês foi sancionada em Petrolina (PE) a Lei 3.583/22, de autoria do Vereador Gilmar Santos-PT, que institui a obrigatoriedade de prestação de contas anual das ações de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa realizadas pela Prefeitura do município.

De acordo com a matéria, a prestação de contas se dará por meio de audiência pública realizada na Câmara Municipal, sempre no mês de dezembro de cada ano e por elaboração de relatório contendo todas as informações pertinentes. ..

Ascom Mandato Coletivo | Foto: Nilzete Brito

Jerônimo reúne conselho partidário e aponta desafios: "Vamos combinar trabalho com muito diálogo"

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues, e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior, se reuniram na manhã desta segunda-feira (07) com presidentes e lideranças do Partido dos Trabalhadores da Bahia, PSB, PSD, PCdoB, PV, MDB, PSOL e Rede Sustentabilidade para agradecer o apoio das legendas, tratar sobre a transição e sobre os planos para os primeiros 100 dias de governo. Além de Jerônimo e Geraldo, estavam presentes os presidentes do PT Bahia, Éden Valadares; do PCdoB, Davidson Magalhães, do PV, Ivanilson Gomes, do PSOl, Elze Faccnethi; da Rede, Iaraci Dias e do PSB, Lídice da Mata; além do presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima (MDB), e de Marcus Cavalcanti, representante do PSD.

Jerônimo e Geraldo receberam os parabéns dos partidos aliados e demonstraram gratidão ao papel das legendas no processo eleitoral, desde o PGP (Programa de Governo Participativo) até a vitória no segundo turno. Na reunião de hoje, Jerônimo garantiu: "Vamos combinar trabalho com muito diálogo". Dirigente do PT Bahia, Éden afirmou que a gestão do petista será de "união". "Jerônimo sabe que o desenvolvimento, a inclusão, a geração de emprego e a prosperidade prescindem de um ambiente estável, com previsibilidade, mas também democrático, de respeito às leis. E reconhece que os partidos são parte fundamental das democracias, assim como os poderes constitucionais, as representações sociais e empresariais. Será um governo de união da Bahia," comentou Éden Valadares...

Ascom PT Bahia | Foto: Glauco Chalegre

LULA CONVIDA RUI COSTA PARA SER MINISTRO DAS CIDADES

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva formalizou o convite ao governador Rui Costa (PT) para compor o novo governo. O convite foi feito em Trancoso, onde o presidente eleito descasou da campanha.

Lula disse que pensa em Rui para ocupar o Ministério das Cidades,  que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro. A pasta deverá ser recriada nessa próxima gestão. ..

Fonte: Bahia Econômica

Lula participa de reuniões com a equipe de transição de governo nesta segunda-feira

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará de reuniões com a equipe de transição de governo nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, em São Paulo (SP), segundo um comunicado no site dele, depois de passar alguns dias descansando na Bahia com a esposa, Rosângela, conhecida como Janja.

Lula retornou no sábado (5) a São Paulo. O desafio da gestão, que oficialmente ainda não começou, será negociar com o Congresso Nacional ajustes no Orçamento de 2023. Lula assumirá somente em 1º de janeiro de 2023...

G1 Foto Agencia Brasil

Alckmin deve influenciar escolha de ministros de Lula; veja cotados

O terceiro governo do presidente Lula (PT) deve começar sem a figura de um superministério – como ocorre com o Ministério da Economia na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Terá, por outro lado, uma vice-presidência empoderada.

Ocupada por Geraldo Alckmin (PSB), que governou São Paulo e disputou a presidência da República contra o próprio Lula em 2006, a vice-presidência terá influência direta, por exemplo, na Economia e no Ministério da Defesa...

Blog da Andréia Sadi / G1 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Raquel Lyra conta, em entrevista, que já teve conversa preliminar com Geraldo Alckmin 

Em entrevista às Páginas Amarelas da revista Veja, a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que não se posicionou no segundo turno para não cair na armadilha da polarização da campanha presidencial.

“Compreendo que é hora de construir pontes. Minha adversária tentou como pode nacionalizar a campanha, fugindo do debate e tentando colar em mim a imagem de bolsonarista, o que eu não sou. Assim como não sou lulista. Recebi o apoio de pessoas de ambos os lados da disputa nacional. É vital unir e pacificar o país, que sai das urnas rachado ao meio”, explicou ela...

Folha Pernambuco

Bolsonaro consultou Exército sobre judicializar eleições e não teve apoio, diz TV

No dia que quebrou o silêncio e fez um pronunciamento no Palácio da Alvorada após o resultado da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), horas antes, consultou os militares do Exército Brasileiro sobre a possibilidade de judicializar o resultado das urnas. 

A justificativa seria de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ser considerado inelegível por conta das condenações na Lava Jato...

Bahia Notícias

Partido Rede Sustentabilidade anuncia oposição ao governo Suzana Ramos

Em e-mail a Rede GN o diretório municipal do Partido Rede Sustentabilidade anunciou que está deixando a base de sustentação ao governo Suzana Ramos. Confira:

O diretório municipal do partido rede sustentabilidade em Juazeiro/BA, através do seu porta voz, José Gustavo Amorim, comunica a toda sociedade Juazeirense que o partido antes aliado da Prefeita Suzana Ramos, está na oposição ao governo...

Prefeitura de Curaçá atua para minimizar efeitos das fortes chuvas que caíram no município

O prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, convocou toda equipe de governo para uma reunião de planejamento de ações de emergência nos bairros atingidos pelas fortes chuvas que caíram no município, nesta sexta-feira (4).

As equipes da Secretaria de Urbanismo e Desenvolvimento Social já estão nos locais mais afetados, dando toda assistência aos moradores, avaliando as condições e atuando para minimizar os danos causados pelos alagamentos, com caminhões atuando para efetuar mudanças, máquinas desobstruindo pontos de alagamento e equipes ajudando a população neste momento de emergência...

Ascom Curaçá

Vereadores de Juazeiro aprovam PL em sessão extraordinária nesta quinta (03)

Vereadores de Juazeiro aprovam Projeto de Lei Nº060/2022 do Executivo Municipal em sessão extraordinária, na quinta-feira (03). O Projeto prevê a criação da empresa Juá Participações e Parcerias, em consonância a Lei Federal nº11.079 de 2004, que objetiva a disposição de melhores serviços de infraestrutura para o município de Juazeiro.

Assim como em qualquer parlamento democrático, uma vez que, o Parlamento é o berço da democracia, da prática sagrada do diálogo e da liberdade, houve divergências de ideias entre vereadores das bancadas de oposição e situação, no entanto, os debates não fugiram da divergência de ideias durante a discussão do documento. Seguindo o regimento interno da Casa do Povo, o PL foi lido, discutido e aprovado pela maioria dos vereadores presentes na sessão, em pleno cumprimento da ordem democrática...

Ascom CMJ-Monia Ramos

Não faremos oposição a Lula de jeito nenhum, diz Luciano Bivar

Presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar diz que seu partido não fará oposição "de jeito nenhum" ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Temos princípios econômicos diferentes, mas o que mais importa é o fortalecimento da democracia. Queremos dar governabilidade e sustentação ao presidente Lula e apoiaremos com o maior prazer seu governo. Não vamos ser oposição de jeito nenhum", afirma ele, que foi reeleito deputado federal por Pernambuco...

Fábio Zanini/Folhapress | Imagem: Reprodução/Câmara dos Deputados

Lula se encontra com Jaques Wagner durante descanso em praia na Bahia

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, está na Bahia para um descanso com a esposa Rosângela Lula da Silva, Janja, desde o resultado do 2° turno das eleições, em 30 de outubro. Conforme apurou o Estado de Minas, o petista está na Praia do Satu, em Porto Seguro, na Bahia. Apesar da “pausa” antes de assumir o cargo, ele também se encontrou com o senador Jaques Wagner (PT).

Após uma longa campanha, Lula informou aos 50,9% do eleitorado que o elegeu no último domingo (30/10), que teria alguns dias de descanso antes de começar o processo de transição. O petista está com a futura primeira-dama para a tão aguardada lua de mel, prometida desde o casamento em maio deste ano. ..

Jornal Estado de Minas Foto Ilustrativa

Transição de governo começa na próxima segunda-feira

Uma proposta de emenda à Constituição, que está sendo chamada de PEC emergencial de transição, é a aposta do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para viabilizar o pagamento de promessas da campanha, como o Auxílio Brasil de R$ 600, a partir de janeiro de 2023. O texto, que será construído até a próxima terça-feira (8), flexibiliza o teto de gastos com despesas inadiáveis, como o programa de transferência de renda.

Em reunião na manhã desta quinta-feira com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, integrantes da equipe de transição e parlamentares petistas, o relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que as promessas de campanha de Lula não cabem na proposta orçamentária para 2023, que foi governo de Jair Bolsonaro. "Todos sabem que não tem recurso para Farmácia Popular e que foram cortados recursos da saúde indígena, dos imunobiológicos e das vacinas. O Orçamento já é deficitário por si próprio. Pelo nono ano consecutivo, estamos fazendo Orçamento com déficit de aproximadamente R$ 65 bilhões", afirmou Castro...

Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apoiador de Bolsonaro, Nelson Piquet defende Lula 'no cemitério' em meio a discurso golpista

O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, pediu a morte do próximo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições, no último domingo (30), o ex-piloto aparece em vídeo dando a declaração durante um ato golpista realizado nesta quarta-feira (2). 

"Vamos botar esse Lula filho de uma p* para fora", disse o ex-piloto, antes de repetir o lema de Bolsonaro, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", afirmou. "E o Lula lá no cemitério", completou...

Fonte: Bahia Notícias e Veja | Imagem: Reprodução

“Aqueles que criminosamente não aceitam a democracia serão tratados como criminosos”, diz Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (3) que “não há como se contestar resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos e movimentos antidemocráticos”.

“Movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis serão responsabilizados na forma da lei. A democracia venceu novamente no Brasil. Aqueles que criminosamente não estão aceitando a democracia serão tratados como criminosos e as responsabilidades serão apuradas”, disse Moraes ao final da sessão desta quinta-feira (3)...

Fonte: CNN Brasil Antonio Augusto/Secom/TSE

Alckmin se reúne com relator para tentar adequar Orçamento 2023 a promessas de campanha

O vice-presidente eleito e coordenador da transição governamental, Geraldo Alckmin (PSB), se reuniu nesta quinta-feira (3) com o relator do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI) e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para discutir a adequação da proposta orçamentária de 2023 a promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também participaram da audiência a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), o coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante, os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Jean Paul Prates (PT-RN), Fabiano Contarato (PT-ES), Confúcio Moura (MDB-RO) e os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG), Enio Verri (PT-PR), Rui Falcão (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS)...

G1 Bahia Foto Divulgação