Outros Destaques

Política

Política

Transalvador barra Kombi que levava água para Gritos dos Excluídos

Um incidente por pouco não causa o maior tumulto para a saída do Grito dos Excluídos, ontem. Uma Kombi de apoio a 22ª edição do ato em Salvador, que transportava água para crianças e idosos, teve o acesso ao Campo Grande negado pela Transalvador. O veículo, que pertence às Pastorais Sociais da Arquidiocese de Salvador e tinha autorização para desfilar, estava na Avenida Leovigildo Filgueiras, ao lado do Teatro Castro Alves, e só foi liberado depois da intervenção do deputado Marcelino Galo (PT), que chegou a ligar para o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, para comunicar o que considerou ação arbitrária do órgão.  "Há mais de 20 anos que o ato ocorre em Salvador e sempre há o carro de apoio ao movimento, que transporta água para crianças e idosos, de modo que o bloqueio foi uma ação desnecessária, arbitrária, e que, justifica, por outro lado, a luta de quem participou do ato no Campo Grande contra essa exclusão e marginalização de movimentos sociais", afirmou Galo, que esteve acompanhado do padre José Carlos Silva, coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Salvador. "É a prova cabal de que os pobres ficam cada vez mais excluídos", endossou Silva. ..

Ascom Dep. Marcelino Galo

Rui Costa anuncia policlínica em Euclides da Cunha

O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira (8), a construção de mais uma policlínica no estado, desta vez em Euclides da Cunha, que atenderá também municípios da região. "Esse é o compromisso que assumimos com o povo baiano de regionalizar a saúde. Levar para o interior os serviços que só tinham nas grandes cidades, levar esse atendimento para próximo da casa das pessoas, para que elas não precisem se deslocar quilômetros em viagens para ver um médico, ou fazer um exame", afirmou.                       

De acordo com Rui, a estrutura do Centro de Especialidades, que está sendo construído na cidade pelo Governo do Estado, será transformada na 12ª policlínica da Bahia. "A primeira etapa será inaugurada ainda em 2016, com atendimento ambulatorial e consultórios médicos", revelou o governador, que também anunciou a construção de um anexo à unidade, para a realização de exames de imagem e diagnóstico. Além disso, Rui Costa destacou que investirá R$ 1 milhão na Saúde do município, com doação de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada ainda este ano.   ..

Secom Bahia Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

Aliados articulam para lançar candidatura de Wagner para governo em 2018

Articulações internas no Partido dos Trabalhadores podem levar a incertezas sobre o nome que disputará a eleição estadual em 2018. Um movimento que partiu do interior e já chegou à capital quer lançar o ex-governador Jaques Wagner para buscar um novo mandato, ao invés de uma eventual tentativa de reeleição de Rui Costa. Alguns dos principais aliados da sigla no estado se queixam que Rui não aprendeu a negociar politicamente, o que tem desagradado até mesmo caciques de outros partidos da base aliada. Uma das situações que incomodaram a base foi a nomeação do senador Walter Pinheiro (sem partido) para a secretaria de Educação, pouco tempo após sua saída do PT - o incômodo não chegou a ser público, porém diversos petistas reclamaram nos bastidores do movimento político do governador.

Os "escorregões" de Rui na articulação política foram externados, inclusive, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), que reclamou do tom adotado pelo chefe do Executivo baiano nas relações com parlamentares - e depois acabou voltando atrás da crítica. Se por um lado Rui aparece como bom administrador e mau negociador, Wagner tem a seu favor a boa avaliação de seus dois mandatos e o seu reconhecimento como bom articulador político – questão, inclusive, que o alçou a ministro-chefe da Casa Civil da ex-presidente Dilma Rousseff...

BN

Gonzaga Patriota reitera que não apoiará nenhum candidato a prefeito de Petrolina

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) reiterou seu posicionamento sobre as eleições municipais de Petrolina, neste final de semana, durante visita à cidade. O parlamentar voltou a afirmar que não apoiará nenhum dos candidatos a prefeito deste município.

"Meu posicionamento continua o mesmo. Muitas pessoas estão me perguntando se estou apoiando candidato A ou B, mas comunico que não estou apoiando nenhum nome, pois não me identifiquei com o projeto político de nenhum deles. Porém, volto a dizer que, independentemente de quem ganhar, continuarei ajudando enviando minhas emendas, como sempre fiz", comentou...

ASCOM

É um governo usurpador e sem legitimidade popular, diz Galo sobre Temer

Para Galo, população tem que tomar as ruas por novas eleições presidenciais.

Os protestos que tomam conta do Brasil e ocorrem em outras partes do mundo revelam que "o governo golpista de Michel Temer" não tem legitimidade, nem apoio popular. A afirmação é do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT).  Para o parlamentar, Temer é uma figura "inexpressiva" e o encontro do G20, na China, deixou isso evidente ao mundo...

Ascom Dep. Marcelino Galo

Vereador Medeiros cobra ações para a região de Maniçoba

Na sessão ordinária desta segunda-feira (05), o vereador José Carlos Medeiros (PSDB) usou a tribuna para questionar ações emergenciais na região do distrito de Maniçoba.  De acordo com o edil, obras foram realizadas recentemente e, pelo curto prazo graças ao período eleitoral, ainda precisam de reparos.

“A água, na comunidade de alto da maravilha na região de Maniçoba, que passa por um canal e é um constante transtorno para os moradores daquela localidade, é motivo de mais críticas a este governo. O prefeito, às pressas, mandou uma retroescavadeira para fazer uma limpeza do canal, mas ao invés de limpar, ele piorou porque os restos de lixo e lama foram lançados às margens do canal e ao lado das residências. Prejudicando os moradores por causa dos bichos e muriçocas atraídos pelo odor e sujeira”, aponta Medeiros...

Por Laiza Campos Foto: Joselito Tavares

Temer afirma que protestos contra impeachment são "pequenos e depredadores"

O presidente Michel Temer classificou neste sábado (3) de "pequenos e depredadores" os protestos que ocorreram nos últimos dias contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em algumas cidades brasileiras. De acordo com ele,  as manifestações são reações naturais diante do momento "politicamente complicado", mas não comprometem o início do governo porque são promovidas por "40 pessoas que quebram carro".

Temer está na China, onde presenciou encontro com investidores estrangeiros e vai participar da Cúpula de Líderes do G-20 (grupo das 20 maiores economias do planeta). Neste sábado, ele se encontrou com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevêdo.b"É natural que alguns grupos se reúnam para protestar. Agora, foram grupos pequenos e depredadores. Não foi uma manifestação democrática. Uma manifestação democrática é aquela que eventualmente pode sair às ruas e pregar uma ideia", disse...

Agência Brasil

Paulo Azi diz que Wagner não tem limites para as inverdades

"Envergonhados, o ex-governador Jaques Wagner e o PT não lançaram candidato próprio à Prefeitura de Salvador. Mas Wagner continua a insistir na desinformação e sem limites para as inverdades", afirmou o deputado federal Paulo Azi (DEM-BA) diante da obstinação do ex-ministro de propagar que o legítimo e constitucional processo de impeachment da presidente deposta Dilma Rousseff é golpe e tentar imputar a pecha de golpista aos adversários.

"Golpe é querer rasgar a Constituição Federal e não respeitar o que a nossa Lei Magna prevê para quem a desrespeita, seja o cidadão comum ou o presidente da República", assinala Azi. Para o deputado baiano, em vez de ficar repetindo uma mentira na tentativa de transformá-la em verdade, o ex-ministro de Dilma precisa explicar por que está atrás de uma boquinha no governo de Rui Costa. "Será que Wagner está buscando um jeito de se esquivar do juiz Sérgio Moro?", indaga...

Ascom Dep. Paulo Azi

Rui entrega 1.200 moradias em Camaçari

Nesta segunda-feira (5), 8.400 moradores de Camaçari serão beneficiados com a inauguração de 1.200 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Com um investimento de R$ 134,3 milhões, os imóveis fazem parte dos residenciais Caminho do Rio e Morada dos Pardais I a IV. A solenidade de entrega, que contará com a presença do governador Rui Costa, ocorrerá às 10h30, no Caminho do Rio, na Rua Falcão, Barra do Jacuípe (Estrada da Cetrel). ..

Secom Bahia

Manifestação pelo 'Fora Temer' acontece em Salvador neste domingo

As seções baianas da Frente Brasil Popular (FBP) e da Frente Povo Sem Medo (FPSM) estão entre os organizadores da manifestação que acontece neste domingo (04/09), em Salvador, contra a cassação da presidenta Dilma e pela saída do presidente em exercício, Michel Temer. A concentração será às 15h, na Praça do Campo Grande.

Segundo os organizadores, a ideia é sair em caminhada do Campo Grande até o Farol da Barra, um dos principais cartões-postais da capital baiana. As mobilizações pelo 'Fora Temer' têm ganhado força em Salvador e a expectativa é de que o ato deste domingo tenha ainda mais adesão, por ser em um fim de semana...

Ascom

"Temos razões para levantar a cabeça", diz presidente do PCdoB-BA

O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, considerou a cassação do mandato da presidenta Dilma Rousseff, pelo Senado Federal, na última quarta-feira (31/08), um ataque à democracia e pediu força à militância comunista, que atuou ativamente contra o processo de impeachment. Para Daniel, a luta perdida foi, acima de tudo, pela democracia.

"Ficou evidenciado, nesse processo final, que foi um golpe. Faltaram elementos técnicos, jurídicos, e, ainda assim, tomaram a decisão de fazer uma eleição indireta para a cassação da presidenta Dilma. Longe de abaixarmos a cabeça, temos razões para levantar a cabeça e saber que estamos do lado daqueles que defendem a democracia", disse...

Ascom/PCdoB-BA

Cassado assim como Dilma, Delcídio também quer manter direitos políticos

Depois de Dilma Rousseff (PT) ter sido afastada do cargo de presidente da República mantendo o direito de ocupar cargos públicos e eletivos, agora é a vez do ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT e atualmente sem partido) pedir a mesma coisa. Em mandado de segurança apresentado no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa pede que a cassação seja anulada e o processo volte para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Caso isso não seja possível, pede ao menos que ele recobre o direito de disputar eleições, para evitar que haja “dois pesos e duas medidas”, numa comparação com o processo de Dilma.

Delcídio foi cassado em maio pelo plenário do Senado, acusado de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Com isso, ele ficou inelegível por oito anos contados a partir do fim do mandato, que terminaria em janeiro de 2019. Ele argumenta que a inelegibilidade não é consequência automática da cassação do mandato...

"A presidente Dilma e o povo brasileiro foram vítimas de um crime", diz prefeito Isaac Carvalho sobre o impeachment de Dilma Rousseff

Essa semana tornou-se histórica para o Brasil após a decisão do Senado pelo impeachment de Dilma Rousseff. O Blog Geraldo José recebeu várias opiniões sobre o fato entre elas a do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. Para o prefeito que pertence ao PCdoB, partido aliado a Dilma e ao Partido dos Trabalhadores (PT), o impeachment foi um crime. Isaac Carvalho expressou ainda que o Partido Comunista não vai aceitar o impeachment que, para ele, se configurou como uma violência a democracia.

"A presidente Dilma e o povo brasileiro foram vítimas de um crime. Assim como Juazeiro, o Brasil não pode voltar ao passado. As conquistas sociais dos últimos anos no governo de Lula e Dilma deram ao país o reconhecimento internacional. Para a nossa cidade, todas as obras como Minha Casa Minha Vida, a construção de creches, quadras, a pavimentação de ruas possibilitaram que Juazeiro tirasse o atraso de décadas, porque tivemos o apoio e o reconhecimento dos nossos presidentes. Como representante do Partido Comunista do Brasil na região, só posso dizer que não podemos aceitar essa violência a democracia", afirmou Isaac Carvalho...

Aleluia diz que prioridade é gerar empregos no país

"O povo não quer saber de plebiscito, mas de empregos", afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) ao ser questionado em entrevista à Rádio Cruzeiro, na manhã desta sexta-feira (02), sobre a proposta da ex-presidente Dilma Rousseff de consultar a população para a realização de novas eleições.

Para Aleluia, a prioridade do governo Temer no enfrentamento da crise econômica deve ser reduzir as despesas públicas e não aumentar salários já altos de certas carreiras do serviço público. "Precisamos equilibrar as finanças do governo, diminuir a inflação, não elevar tributos e criar condições para a geração de empregos, o maior drama da população"...

Ascom/Aleluia

Governo muda regras do Bolsa Família transformando projeto mais "consistente"

O governo de Michel Temer (PMDB) quer mudar as regras de acesso e permanência do Bolsa Família. Técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário, Planejamento e Fazenda está finalizando um decreto para regulamentar as modificações. Algumas delas são o cruzamento com seis bases de dados oficiais no momento da inscrição no programa, para evitar falsas declarações de renda; os integrantes da família deverão possuir CPF; haverá redução em duas vezes da tolerância para que participantes que caiam na "malha fina" do programa sejam desligados. Atualmente, o benefício é perdido na terceira ocorrência. De acordo com O Globo, as medidas deverão dificultar o acesso ao Bolsa Família.  "O Bolsa Família não pode ser um destino das pessoas. É preciso ser criterioso na hora de conceder e também criar portas de saída para os que realmente precisam do apoio governamental", justificou Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário.

O governo argumenta que há necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa e há perspectiva de desligar 600 mil famílias na folha de pagamento já em setembro. Desde maio, quando Temer assumiu a presidência, foram feitos 916 mil cancelamentos. Em todo ano de 2015, foram realizados 1,3 milhão. O cruzamento dos CPFs, sendo obrigatório até mesmo para crianças, será feito com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a folha de pagamento do INSS, o Sistema Integrado de Administração e Recursos Humanos (Siape), o Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações à Previdência Social (Gfip) e o Guia da Previdência Social (GPS). Além da checagem inicial, os cruzamentos deverão ser feitos periodicamente, com ajuda do Caged, que por reunir informações de empregados e desempregados, permite acompanhar os usuários do Bolsa Família que entraram no mercado de trabalho sem comunicar a nova renda...

Governo Temer propõe idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres

O governo do então presidente Michel Temer (PMDB) vai propor ao Congresso que a idade mínima para aposentadoria seja de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres. A mudança integra a proposta de reforma da Previdência Social, que já está pronta e depende da decisão do peemedebista para entregá-la ao Congresso, com validade para servidores públicos e da iniciativa privada. Caso aprovada, a nova regra valerá para trabalhadores com menos de 50 anos. Aqueles que estiverem acima desta idade ficarão submetidos ao regime atual - em que não há idade mínima para contribuição e há cálculo do tempo de contribuição acrescido da idade, diferentes para homens e mulheres - e terão de pagar um "pedágio" proporcional ao tempo que falta para sua aposentadoria. De acordo com o G1, o texto estabelece, por outro lado, tratamento diferenciado para homens e mulheres.

Neste caso, a idade para transição seria 45 anos. O tempo de contribuição, segundo texto da proposta, teria peso para o valor do benefício. "O mundo resolveu com a idade mínima. O Brasil não vai querer ser o ‘Joãozinho’ do passo certo. Também vai resolver com idade mínima, porém nós não vamos criar esse sistema agora", disse o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) ao Jornal Nacional. Atualmente, o homem que quiser se aposentar deve ter contribuído com a Previdência por 35 anos, ou a soma de sua idade mais o tempo de contribuição tem de ser 95 anos. No caso das mulheres, são 30 anos de contribuição ou 85 anos, se somados o tempo de contribuição mais a idade da trabalhadora. ..

Agencia Brasil

"O processo de impeachment nasceu da vingança de Eduardo Cunha", afirma Paulo Bomfim

O Blog Geraldo José ouviu nesta quinta-feira (01), a opinião do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), sobre o impeachment de Dilma Rousseff que foi aprovado anteontem na plenária do Senado, em Brasília, por 61 votos favoráveis e 20 contrários.

Para Paulo Bomfim o impeachment é fruto do mandato do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. "O processo de impeachment nasceu da vingança de Eduardo Cunha, prosperou num congresso conservador e que, na maioria da sua composição, cumpre os interesses dos que financiaram tais deputados e senadores. Uma mulher honesta, legitimamente eleita, foi tirada do poder para que homens denunciados por corrupção o assumissem”, frisou...

CASA NOVA: JUSTIÇA ELEITORAL DECLARA IMPUGNADA A CHAPA DAGMAR NOGUEIRA/JOÃO HONORATO

Em decisão proferida nesta tarde de quinta-feira (01) a Justiça Eleitoral considerou improcedente o pedido de registro de candidatura de Dagmar Nogueira dos Santos Brito, do DEM de Casa Nova.

Ainda de acordo com a decisão da justiça eleitoral, em que pese o candidato a vice-prefeito João Honorato reunir condições de elegibilidade, “o registro de candidatura do candidato a vice-prefeito não deve ser deferido”, tornando toda a chapa da coligação “A Casa Nova que queremos” inelegível.

A decisão da Justiça Eleitoral, que vinha sendo aguardada com ansiedade em Casa Nova, movimentou os meios políticos no município e é um dos assuntos mais comentado nas redes sociais...

O PT vai se acomodar e tentará ‘livrar pescoço’ até 2018, avalia historiador

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) informou, pouco após a decisão do Senado desta quarta-feira (31), que ingressaria com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter o impeachment. Mesmo assim, para o historiador político Carlos Zacarias, o Partido dos Trabalhadores “vai se acomodar” por saber que é “absolutamente improvável” que consigam reverter o processo. “O PT sabe que não vai reverter isso, mas será como uma última cartada. O que devia ter feito, não fez. Agora eles vão tentar livrar o pescoço para mobilizar para 2018”, avaliou. Para o historiador, contudo, isso só será possível caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantenha como opção na próxima disputa eleitoral. “Lula ainda não foi condenado. Alguns setores farão pressão para ele ser condenado, porque se ele vier, vem com condições de ganhar. Não falo ganhar com certeza, mas com condições de igualdade para ganhar”, sugeriu.

Zacarias explicou que o PT foi parte fundamental de um processo que levou ao impeachment. O analista político acredita que a crise do país começou a mostrar sinais em 2013, quando houve as manifestações que tomaram todos os estados. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) apontam que, naquele ano, houve 2050 greves no Brasil – maior número desde o início da série histórica, que começou em 1978. O segundo ano com mais paralisações foi 1989, com 1962 casos. “Ali o Brasil não enfrentava a crise. A taxa de desemprego estava abaixo de 5%, não havia Lava Jato, a inflação estava controlada. Se você liga uma coisa à outra, vai ver que foram as expectativas frustradas que convergiram para a necessidade de luta. Não foram expectativas por pequenas melhorias, mas por grandes melhorias. Mas depois de dez anos do PT no governo, veio a Copa das Confederações, com estádios de primeiro mundo e escolas e hospitais de país subdesenvolvido. A paciência com o lulismo acabou ali”, definiu...

BN

Gonzaga Patriota cobra melhores condições para o transporte de cargas

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) cobrou maior incentivo do Governo no transporte rodoviário de cargas. O apelo foi feito nesta quarta-feira (31), durante o XVI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Patriota é o autor do requerimento para realização do evento, assim como nas edições anteriores.

Gonzaga defendeu um olhar mais atento para o setor, que tanto contribui com a economia, o desenvolvimento e as exportações brasileiras. "Parar o Brasil não é tão fácil, mas se os caminhoneiros pararem, o País certamente enfrentará uma série de dificuldades", afirmou...

ASCOM

Defesa de Dilma recorre ao Supremo contra decisão do Senado

A ex-presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quinta-feira (1º) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular sua condenação no impeachment e determinar que o Senado realize uma nova votação no processo.

Protocolado às 9h14 desta quinta, o mandado de segurança foi distribuído por sorteio para o ministro Teori Zavascki, que será o relator do caso. O pedido inclui um pedido de decisão liminar (provisória) para suspeder os efeitos da decisão desta terça, de modo que o presidente Michel Temer volte a ser interino até uma decisão final do STF sobre a ação. O mandado de segurança é um tipo de recurso judicial usado por alguém que considera que tem os direitos violados...

G1 Foto da Internet

"Precisamos buscar a retomada do crescimento" diz Charles Leão sobre impeachment de Dilma Rousseff

Nesta quarta-feira (31) o plenário do Senado aprovou, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. Horas após a decisão, no plenário do Senado tomou posse como presidente do Brasil Michel Temer.

O Blog Geraldo José ouviu o candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão que foi taxativo: "Acredito que precisamos superar este momento e buscar pacificar as forças e reunificar o país. O Brasil precisa urgentemente superar a crise e o desemprego, e buscar a retomada do crescimento", disse ele...