Outros Destaques

Política

Política

"Povo negro deve lutar por empoderamento e contra o racismo neste país", diz Valmir

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20), mas as homenagens ao povo afrodescendente já acontecem durante todo mês de novembro na Bahia e reúne diferentes frentes e movimentos sociais que lutam contra o racismo, a violência e a intolerância religiosa. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente em evento na Concha Acústica, em Salvador, no último sábado (18), os investimentos do governo de Rui Costa na valorização da cultura negra do estado foi importante para a implementação de parte do Estatuto da Igualdade Racial. De autoria do parlamentar petista, o estatuto cria uma série de ações para exaltar as culturas de matrizes africanas, como ações afirmativas em diferentes setores da sociedade. "É fundamental, por exemplo, ter o Ilê Aiyê em um projeto que transforma um espaço como a Concha do Teatro Castro Alves em um espaço para a negrada curtir o som dos tambores do bloco sem ser no carnaval", frisa. Assunção também lembra das atividades da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com a titular Fabya Reis reforçando as instituições com programas e projetos para o povo negro. 

Neste domingo (19), vésperas do Dia da Consciência Negra, Assunção também lembrou do seu projeto que torna a data de 20 de novembro feriado nacional. A peça foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue para apreciação no plenário da Câmara Federal. "É uma importante referência ao povo negro que ajudou a construir este país e ajuda no desenvolvimento dele", diz. Valmir foi secretário de estado no primeiro governo de Jaques Wagner e criou uma série de ações para a juventude negra, como o projeto 'Jovens Baianos' e as políticas de segurança alimentar, assistência social e investiu na cadeia produtiva dos povos indígenas e quilombolas. "Em qualquer espaço de poder que eu estiver defenderei o povo negro e os povos originários deste país. Não acho justo os inúmeros cortes do governo de Temer no orçamento, principalmente por serem nas políticas agrárias e sociais. Isso emperrou o desenvolvimento dos agricultores familiares e de quem realmente produz alimento neste país". ..

Ascom Dep. Valmir Assunção

"Barrar criação de novos cursos de medicina é retrocesso", afirma deputado Alex da Piatã

O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), repudiou a possível medida do presidente Michel Temer (PMDB) de decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país. A ação do peemedebista provocaria um tempo de cinco anos sem o surgimento dos cursos. Alex classificou o caso como absurdo e retrocesso. 

"É um retrocesso total. Só de imaginarmos que estávamos avançando tanto em aberturas de novos cursos em todas as áreas. Um curso de medicina é importante! O presidente agora vem com essa possibilidade sem nenhuma justificativa plausível. Isso parece um discurso generalista, sem detalhes, sem números... nada mais é do que retrocesso", declarou. ..

Ascom Dep. Alex da Piatã

Casa Nova: Cresce a luta por energia em todas as comunidades

O Programa Luz Para Todos, que beneficiou inúmeras comunidades rurais, no norte e nordeste do Brasil, foi interrompido no início do governo Temer e vem sendo retomado aos poucos, de acordo com as disponibilidades de recursos e projetos encaminhados ao Ministério de Minas e Energia.

Na Bahia o Luz para Todos continua executando obras que foram iniciadas, mas nenhuma nova obra foi autorizada. Porém, a maior insatisfação de comunidades, como as de Lagoa do Sal, Salininha, Vereda dos Potes e Olho d’Água, comunidade na região de Pau a Pique no interior do município de Casa Nova, a mais de 100 quilômetros da sede, é o fato de diversos projetos terem sidos aprovados, recursos liberados, obras iniciadas, mas não em toda a extensão que estava programada ou não atendem as comunidades a que estavam destinados os recursos...

Por Manoel Leão Ascom PMCN

Rui entrega 15,5 quilômetros recuperados em Lafaiete Coutinho

Nesta segunda-feira (20), 9h, o governador Rui Costa viaja para o município de Lafaiete Coutinho, onde inaugura 15,5 quilômetros de rodovia da BA-555, no trecho entre a BR-116 e a sede municipal. Foram investidos R$ 3,95 milhões na obra, que vai beneficiar mais de quatro mil habitantes. ..

Secom Bahia

Isaac Carvalho confirma pré-candidatura do PCdoB à presidência: “É pra valer”

Em que pese o discurso de unidade e uma certa timidez em revelar o desejo de encabeçar uma chapa para a Presidência da República, o PCdoB lançou, durante o 14º Congresso Nacional da legenda, neste final de semana, em Brasília, o desejo da deputada Manuela Dávila como pré-candidata à presidência.

O ex-prefeito de Juazeiro e pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, Isaac Carvalho, participou do congresso e confirmou à equipe do Blog Geraldo José que a iniciativa “é pra valer”.  O deputado estadual Zó também participou do encontro na capital federal.

Em relação a uma possível divisão no campo progressista, que tem o PT como protagonista em algumas eleições, Manuela disse: “Nós, do PCdoB, sempre fomos aqueles que soubemos o valor da unidade. Não será num momento de busca de saídas de uma crise tão severa que faltaremos com o compromisso com a bandeira e os sonhos de um Brasil justo e soberano”, expressou.

A possibilidade de um impedimento de Lula, em função dos processos que correm contra ele na justiça, é o principal ingrediente no tabuleiro político nacional e vários partidos dessa corrente já se apressam em colocar nomes na praça, a exemplo do PDT, que lançou a pré-candidatura de Ciro Gomes, o Podemos, que apresentou o nome do senador Álvaro Dias e o PSB, que deve anunciar em breve um nome socialista. 

O ex-presidente Lula participou do Congresso neste domingo (18) e disse em um dos trechos do seu pronunciamento: “Tem gente que reclama e fala que sou de extrema esquerda, que o Bolsonaro é de extrema direita e diz que o Brasil precisa encontrar um meio-termo. Que a Manuela seja esse caminho do meio”, mencionou...

Da redação

2ª AUDIÊNCIA POPULAR EM DORMENTES – MOVIMENTO TODOS PELA PE 630 CRESCEU

A cidade de Dormentes reuniu sexta-feira (17), uma sólida representação do poder público regional e um número muito satisfatório da população dos seis municípios, em defesa da Estrada que interliga Rajada/Petrolina, Extrema/Afrânio, Sede/Dormentes, Sede/Santa Filomena, Socorro/Santa Filomena, Videu/Ouricuri, Barra de São Pedro/Ouricuri e Sede/Trindade.

O Conselho Popular de Petrolina – CPP, organizado por Rosalvo Antônio, Zezinho de Mindu, Isabel, Perpétua, José Manoel e vários outros lutadores, com o apoio dos seis municípios, realizou a segunda Audiência Popular "Todos pela PE 630", com resultados gratificantes, pela formação de uma grande Comissão Permanente, que representará em Recife, o Movimento em defesa da pavimentação asfáltica da rodovia estadual PE 630...

Fonte: Blog Charles Araújo

Reaja ou será morto: 6º Coletivo na Rua abordará extermínio da juventude negra

Dia 24 (sexta-feira) deste mês de novembro, às 18h30min, a Praça da Juventude do bairro João de Deus será palco de diálogo entre o Mandato Coletivo e a comunidade sobre políticas públicas e questões raciais no contexto das injustiças e violências sofridas pela população negra. 

O Mandato Coletivo, do vereador Gilmar Santos e sua equipe,  realizará a 6ª edição do Coletivo na Rua, dentro da programação do Festival "Afrocoletividade", no mês das consciências negras, intitulado "Reaja ou será morto/a: redução da maioridade penal, encarceramento e extermínio da juventude negra". A ação será no dia 24/11, uma sexta-feira e se iniciará às 18h30min, contando com apresentações artísticas e participação de estudiosos e moradores em torno da temática. ..

Ascom Mandato Coletivo - Vereador Professor Gilmar Santos

TSE pede que governo mude horário de verão 2018 devido às eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer que o governo federal mude a data do horário de verão do próximo ano. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, entregou um ofício solicitando que em 2018 o horário de verão comece após o segundo turno das eleições gerais. Normalmente, o horário de verão começa no mês de outubro.

Em nota divulgada em seu site, o TSE explica que “a razão do pedido é garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”...

TSE

Geddel Vieira mandou destruir provas, diz delator

Braço direito de Michel Temer e pivô da maior apreensão de dinheiro sujo da história do Brasil, quando foram encontrados R$ 51 milhões em seu bunker, o ex-ministro Geddel Vieira Lima também determinou a destruição de provas. Quem afirma é o assessor parlamentar Job Vieira Brandão, homem de confiança de Geddel e de seu irmão Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que só não foi preso no episódio do bunker por ter foro privilegiado.

Segundo Job, que negocia acordo de delação premiada, foram destruídas anotações e agendas que poderiam incriminar ainda mais os dois irmãos do PMDB baiano, assim como os beneficiários dos recursos. A nova denúncia deve fazer com que Geddel perca qualquer esperança de deixar a Papuda e pode levá-lo a também delatar seu chefe, Michel Temer...

Revista Época

Deputado Roberto Carlos propõe lei que obriga o Estado a explicar porque obras estão paralisadas

Um Projeto de Lei pretende ajudar o cidadão a saber os motivos para uma obra do Governo do Estado estar paralisada. É o que propõe o deputado estadual Roberto Carlos, do PDT.  No Projeto encaminhado à Assembleia Legislativa, o Governo do Estado é obrigado a colocar na obra paralisada uma placa explicando à população os motivos para o atraso na entrega.

No Projeto de Lei, que vai ser apreciado pela Comissão de Constituição de Justiça para depois seguir os trâmites internos da casa até a votação em plenário, a placa deve ser colocada em local visível e em obras com mais de 90 dias parada. O deputado Roberto Carlos acredita que, com a aprovação da lei, o Governo do Estado fica obrigado a evitar possíveis paralisações nas obras públicas: “Reforça a obrigação do governo em exercer o princípio da publicidade e da transparência, garantidos em nossa Constituição Federal”...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Renan Calheiros é condenado a perder mandato e direitos políticos

Justiça do Distrito Federal condenou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a perda mandato e suspensão de direitos políticos por oito anos por improbidade administrativa. A sentença é o juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal. O parlamentar pode recorrer sem deixar o cargo.

De acordo com informações do G1, o senador foi condenado por enriquecimento ilícito e vantagem patrimonial indevida. O processo é relacionado ao caso do pagamento de pensão a um filho que o parlamentar teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. Ela acusa o peemedebista de pagar a pensão da criança com dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior...

Fonte: G1

Ex-assessor destruiu provas por ordem de Geddel e Lúcio Vieira Lima

O ex-assessor da Câmara Job Ribeiro Brandão afirmou, em depoimento à Polícia Federal, ter destruído documentos a pedido do ex-ministro Geddel e do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Anotações, agendas e outros papeis teriam sido picotados e jogados no vaso sanitário. As informações são do G1.

Brandão, ex-auxiliar de Lúcio, foi preso em setembro após operação da PF que encontrou R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador, usado como cofre pelo ex-ministro Geddel. Os investigadores encontraram impressões digitais de Job nas cédulas escondidas. O ex-assessor está em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e foi ouvido pelo corporação na última terça-feira (14)...

Fonte: G1 Foto de arquivo do Blog

Michel Temer deve suspender criação de cursos de medicina no Brasil

Michel Temer vai decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país. O prazo será de cinco anos. O ministro Mendonça Filho (DEM-PE), da Educação, confirmou a informação, divulgada na coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Segundo ele, o decreto para a adoção da medida já está na mesa do peemedebista, que deve assiná-lo até o fim do ano.

“Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino”, diz Mendonça. De acordo com ele, dois editais em andamento para a abertura de novos cursos, lançados ainda no governo de Dilma Rousseff, serão concluídos...

Coluna da Mônica Bergamo  Foto:Romério Cunha/Fotos Públicas

Projeto de lei do Deputado Roberto Carlos pretende diminuir fila por transplante de órgãos

Para mais de 1700 baianos, cada dia de vida representa uma contagem regressiva, seja para a morte ou para a vida. São pessoas que precisam de transplante de órgãos e que dependem da disponibilidade de doadores. Não é fácil: Para se ter uma ideia, deste montante, 900 precisam de um rim transplantado. É um órgão que filtra o sangue. Os que tem problemas renais ficam reféns da hemodiálise, uma medida paliativa que faz com que paciente e familiares sofram com os efeitos colaterais dessa alternativa.

Ciente dessas dificuldades de se encontrar doadores, o deputado estadual Roberto Carlos propôs uma lei que crie um “disque-doação”, para estimular possíveis doadores a salvar vidas...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Depois de assumir o Planalto, PMDB vê caciques envolvidos em denúncias, Bahia é um dos alvos

O PMDB é uma união de caciques regionais, que comandam os respectivos feudos políticos com completa autonomia e que, eventualmente, se reúnem para planejar ações no plano federal. É essa capilaridade que torna o partido essencial para qualquer governo instalado no Palácio do Planalto. Excepcionalmente, o partido vive, agora, seu momento de protagonismo no plano nacional, com Michel Temer. Mas a legenda, que tem a maior bancada da Câmara e do Senado, tem sido alvo da Lava-Jato. Só nesta semana houve operações no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. Mas os estragos não ocorreram apenas lá.
 
O partido está na mira na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul, no Pará, em Roraima, em Rondônia, em Goiás, em Alagoas, no Ceará e no Maranhão. É verdade que a Lava-Jato tem provocado estragos em várias legendas. O primeiro a sofrer os impactos da operação foi o PT, culminando com a condenação a nove anos e meio de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diferença é que, no caso dos petistas, o estrago foi em figuras nacionais. Já no PMDB, embora os investigados também estejam no plano federal, são eles que dão as cartas nos diretórios estaduais.

A situação mais grave, sem dúvida, é no Rio de Janeiro, onde o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, foi preso ontem. Também estão presos e condenados o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. ..

Paulo de Tarso Lyra , Bernardo Bittar -Especial Correio

Pesquisa aponta Vereador Gleidson Medrado como o mais atuante de Juazeiro

O Instituto Tiradentes, entidade criada em 2003 em Minas Gerais com o objetivo de capacitar vereadores em todo o Brasil, realiza uma já tradicional pesquisa nas maiores cidades do País, acaba de divulgar uma realizada em Juazeiro, Bahia, que afere a atuação dos vereadores neste primeiro ano de mandato.   

Realizada desde o ano de sua fundação, a pesquisa é feita por telefone e tem sua lisura garantida pelos métodos utilizados e reconhecidos pelo IBGE. Em Juazeiro foram sorteados 1.550 telefones, na sede e nos distritos e o nome de Gleidson Medrado foi lembrado como o mais atuante por 444 pessoas entre os 21 vereadores eleitos...

Ascom Vereador Gleidson Medrado

Ministério Público pede para Justiça bloquear R$ 24 mi de bens de Lula e do filho

O ministério Público Federal no Distrito Federal solicitou nesta quinta-feira à Justiça Federal em Brasília o bloqueio de bens o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do filho dele, Luís Cláudio Lula da Silva. O valor solicitado soma R$ 24 milhões.Em nota, a defesa de Lula afirma que o pedido não tem base jurídica e vai apresentar defesa pedindo o indeferimento da medida.

Não é a primeira vez que Lula o Ministério Público Federal pede o bloqueio dos bens de Lula.Em julho deste ano, o juiz Sérgio Moro acolheu o pedido da Procuradoria da República, dois dias depois de condenar Lula a 9 anos e seis meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex, em Guararujá, litoral paulista...

Agencia Estado

Por unanimidade, tribunal determina a prisão de Picciani, Melo e Albertassi

Por unanimidade, os desembargadores da Seção Criminal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) votaram nesta quinta-feira pela prisão em flagrante do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, do líder do governo na Casa, Edson Albertassi, e do deputado Paulo Melo, todos do PMDB. Foram cinco votos pela prisão dos deputados.

A decisão do Tribunal Regional Federal é para que a prisão de Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi seja cumprida de imediato. ..

Epoca

Governador elogia deputado José Carlos Araújo pelo trabalho em Morro do Chapéu, durante lançamento da Odoyá Transmissora de Energia

O deputado federal José Carlos Araújo prestigiou terça-feira (14) a cerimônia de inauguração das instalações da Odoyá Transmissora de Energia, no estado. O evento ocorreu no Hotel Deville, com a presença do governador da Bahia Rui Costa, do Secretário de Turismo da Bahia José Alves, executivos da empresa e diversas outras autoridades.

A empresa Odoyá cumpriu o projeto de implementação e entrega de mais de 270 km de linhas de transmissão e 4 subestações em municípios da Bahia, com destaque em 2 grandes e novas subestações – Juazeiro da Bahia III e Morro do Chapéu, além das subestações Sapeaçu e Juazeiro da Bahia II. O trabalho permitiu a ampliação da oferta de transmissão de energia visando a integração dos parques eólicos no estado...

Ascom Dep. José Carlos Araújo

Presidente da Câmara de Petrolina cancela sessão justificando que depois do feriado o setor legislativo não tem como organizar os trabalhos

Uma polêmica ganhou espaço no vizinho município de Petrolina. O presidente da Câmara de Vereadores, Osorio Siqueira enviou aos demais legisladores o comunicado da não realização de sessão ordinária nesta quinta-feira (16).

No comunicado Osorio justifica diz que "não haverá sessão ordinária após o feriado da Proclamação da República, em razão do Setor Legislativo não ter como organizar as matérias legislativas para a referida sessão". Ainda de acordo com o presidente "o Poder Legislativo funcionará normalmente, apenas não haverá sessão"...

Redação blog

Fernando Bezerra Coelho assume compromisso de lutar pelo fortalecimento da indústria naval em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) dialogou nesta segunda-feira (13/11) com os principais representantes da indústria naval em Pernambuco. O parlamentar esteve nos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, ambos instalados no complexo portuário de Suape. Ele conversou com diretores e funcionários das empresas, visitou os projetos em construção e discutiu alternativas para o setor, que gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e quase 20 mil indiretos no Estado.

No Atlântico Sul o senador foi recebido pelo presidente da companhia, Harro Burmann, que ao lado dos diretores fez uma apresentação sobre a indústria naval brasileira e suas perspectivas para os próximos anos. O EAS está construindo cinco embarcações e emprega cerca de 3.500 pessoas. Fernando Bezerra visitou as instalações e conheceu a linha de produção do estaleiro, que está entre os mais modernos da América do Sul. À tarde o senador foi ao Vard Promar, que faz parte da Fincantieri Company, empresa italiana com presença em três continentes.  Ele foi recebido pelo vice-presidente sênior, Guilherme Coelho, e pelo diretor administrativo Marcello Rômulo da Silva...

Ascom

Vereador Ibamar Fernandes aciona prefeitura para resolver falta de escoamento de água da chuva no Loteamento Recife em Petrolina

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco amanheceu chovendo na madruga desta terça-feira, 14 de novembro, e alguns bairros, a exemplo do Loteamento Recife II, apresentaram problemas com o escoamento da água das chuvas. Preocupados em ficar ilhados com previsão de novas chuvas na região, moradores solicitaram ao vereador Ibamar Fernandes, que interceda junto à prefeitura em favor da comunidade.

A aposentada Auxiliadora Freire, conta que quando chove os moradores, "não tiram carro da garagem, e, além disso, aparecem insetos peçonhentos a exemplo de ratos, baratas entre outros. Espero providências da prefeitura que possa fazer o calçamento das ruas 16 e 17", enumerou.     ..

Ascom Vereador Ibamar Fernandes