Outros Destaques

Política

Política

Vídeo da reunião de Moro com Bolsonaro chega ao STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, citada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como prova do depoimento que deu à Polícia Federal no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na corporação. O ex-juiz afirma que, naquele encontro, o chefe do Executivo solicitou a troca no comando da superintendência da instituição no Rio de Janeiro, além de acesso a relatórios de inteligência. O ministro Celso de Mello, relator do inquérito no Supremo, colocou o material sob sigilo.

O arquivo foi entregue em um HD externo na Secretaria Judiciária do Supremo e, de acordo com a AGU, não foram feitos cortes ou edições. No documento que confirma o encaminhamento do material, o advogado-geral da União, José Levi, afirma que apresenta “referido HD externo, na forma que lhe foi apresentado pela Presidência da República” e que o arquivo “contém o inteiro teor, sem qualquer edição ou seleção de fragmentos, da gravação mencionada (…).”..

Correio Braziliense

'Saúde não é vida? Por que as academias estão fechadas?', ironiza Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou o fechamento de comércios, na manhã desta sexta-feira (8), na saída do Palácio da Alvorada. Uma das reclamações expostas por apoiadores foi em relação às academias.

Um dos presentes questionou o chefe do Executivo sobre o fechamento desses estabelecimentos. Antes de responder, Bolsonaro disse que a "imprensa iria gostar" da resposta: "Saúde não é vida? Por que as academias estão fechadas?", disparou. ..

Correio Braziliense

Terra, entulhos e sujeira tomam conta de principal avenida do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro

Moradores e comerciantes do Alto da Maravilha, em Juazeiro, estão cobrando mais uma vez providências à prefeitura no que diz respeito a sujeira que tomou conta do bairro. De acordo com esses moradores não é preciso muito esforço para perceber essa situação de descaso, pincipalmente no que diz respeito ao acúmulo de terra nas ruas e entulhos espalhados por diversos locais.

Na principal avenida, na conhecida rua da Sote, os moradores relatam que a terra está se amontoando no asfalto, num sinal claro que a varrição naquela artéria não é feita a muito tempo...

redeGN

TCE-PE anula decisão que reprovou contas do ex-prefeito Julio Lossio

Em sessão realizada por videoconferência na última terça-feira (05/05/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por unanimidade, anulou a decisão que rejeitou as contas do Ex-Prefeito Julio Lossio, relativas ao exercício financeiro de 2016, por ausência de notificação válida para apresentação de defesa.

Segundo a decisão, uma vez "configurada falha na notificação para apresentação de defesa do interessado, entendo pela nulidade 'ex officio' do Parecer Prévio emitido pela Segunda Câmara, no Processo TCE-PE nº 17100143-6, devendo o mesmo retornar a` etapa de instrução, com devolução do prazo de defesa e determinacção de expedição de nova notificacção"...

Bolsonaro diz que vetará possibilidade de reajuste salarial a servidores públicos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai vetar o trecho do projeto de ajuda aos Estados que abre possibilidade de reajuste salarial para categorias de servidores públicos, mesmo em meio à pandemia de coronavírus. “Eu sigo a cartilha de Paulo Guedes na Economia. Se ele acha que deve vetar, assim será feito”, disse o presidente.

Após reunião “surpresa” em que Bolsonaro levou empresários até o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu que Bolsonaro vete o trecho e ressaltou que dois anos sem aumento significam R$ 130 bilhões em economia. “Eu renovo meu pedido de contribuição do funcionalismo público. Estou sugerindo que presidente vete”, completou...

Foto Ilustrativa

Carlos Neiva sai em defesa da democracia e contra os Fake News

O antidemocrático projeto aprovado pela câmara de vereadores, suscitou na sociedade grande repulsa pelo teor do projeto. Embora trate da punição aos  "fakes news", na sua essência ele tem como objetivo intimidar e amordaçar o cidadão comum e os veículos de comunicação.

O empresário Carlos Neiva, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Juazeiro e sempre participou da CDL, ACIAJ e na AEDISF- Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco, foi uma das vozes que se levantaram contra o projeto e as suas intenções claras de intimidar a população, nesse momento de profunda crise na saúde do município...

ASCOM PV

Gonzaga Patriota repudia congelamento de salários dos servidores

Seguindo todas as recomendações de segurança para evitar a disseminação e contágio do novo coronavírus, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (05), para criticar o art. 8 do PLC nº 39/2020, que prevê congelamento de salários dos servidores federais, estaduais e municipais até dezembro de 2021.

O texto do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020 estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus. Para o parlamentar, não é justo sacrificar as trabalhadoras e trabalhadores do setor público, impondo um severo aprofundamento do arrocho salarial e congelamento das carreiras do funcionalismo público...

Ascom Deep. Gonzaga Patriota

Projeto de Gleidson Medrado cria condições de renda para milhares de pequenos produtores

O Vereador Gleidson Medrado (PSD), com um projeto inovador, considerado constitucional e dentro dos limites impostos pela Lei Orgânica do Município pelas comissões que o analisaram na Câmara de Juazeiro, vai conseguir mudar, no curto prazo, condições de vida de milhares de pequenos produtores rurais do município de Juazeiro.

O Projeto 3584/2020, discutido e aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 04/05, reforça a autorização de distribuição dos alimentos adquiridos com recursos do FNAE, a merenda escolar, às famílias dos estudantes da rede municipal, determinando que trinta por cento seja oriunda da produção de agricultores familiares...

Ascom Vereador Gleidson Medrado

Governo muda direção-geral do DNOCS, órgão federal responsável por obras contra secas, novo diretor é indicado pelo Centrão

O governo federal decidiu mudar a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Nesta quarta-feira (6), foi publicado no "Diário Oficial da União" portaria que exonera o antigo diretor-geral do órgão, José Rosilonio Magalhães de Araujo, e nomeia Fernando Marcondes de Araujo Leão para substituí-lo.

Araujo é uma indicação do Centrão, grupo da Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita...

G1

Bate cabeça: renomeado pela manhã para Funarte, Dante Mantovani é demitido no final da tarde

O maestro Dante Mantovani foi nomeado na manhã de hoje (5) como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em portaria assinada pelo Ministro ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. 

A publicação no Diario Oficial da União repercutiu muito, já que o indicado, que havia comparado o rock ao satanismo, havia sido demitido em março deste ano do mesmo cargo, quando a atriz Regina Duarte assumiu a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, optando pela indicação de Marcos Teixeira Campos,  um servidor de carreira da Funarte, para o lugar de Mantavani...

redeGN

Urgente: Eleitor tem até amanhã (6) para fazer troca de domicílio eleitoral

Apesar das inúmeras informações envolvendo a temática da Covid-19, o eleitor brasileiro precisa ficar atento aos prazos eleitorais. Mesmo sem uma definição ainda sobre as eleições 2020, a data limite para mudança de domicílio eleitoral ou modificações no título de eleitor está próxima.

Termina nesta quarta-feira, dia 06 de maio, o prazo para quem quer mudar a cidade onde vai votar ou fazer pequenos ajustes no documento de votação. Vale lembrar que esse prazo está restrito aos eleitores, pois o prazo para quem será candidato já encerrou em abril...

Prefeito de Uauá rebate denuncias feitas pelo ex-prefeito sobre Informações dos Kits de Merenda Escolar

Através de vídeos do prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, e do Secretário Municipal de Educação, Antônio Marcos Varjão, rebatem as acusações do ex-prefeito Jorge Lôbo publicadas em matéria pela RedeGN. Veja aqui.

Confiram Nota Prefeitura Uauá:..

AscomPMU

Bolsonaro diz que país só não enfrenta onda de saques por conta do auxílio

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na manhã desta terça-feira (05) que o pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600  tem mantido o país "longe de saques e da violência". 

A fala foi dita a um simpatizante que se identificou como um microempresário de Salvador. Ele reclamou das restrições impostas pelo prefeito da capital, ACM Neto, e o governador da Bahia, Rui Costa, criticou o isolamento social, pediu a reabertura de comércio e o início do isolamento vertical. Bolsonaro então respondeu:..

Foto Ilustrativa

Regina Duarte, sobre Bolsonaro: "Acho que ele está me dispensando"

Em conversa com uma assessora, Regina Duarte disse hoje que acredita estar sendo dispensada por Jair Bolsonaro — após a recondução do olavista Dante Mantovani, demitido por ela, à presidência da Funarte –, informa Igor Gadelha na Crusoé.

A demissão de Dante Mantovani da Funasa aconteceu logo após Regina Duarte assumir a Secretaria de Cultura. Ele ganhou destaque na imprensa nacional após associar o rock ao satanismo...

Revista Crusoé

Bolsonaro manda jornalistas calar a boca e nega interferência na Polícia Federal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se mostrou alterado na manhã desta terça-feira (05). Na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado se havia sido um pedido dele as mudanças na direção da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Bolsonaro não respondeu e mandou repórteres calarem a boca. 

Em mãos, carregava uma folha de papel sulfite com um print de uma manchete da Folha de S. Paulo que tratava sobre o assunto e disparou:..

Foto: Ilustrativa

Tachada de “Lei da Mordaça” pela oposição, projeto gera atrito entre o presidente da Câmara Alex Tanuri e o empresário Carlos Neiva

Por maioria simples e com os votos contrários de Allan Jones, Aníbal Araújo e Domingão da Aliança a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou na sessão ordinária virtual desta segunda-feira (04) o projeto de autoria do Vereador Alex Tanuri (PP) que “Dispõe sobre a aplicação de sanções a pessoas físicas ou jurídicas, que dolosamente, valendo-se da internet, redes sociais ou outros meios, divulgar informação ou notícia falsa que possa desvirtuar a verdade sobre a saúde, epidemias, endemias ou pandemias, que afete o interesse público relevante no âmbito do Município de Juazeiro”.

O projeto foi justificado pelo vereador como “de extrema importância no momento em que vivemos, quando uma informação falsa, disseminada pelas redes sociais pode levar à morte”. Antes da votação, no entanto, o Pastor Teobaldo Pedro, o empresário Carlos Neiva, ambos pré-candidato a prefeito de Juazeiro e vários ouvintes no Programa Geraldo José (Transrio FM) expressaram seu descontentamento com a proposição...

Da redação

Em petição, Sérgio Moro solicita que conteúdo do seu depoimento à PF, se torne público

O que disse e apresentou o ex-ministro e ex-juiz, Sérgio Moro, à Polícia federal, em depoimento colhido em Curitiba no sábado (2), está bem próximo de ser revelado, após pedido do próprio Moro para que o conteúdo do seu depoimento seja revelado.

Através de petição, os advogados de Moro explicitaram o desejo de que o depoimento se torne público: “Considerando que a imprensa, no exercício do seu legítimo e democrático papel de informar a sociedade, vem divulgando trechos isolados do depoimento prestado pelo requerente em data de 2 de maio de 2020, esta defesa, com intuito de evitar interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações e garantindo o direito constitucional de informação integral dos fatos relevantes -- todos eles de interesse público -- objeto do presente inquérito, não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos, inclusive no tocante ao teor integral do depoimento prestado pelo requerente”, escreveram...

da redação redeGN

Forças Armadas estão ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou em nota nesta segunda-feira (4) que as Forças Armadas "cumprem sua missão constitucional" e que estarão "sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade".

A nota foi divulgada no dia seguinte à participação do presidente Jair Bolsonaro em um ato com pautas antidemocráticas e inconstitucionais. Em transmissão durante o protesto, Bolsonaro afirmou que "chegou ao limite" e que "não tem mais conversa" – sem explicar o que queria dizer com isso...

G1

Se descumprir decisão, Bolsonaro fica sujeito a impeachment, diz Ministro do Supremo

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso acredita que caso o presidente Jair Bolsonaro descumpra qualquer decisão judicial poderia ser considerado culpado pelos "crimes comuns de desobediência e de responsabilidade, passível de impeachment"...

Terra

Bahia: Campanha orienta povos e comunidades tradicionais para combate ao coronavírus

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), lançou uma campanha de orientações sobre o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) junto aos povos e comunidades tradicionais da Bahia.

Dois vídeos estão sendo trabalhados, a partir deste domingo (3), como principais peças de sensibilização, contendo variadas ilustrações e explicações técnicas, incluindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS)...

Secom Bahia

Deputados Zó e Bobô em defesa dos artistas baianos

Seguramente, um dos segmentos mais afetados pelos efeitos da pandemia de coronavírus foi o dos artistas, prejudicados pelo cancelamento de shows e grandes eventos, além do fechamento de bares, restaurantes e casas de espetáculos. Para minimizar o problema, os deputados estaduais Zó e Bobô, ambos do PCdoB, tomaram uma importante iniciativa.

Os dois parlamentares encaminharam ofício ao governador Rui Costa (PT), solicitando que a Bahiatursa pague os eventos realizados através da empresa. Isso contempla atrações, grupos artísticos, bandas ou qualquer outra atividade já executada no estado...

Venezuela diz ter matado 8 mercenários que vinham de barco para fomentar golpe

O regime de Nicolás Maduro disse que interceptou uma incursão marítima de "terroristas mercenários" que tentavam entrar no país a bordo de lanchas, vindos da Colômbia.

A oposição considerou o caso uma encenação, para desviar o foco de outros problemas. Segundo o governo, um grupo chegou na manhã de domingo (2) à costa de La Guaira, a 32 km de Caracas.

"Eles tentaram fazer uma invasão pelo mar. Era um grupo de mercenários terroristas da Colômbia, com a intenção de cometer atos terroristas no país e matar líderes do governo revolucionário", disse Nestor Reverol, ministro do Interior, em um discurso na TV. Segundo ele, essas ações seriam uma forma de ampliar a violência, gerar caos e, assim, criar condições para um golpe de Estado.

O governo disse que oito pessoas foram mortas na operação e duas, presas. Afirmou também que uma das lanchas afundou, e que barcos militares fazem buscas por sobreviventes na costa.

Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Constituinte, disse que um dos mortos é Roberto Colina, apelidado de Pantera e ligado ao general da reserva Cliver Alcalá Cordones. O militar é acusado pelos EUA de narcoterrorismo. Cordones rompeu com Maduro em 2013 e depois passou a apoiar o líder opositor Juan Guaidó.

O governo Maduro acusou Cordones de tentar introduzir no país um arsenal de armas apreendido na Colômbia em março, com a suposta participação de Guaidó, que negou as acusações.

Em um comunicado, Guaidó disse que o relato do suposto incidente deste domingo tem contradições e inconsistências, e que se trata de uma tentativa de desviar a atenção da rebelião ocorrida em um presídio na sexta (1º), que deixou ao menos 47 mortes, e de uma briga de gangues em Caracas no sábado (2).

O governo colombiano disse que as acusações de envolvimento do país são infundadas, e também classificou o caso como uma ação para tirar o foco de problemas reais.

Maduro frequentemente acusa seus adversários de tentar derrubá-lo do poder com o apoio dos EUA. A oposição diz que são acusações sem fundamento, inventadas para justificar a prisão de opositores.

Os Estados Unidos, o Brasil e dezenas de outros países consideram que a reeleição de Maduro em 2018 foi ilegítima, e não o reconhecem como líder da Venezuela.

No entanto, Maduro segue no comando, com apoio das Forças Armadas e de países como China e Rússia. O país enfrenta uma grave crise econômica e social, que levou milhões de pessoas a deixar o país. ..

BN