Foram encontrados 18 registros para a palavra: veterinária

Concurso público para professor do magistério superior na UFCA. Vagas contemplam cursos de Medicina Veterinária, Jornalismo e Química

Com inscrições até dia 29 de dezembro de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está com concurso público aberto para contratação de cinco docentes para o cargo de professor do magistério superior. Os procedimentos da seleção são regidos pelo Edital 70/2023, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA). Os setores de estudo contemplam os seguintes cursos:  Medicina Veterinária: Clínica Médica e Cirúrgica de Equídeos e de Pequenos Animais; Jornalismo: Práticas em Comunicação Integrada – Jornalismo, Comunicação Pública e Organizacional, e Práticas Jornalísticas – Processos Editoriais e Produtos Impressos; Química: Química Orgânica.

Os/as selecionados/as irão atuar, respectivamente, nos campi Crato (Medicina Veterinária), Juazeiro do Norte (Jornalismo) e Brejo Santo (Química). Em relação às vagas, três são para ampla concorrência, uma para Pessoas com Deficiência (PcDs) e uma para candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Quadro de vagas e taxa de inscrição  Para se candidatar aos setores de estudo referentes ao curso de Medicina Veterinária, os/as interessados/as devem ter doutorado em Ciência Animal, Ciências Veterinárias, Clínica Veterinária ou áreas afins.  ..

Conselho de Medicina Veterinária alerta para os riscos de extinção dos jumentos se o modelo atual de abate continuar

Desde 2008, a comunidade de Serra do Rosário, no município de Sobral, região norte do Ceará, realiza o concurso do jumento mais “enfeitado” da região.

Na disputa, os criadores vestem os jumentos com fantasias criativas e competem pelo prêmio em dinheiro. O organizador do concurso, Audino Lopes, contudo, teme pela continuidade da festa...

Univasf realiza processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias no Semiárido

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para as turmas 2023.2 dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de julho. Há 8 vagas para o mestrado e 5 para o doutorado. Também são destinadas duas vagas a servidores da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf, uma para cada curso...

Univasf promove IV Simpósio de Leishmanioses

A Leishmaniose é uma zoonose que contamina seres humanos e animais, principalmente os cães. É um tipo de doença infecciosa, mas não contagiosa, causada por um protozoário do gênero leishmania e sua transmissão é através de um mosquito infectado.

Esta zoonose é frequente na região de Petrolina e pensando em difundir o conhecimento sobre a doença, o Colegiado de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IV Simpósio de Leishmanioses do Vale do São Francisco (IV SIMLEISH) nos dias 30 de junho e 1º de julho...

Médica veterinária é perseguida e morta a tiros em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia

Uma médica veterinária de 29 anos foi morta a tiros em Teixeira, cidade no extremo sul da Bahia, no início da noite de quinta-feira (23). Crislaine Boldrini Faé estava a bordo de uma motocicleta, quando foi atingida pelos disparos.

De acordo com a polícia, a mulher saía do trabalho e ainda estava de uniforme, quando foi perseguida por dois homens a bordo de uma motocicleta. Crislaine também se transportava em uma moto e tentou fugir. A passar pela rua do Cedro, região do Centro, ela foi atingida por quatro tiros, ainda com o veículo em movimento...

Univasf: Hospital Veterinário concorre a Emenda Parlamentar e solicita engajamento para conseguir verbas

A Univasf está participando de uma Emenda Participativa que não tem cunho político, para angariar verbas para a reforma e reestruturação da Clínica Veterinária Universitaria e construção do Centro de Convivência. 

De acordo com informações obtidas pela REDEGN, os alunos da Univasf "não conseguem ter aulas por conta da precariedade do local, e os atendimentos à população carente estão suspensos". ..

Pesquisa de egressa de Mestrado no Semiárido identifica ocorrência de gene associado à Mielopatia Degenerativa na raça Pastor Alemão

A Mielopatia Degenerativa Canina (MDC) é uma enfermidade que acomete cães idosos de várias raças e é muito estudada no mundo inteiro, principalmente por suas semelhanças com a esclerose lateral amiotrófica em humanos.

No Brasil, o primeiro estudo sobre a frequência do gene relacionado à mutação, que é considerada fator de risco ao desenvolvimento da doença em animais da raça Pastor Alemão, foi realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) pela médica veterinária Cássia Regina Oliveira Santos, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária no Semiárido (PPGCVS), que foi publicado recentemente na revista internacional Plos One...

Causa animal: Miguel se compromete a implantar clínica veterinária e "castramóvel" em Petrolina

O bem estar animal também está entre as prioridades da campanha à reeleição de Miguel Coelho (MDB). O candidato anunciou que em seu segundo mandato pretende investir em novas políticas públicas para garantir a proteção dos bichos, em especial, os que vivem em condição de abandono.

Duas das propostas foram apresentadas em reunião com entidades sociais e de proteção animal. Miguel se comprometeu a criar uma clínica veterinária pública. Além disso, para permitir um controle mais saudável da população animal, o candidato emedebista disse que implantará o primeiro "castramóvel" da cidade - veículo com estrutura para castração e pequenos procedimentos cirúrgicos...

Combate à leishmaniose: prefeitura orienta clínicas veterinárias sobre notificações da doença em Petrolina 

Entre as doenças com mais alta mortalidade de animais, está a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) que pode apresentar sintomas como febre, anemia e perda de peso do animal. Por conta disso, a Prefeitura de Petrolina está trabalhando para controlar os casos da doença no município.

Entre as medidas tomadas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está convocando médicos veterinários de clínicas particulares para que os estabelecimentos possam colaborar com as notificações em animais domésticos, que tiverem resultado positivo para a doença. ..

CCZ de Petrolina solicita auxílio de clínicas veterinárias particulares nas notificações de leishmaniose

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina está convocando médicos veterinários de clínicas particulares para solicitar o auxílio desses estabelecimentos nas notificações de casos de leishmaniose em animais domésticos.

Para evitar aglomeração, serão convocados dois profissionais por vez, sendo a primeira reunião já marcada para a próxima segunda-feira (29), às 14h, na sede do CCZ. O uso de máscara é obrigatório...

Solucione Jr elabora projeto de Trailer Pet Shop para egressas do curso de Veterinária da Univasf

Uma oportunidade de empreendimento, uma ideia desafiadora e a realização de um sonho. Estes foram os elementos dados à Empresa Júnior Solucione Jr, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a elaboração de um dos seus projetos mais desafiadores, o trailer pet shop.

Duas egressas do curso de Medicina Veterinária da Univasf foram as responsáveis pela ideia do trailer e a Solucione Jr pela elaboração do projeto. Esse foi o primeiro trailer projetado pela Empresa Júnior e também o primeiro pet shop neste formato, em Petrolina (PE)...

Estão abertas as inscrições para o II Workshop em Medicina Veterinária Translacional da Univasf

Promovido pela disciplina de Medicina Veterinária Translacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o II Workshop Medicina Veterinária Translacional está com inscrições abertas para participação. O evento é voltado para docentes e discentes da graduação e pós-graduação. O Workshop será realizado entre os dias 15 e 30 de julho, no auditório do Hospital Veterinário Universitário (HVU), no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). O evento é gratuito e são disponibilizadas 60 vagas.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site. O Workshop, que tem como objetivo discutir, de maneira contextualizada, a integração das ciências básicas e clínicas, impactando na qualidade de vida animal e humana, abrange temas na área das Ciências e Tecnologia; Comunicação e Saúde Mental; e Medicina do Coletivo. Outras informações podem ser solicitadas através do e-mail: [email protected]...

Vigilância Sanitária promove seminário para pet shops, consultórios e clínicas veterinárias

A Prefeitura de Petrolina abriu inscrições nesta segunda-feira (23), para o primeiro seminário sobre pet shops, consultórios e clínicas veterinárias que acontecerá no próximo dia 2 de maio (segunda-feira), às 18h30, no auditório do Senac. O objetivo é passar as normas sanitárias, além de viabilizar crédito de até R$ 8 mil, através da Agência Municipal do Empreendedor, para ser investido no seu empreendimento. Para realizar a inscrição, o interessado pode comparecer a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, das 8h às 17h, na Rua São José Nº 440, Centro, ou através o telefone: (87) 3864-2738.

Além dos donos de comércios voltados para animais, o encontro também receberá estudantes do curso de Medicina Veterinária. "Todas as clínicas e hospitais veterinários necessitam emitir um alvará sanitário através da Vigilância e durante nosso encontro vamos passar todas as orientações e documentação necessária. Nossa intenção é conscientizar esse público sobre a importância de seguir as normas estabelecidas através das Leis", frisou o diretor da Agência Municipal e Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Durante o seminário, será explicada a atuação das equipes de Vigilância Sanitária sobre os serviços veterinários com relação à saúde dos trabalhadores, clientes e população, tratando especialmente dos aspectos referentes à: prevenção de riscos e agravos à saúde do trabalhador; limpeza e higiene do local; condições dos medicamentos de linha humana – com registro no Ministério da Saúde – utilizados por profissionais médicos veterinários...

Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária da Univasf seleciona novos membros

A Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária (Lavesp), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com processo seletivo aberto para entrada de novos membros. São ofertadas dez vagas direcionadas a estudantes do curso de Medicina Veterinária da Univasf. As inscrições são gratuitas e acontecem até 18 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso encaminhar a ficha de inscrição e a carta de intenção, presentes em anexo no Edital, para o e-mail [email protected]. O processo seletivo vai acontecer em duas etapas: avaliação da carta de intenção e entrevista presencial, que acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro, a partir das 19h, em local a ser definido posteriormente...

Evento de Combate à Raiva chega ao Povoado de Capim com vacinação e orientações médico-veterinárias

Com o objetivo de interromper a transmissão da raiva na população animal, o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) realiza mensalmente uma ação de combate à zoonose. Desta vez, será no povoado de Capim, no próximo sábado (06), a partir das 08h, na Associação de Moradores do Capim.

Além da vacinação antirrábica de cães e gatos, o momento é oportuno para a conscientização dos proprietários sobre os perigos da raiva e o risco de contágio ao ser humano. O evento contará com orientações de veterinários do CCZ, testes rápidos para animais suspeitos de leishmaniose e informações educativas sobre zoonoses...

Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu inscrições para o processo seletivo de estudantes para ingresso no mestrado em 2017. As inscrições serão realizadas até 23 de janeiro. Podem participar da seleção os portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. 

São nove vagas para ampla concorrência e uma vaga exclusivamente para o ingresso de servidor da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração específica no Colegiado do PPGCVS, localizado no Campus Ciências Agrárias (Lote 543 – Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho) em Petrolina (PE). As inscrições, ainda, podem ser efetuadas via postal, conforme determina o Edital N° 22/2016, onde constam os documentos necessários para se inscrever. 

O processo seletivo acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro e será composto por prova escrita, análise do currículo e histórico, e arguição do currículo e defesa da proposta simples do projeto de dissertação. O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro e as matrículas estão previstas para 6 e 7 de março. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no site.  ..

Médica Veterinária do Hospital Veterinário Universitário da Univasf alerta para alguns cuidados com os pets durante as férias de verão

Com a chegada do verão e das férias, muitas famílias aproveitam para viajar. Nesse momento, surgem dúvidas em relação aos pets, animais de estimação. Nessa época, eles ficam mais suscetíveis a doenças, bem como sofrem com estresses das viagens ou dos locais que ficarão hospedados, caso não seja possível viajar com o dono. A médica veterinária do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Cássia Regina Oliveira Santos, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pelos seus responsáveis.

Antes de decidir levar o animal na viagem, é importante se informar sobre o local e como os pets serão transportados, pois a depender do meio de transporte algumas recomendações precisam ser seguidas. Se a viagem for de carro, é indicado o uso de gaiolas, caixa de viagem, jaulas e cintos de segurança adequados para deslocar o animal de forma segura. Não há obrigatoriedade do uso desses equipamentos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas são itens essenciais para manter os animais protegidos.

O CTB apenas proíbe que os donos levem seus pets no colo ou nas partes externas do veículo, como caçambas. Nas viagens através de empresas aéreas e rodoviárias, é obrigatório levar um atestado de saúde emitido por um veterinário. Os responsáveis pelos animais também precisam averiguar, com antecedência, as normas e condições de transporte oferecidas pelas empresas.

Durante o itinerário, a alimentação requer atenção. A veterinária do HVU recomenda fazer um jejum do animal e alimentá-lo com comida sólida apenas quando chegar ao local de destino. Além disso, a saúde do pet precisa ser avaliada antes da viagem, independente do meio de transporte. Cássia alerta que é importante que os proprietários levem os animais ao veterinário para que o profissional possa dar um parecer de que o pet está apto para viajar. “O ideal é que o proprietário leve a carteirinha de vacinação e vermifugação atualizados e sempre anote se é feito o controle de ectoparasitas, principalmente carrapato e pulga”, destaca Cássia.

Mas, nem sempre é possível viajar com o animal e outras alternativas para manter o bem-estar do pet durante as férias são consideradas pelos donos. Solicitar a ajuda de amigos, diárias em hotelzinho animal e contratação de empresas de serviço a domicílio são algumas opções. Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de adotar alguma medida. “É bom verificar se esse serviço é seguro e quem são as pessoas que vão cuidar do seu animal. Eles têm um período de adaptação, e alguns animais precisam disso. A mudança é brusca e pode ser que não se adaptem, baixem a imunidade e contraiam alguma doença”, explica Cássia. Animais filhotes exigem mais atenção, pois necessitam de áreas reservadas.

Os passeios com os pets também são bastante comuns durante o verão e muitos proprietários escolhem horários errados para sair com o animal. Durante esta época, o HVU Univasf recebe muitos animais com queimadura nas patas e coxas, bem como animais com fraturas e traumas, devido ao abandono nas estradas. “Esquecemos que nós usamos calçados, mas eles não. Embora tenham uma proteção natural, existem faixas de temperaturas muito altas que nem mesmo essa proteção vai ser suficiente para protegê-los”, afirma Cássia. Os horários mais indicados pela veterinária são os períodos mais frescos do dia, como início da manhã, fim de tarde e noite.

Cássia Oliveira explica, ainda, que alguns animais possuem predisposição a ter aumento de temperatura. As raças de pelo longo e escuro são as que mais sofrem com o calor. “É importante saber se a raça que cria é predisposta a ter hipertermia. Os cães da raça starfordshire bull terrier são animais que podem ter esse estresse térmico”, explica a veterinária. Independente de viagens, cuidados com vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas devem ser tomados regularmente para manter a saúde e o bem-estar dos pets. ..

Estudantes de Medicina Veterinária da Univasf recebem prêmio no XXI Encontro de Genética do Nordeste

Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram premiados no XXI Encontro de Genética do Nordeste (Engene), ocorrido entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife (PE). O estudante Joel Fonseca Nogueira ficou no 1º Lugar Geral do Prêmio Jovem Geneticista na categoria Graduação e as alunas Flávia Caroline Moreira Bezerra e Yasmin da Silva Gonçalves foram premiadas com Menção Honrosa. 

..