Foram encontrados 10 registros para a palavra: uso de drogas

Após publicar laudo falso acusando Boulos por uso de drogas, Pablo Marçal tem contas nas redes sociais suspensas

A Justiça Eleitoral suspendeu neste sábado (5) o perfil no Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). A determinação, do juiz Rodrigo Capez, era para que o perfil ficasse fora do ar no prazo de até duas horas após a decisão.
Por volta de 16h, o perfil de Marçal no Instagram não podia mais ser acessado. A página deve permanecer indisponível para usuários da plataforma e pelo próprio titular da conta por 48 horas.

A determinação foi dada após Marçal divulgar em suas redes sociais nesta sexta-feira (4) um suposto laudo que apontaria o consumo de cocaína por seu adversário na disputa Guilherme Boulos (PSOL). O psolista apontou indícios de falsificação do documento e acionou a Justiça Eleitoral, que determinou que o post fosse retirado do ar. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso...

CAPS AD: Prefeitura de Juazeiro oferece acolhimento e tratamento para pessoas que fazem uso de drogas

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) é a referência para assistência psicossocial à população que está em sofrimento pelo uso de substâncias químicas e álcool. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), reestruturou a unidade para que ela voltasse a acolher pacientes na modalidade 24h.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o CAPS AD realizou 1.835 atendimentos individuais, 169 familiares, 150 em grupo e mais de 20 domiciliares. "Os números mostram como o CAPS AD é fundamental para o atendimento de saúde mental. Encontramos a unidade em condições inadequadas, sem o acolhimento de pacientes em 24h. Fizemos a requalificação e entregamos um espaço acolhedor e humanizado e que hoje está em pleno funcionamento", afirmou a prefeita Suzana Ramos...

“Descriminalizar porte de maconha aumentará doenças ligadas ao uso de drogas”, alerta psiquiatra

A descriminalização do porte da maconha para consumo próprio começou a ser votada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que a pessoa conduzir quantidades mínimas não atingiria a saúde pública.

Quatro dos 11 ministros da corte já votaram a favor do recurso, que não apresenta, no entanto, como seria aferido o peso da maconha em casos de abordagens policiais — ou se a decisão beneficiaria o tráfico, nos casos em que o condutor não seja um usuário, mas um transportador da droga...

STF: julgamento sobre legalização do uso de drogas é remarcado para o dia 21

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para o próximo dia 21 o julgamento da ação que trata da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. O item está na pauta da corte desde o dia 24 de maio e foi adiado duas vezes neste ano.

A ação trata do caso de uma pessoa pega com 3 gramas de maconha em São Paulo, mas que foi obrigada a prestar serviços comunitários. Este tipo de caso é recorrente. A legislação não prevê prisão para estes casos, mas quem for pego pode ser penalizado com "advertência sobre os efeitos das drogas”, “prestação de serviços à comunidade” e/ou “medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”...

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei com caráter educativo para combater o uso de drogas

Com o objetivo de ampliar as políticas públicas de combate ao uso de drogas, o deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que prevê a divulgação de informações contra o uso de drogas em eventos realizados na Bahia.

Segundo o parlamentar, as drogas, infelizmente, estão presentes nos principais eventos, festivais, e diversos lugares de lazer do mundo inteiro e sabemos que é cada vez mais difícil haver um controle eficiente...

O deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei com caráter educativo para combater o uso de drogas

Com o objetivo de ampliar as políticas públicas de combate ao uso de drogas, o deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que prevê a divulgação de informações contra o uso de drogas em eventos realizados na Bahia.

Segundo o parlamentar, as drogas, infelizmente, estão presentes nos principais eventos, festivais, e diversos lugares de lazer do mundo inteiro e sabemos que é cada vez mais difícil haver um controle eficiente. "Com essa ação, buscamos fazer com que o jovem entenda os riscos que as drogas podem trazer ao longo do tempo à sua vida e que elas não são necessárias para garantir a diversão, ou, muito menos, para se impor dentro de um grupo de amigos", disse o deputado Roberto Carlos...

SEDUC e Conselho da Juventude reúnem estudantes do CAIC para falar sobre uso de drogas

A Secretaria de Educação e Juventude, através da Superintendência de Juventude e o Conselho da Juventude (COMJUV) realizaram na semana passada uma roda de conversa abordando o crescimento do uso de drogas pelos jovens na Escola CAIC, em Juazeiro.

O encontro contou com a participação do Conselho da Juventude, através de do professor Washington Mariano, conhecido como Tom, membros do colegiado e estudantes. O professor agradeceu pelo convite e destacou importância de conversar com os alunos sobre essa temática. “Os alunos estavam atentos, conheceram os malefícios que a droga causa ao ser humano, a família e toda a sociedade, e tiveram suas dúvidas sobre o tema”, disse...

Secretaria de Educação de Petrolina inicia ciclo de palestras sobre consequências do uso de drogas

As escolas públicas municipais de Petrolina estão recebendo ações de combate ao uso de drogas. O público-alvo são os adolescentes, jovens e adultos de Ensino Fundamental e na modalidade EJA. O primeiro ciclo de palestra aconteceu na Escola Municipal Jacob Ferreira, localizada no Bairro Cosme e Damião, no último final de semana. A palestra foi realizada por assistente social, pedagogos e Polícia Civil e Militar.

"A intenção dessa ação é debater com os alunos a importância da prevenção ao uso de drogas, através de uma consciência sobre efeitos e prejuízos para a vida das pessoas e para a sociedade", explica Rosane Costa, tutora de gestão educacional...

Univasf promoverá II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco

Debater a problemática sobre uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas do ponto de vista histórico, antropológico, médico, psicológico e jurídico. Esta é a proposta do II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco, promovido pelo Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substâncias Psicoativas (LAPIS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o tema “Proibicionismo e Mudança de Paradigma”, o evento será realizado no dia 14 de outubro, no auditório da Biblioteca da Univasf, Campus Centro, em Petrolina (PE). Toda a comunidade poderá participar. 

As inscrições podem ser feitas, previamente, para aqueles que desejarem garantir a vaga, através do e-mail [email protected] e preenchimento de ficha de inscrição. No dia do evento, as inscrições serão realizadas a partir das 13h. No total, são ofertadas 150 vagas, conforme disponibilidade do espaço. Todos os participantes terão direito a certificado. 

O evento terá início com a conferência de abertura “A ‘guerra às drogas’, o encarceramento dos pobres e as experiências de descriminalização e de legalização”, ministrada pelo juiz de direito da Comarca de Conceição do Coité (BA) e porta-voz no Brasil do Law Enforcement Against Prohibition (Leap Brasil), Gerivaldo Neiva, e mediação da professora do Colegiado de Ciências Sociais e Coordenadora do LAPIS da Univasf, Luzania Barreto Rodrigues. 

Em seguida, será realizada a mesa-redonda “O Impacto da Guerra às Drogas na Vida das Mulheres e dos Jovens”, com a participação da antropóloga e supervisora de Redução de Danos do projeto "Corra pro Abraço", ligado à Secretária de Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado da Bahia, Luana Malheiro, e da psicóloga egressa e pesquisadora do LAPIS da Univasf, Monique Ribeiro. A mediação será feita pelo antropólogo e pesquisador do LAPIS Univasf, Elisson César. 

Para encerrar, o evento contará com a mesa-redonda “Redução de Danos nas escolas e nas ruas: (des)construção de estigmas”, com a participação do antropólogo e pesquisador do LAPIS da Univasf José Hermógenes Moura da Costa e da médica de família e comunidade e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Julyana Quintino. Será mediado pelo preceptor do internato e do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Univasf, Paulo Roberto Meira. A programação completa está na página do evento no Facebook. 

De acordo com a coordenadora do LAPIS da Univasf, a professora Luzania Barreto Rodrigues, a guerra contra as drogas não consegue combater o uso e não atua na perspectiva da saúde pública, por isso a necessidade dessa discussão. “A proposta é encontrar novas saídas com a participação de diversos especialistas para promover uma reflexão aprofundada sobre o assunto, sobre como o tema é tratado, suas consequências e o que está por vir”, ressalta. 

..

Homens são presos por tráfico e uso de drogas no bairro Piranga I, em Juazeiro

Nesta quinta-feira (03), policiais militares da CoordOInt (Coordenação de Operações de Inteligência) do CPRN, receberam uma informação de que estava ocorrendo uso e tráfico de drogas em um campo de futebol no bairro Piranga I, em Juazeiro. Imediatamente a equipe deslocou-se ao local e após vigilância foi confirmada a denúncia...