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Diversidade cultural: projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, reuniu na sexta-feira (17), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino, alunos, e representantes da gestão municipal, para participar de mais uma ação do projeto pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação faz parte do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes', abordando o tema: 'Heranças da África'...

Projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, recebeu nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino para planejar o percurso pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação inaugura o início das atividades letivas na unidade de ensino que, por meio do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes', abordando o tema: 'Heranças da África'. Este ano, a proposta pedagógica propõe desenvolver discussões acerca de aspectos ligados à representatividade, ancestralidade, identidade territorial, entre outras temáticas que façam referência à cultura africana...

Educação municipal de Juazeiro realiza solenidade de culminância do Projeto Político Pedagógico com resultados assertivos

Como parte do cronograma de atividades de (Re)Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPPs) das unidades de ensino da rede municipal, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta quarta-feira (14), no auditório da Seduc, comitê gestor, gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos das escolas para participarem da culminância do documento PPP 2022, trazendo os resultados alcançados nas diretrizes, metas e métodos que foram estabelecidos para sistematizar os objetivos do ensino que as escolas se propuseram a cumprir.

Na ocasião, compuseram a mesa solene, representantes da equipe de formação da (Re)Elaboração dos PPPs, Reginaldo Medrado, Adson Cardoso e Sonia Guimarães, a coordenadora da culminância de (Re)elaboração dos PPPs, Lusilêna Pires, Hilzemira Mendes, representante da superintendência de gestão, programas e projetos da Seduc, e Charles Alexandre, representante do Sistema de Informação da Educação de Juazeiro (SIEJ)...

Projeto pedagógico valoriza identidade territorial em Casa Nova

A partir das formações continuadas, do qual Casa Nova faz parte, do Plano de Formação Continuada Territorial, promovidas pelas Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituo Anísio Teixeira, em regime de colaboração, começou a se discutir ações e projetos pedagógicos capazes de promover o entendimento do território como um espaço educador, explorando sua identidade e potencialidades. 

Sob essas perspectiva Casa Nova, por sua mudança geográfica, história, geografia e diversidade de atividades econômicas, se torna um rico espaço para pesquisas e suporte às aprendizagens de mais de 13 mil estudantes das redes municipal e estadual. ..

Cabrobó: MPPE recomenda realização de levantamento estatístico de alunos com deficiência

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Cabrobó, recomendou ao prefeito de Cabrobó e à secretária municipal de Educação que implementem um projeto pedagógico adequado às necessidades das crianças e adolescentes com deficiência matriculados na rede municipal de ensino, e que também realizem, no prazo de 15 dias e com o auxílio dos gestores escolares, um levantamento estatístico desses estudantes, destacando aqueles que necessitam de acompanhamento de profissional de apoio pedagógico.

O MPPE recomendou ainda aos prefeito e a secretária de Educação de Cabrobó que, por meio dos gestores escolares, estabeleçam um amplo diálogo com os pais ou responsáveis legais dessas crianças e adolescentes, a fim de desenvolver um projeto pedagógico adequado às necessidades individuais desses alunos hipervulneráveis, assegurando, se necessário, acompanhamento por profissional especializado na educação escolar (professor de apoio pedagógico), ainda que por meio remoto. Por meio desse canal entre pais e responsáveis, devem ser dadas orientações precisas sobre eventual requerimento de disponibilização de profissional de apoio pedagógico (a quem dirigir a solicitação, quais documentos deverão ser apresentados, prazo razoável para apreciação do pedido)...