No mês em que o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, será cenário de um encontro literário promovido pelo 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, que busca aprofundar a discussão sobre identidade, memória e representatividade racial.
Nesta terça-feira (19), escritoras, ativistas e jornalistas se reúnem para debater o papel transformador da literatura na formação da consciência racial, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e reforçando a importância da luta contra o racismo.
A programação começa no dia 19, às 16h, com o debate Construindo identidades por meio da leitura: a influência dos livros na consciência racial. Com mediação de Jarda Araújo, assistente social, pesquisadora e ativista pelos Direitos Humanos, a mesa contará com a participação de Dayse Cabral de Moura, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Literatura Negra. Elas irão explorar como a leitura pode transformar percepções sobre identidade racial e contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. Dayse, autora de obras infantojuvenis como A Rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, trará sua experiência acadêmica e literária para ilustrar a força da literatura na valorização de narrativas negras...