Foram encontrados 6 registros para a palavra: hepatite c

Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS pelo menos em até 20%

O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detém o registro, poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. A estimativa é feita pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça.

Por intermédio de Farmanguinhos, a Fiocruz assinou nessa semana acordo de parceria para registro do ravidasvir na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals...

Estudo da Univasf e da Ufal aponta queda nas notificações de casos de hepatite C provocada pela pandemia de Covid-19

O Brasil registrou uma redução de mais de 60% nas notificações de novos casos de hepatite do tipo C durante o ano de 2020, quando a pandemia de Covid-19 teve início no país. A queda nos registros oficiais sobre a doença infecciosa, causada pelo vírus HCV, que afeta o fígado, está associada à pandemia. Essa é a constatação de um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisas em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que também reúne pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O artigo sobre o assunto já está disponível on-line no site do Journal of Hepatology, revista da Elsevier, e será publicado no próximo volume (Vol. 76).

Sob o título “Impact of the Covid-19 pandemic on hepatitis C diagnosis in Brazil: Is the global hepatitis C elimination strategy at risk?” (O Impacto da pandemia de Covid-19 no diagnóstico de hepatite C no Brasil: a estratégia global de eliminação da hepatite C está em risco?), o estudo foi elaborado pelos professores Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia da Univasf e líder do GPDIN, e Carlos Dornels Freire de Souza, do Departamento de Medicina do Campus de Arapiraca, da Ufal. A análise dos pesquisadores aponta que a redução em nível nacional no diagnóstico de hepatite C foi da ordem de 61,4% em relação ao esperado para 2020. Também houve uma diminuição nos registros nos âmbitos regional e municipal. O Sudeste registrou a maior queda entre as cinco regiões brasileiras, com uma redução de 68,4% nas notificações de novos casos da doença no ano passado, seguido pela região Nordeste, onde a redução foi de 63,3%...

Medicamentos contra hepatite C inibem replicação do novo coronavírus em laboratório

Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou que medicamentos atualmente usados no tratamento da hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em experimentos realizados com células.

Os experimentos identificaram especialmente o potencial do antiviral daclastavir, que atuou contra o vírus em três diferentes linhagens celulares investigadas, além de reduzir a produção de substâncias inflamatórias associadas aos casos graves de Covid-19. Considerando a relevância do compartilhamento rápido de evidências científicas no contexto da pandemia, os achados foram publicados no site de pré-print bioRxiv...

Especialistas discutem cura da Aids e alertam para diagnóstico da hepatite C

A cura do HIV/aids está cada vez mais próxima, segundo o presidente do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2017), Alberto Chebabo. “A gente hoje sabe que existem locais onde o HIV se esconde e onde a medicação que a gente utiliza não consegue atuar. Consigo controlar a doença, mas não consigo eliminar esses reservatórios onde o vírus fica escondido dentro do corpo humano, dentro do organismo”, explicou.

A expectativa, de acordo com Chebabo, é que em até 10 anos essas pesquisas resultem em medicamentos que levem à cura da aids. No Brasil, instituições como as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vêm desenvolvendo pesquisas de modo colaborativo com esse objeti..

ROTARY CLUB PROSSEGUE NESTE SÀBADO COM TESTE GRÁTIS DE HEPATITE C EM JUAZEIRO

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Juá Garden Shopping o Rotary Club Juazeiro dá sequência neste sábado (18) a ação social de testes gratuitos para detecção da Hepatite C. Na tarde desta sexta-feira (17) o diretor da Comissão de Hepatite Zero do Rotary Club Juazeiro Josenato Medrado esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) quando falou do sucesso que foi o primeiro dia da ação e reforçou convite para que a população participe neste sábado.

Os testes são realizados entre 11h e 18h. A ação faz parte da campanha hepatite zero criada para erradicar as hepatites em todo o mundo. Uma equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro também está realizando, gratuitamente, testes rápidos para detectar Hepatite B, Sífilis e AIDS. O resultado do exame é divulgado cerca de vinte minutos depois de colher o sangue...

ROTARY CLUB REALIZA TESTE GRÁTIS DE HEPATITE C EM JUAZEIRO

O Rotary Club Juazeiro realiza nesta sexta-feira (17) e sábado (18), no Juá Garden Shopping, testes grátis para detectar a hepatite C. Os testes serão realizados entre 11h e 18h. A ação faz parte da campanha hepatite zero criada para erradicar as hepatites em todo o mundo. Em Juazeiro, a campanha será realizada em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde e o Juá Garden Shopping. Na oportunidade uma equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro também vai realizar, gratuitamente, testes rápidos para detectar Hepatite B, Sífilis e AIDS. O resultado do exame é divulgado cerca de vinte minutos depois de colher o sangue.

Hoje existe mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS.Mas a doença tem tratamento e recentemente a ciência chegou ao consenso de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. ..