27 de agosto, dia do Psicólogo por Miriam Duarte
Celebramos o dia do psicólogo com a descoberta de um farol que ajudou a iluminar a humanidade desde o final do século XIX, descobrindo e respeitando singularidades, gerando um saber dinâmico, reestruturando o pensar e o sentir, reconectando dimensões física e psíquica.
A psicologia se debruça sobre o comportamento humano e seus processos mentais, objetivando principalmente a diminuição do sofrimento psíquico através do autoconhecimento, do trabalho e ampliação dos mecanismos de enfrentamento diante à angústia, buscando assim a valorização da saúde mental e a promoção de qualidade de vida.
Esta ciência vem conquistando cada vez mais espaços na sociedade, e mesmo sendo algumas atuações ainda pouco conhecidas pela maioria, já pode-se notar a grande contribuição do psicólogo em diferentes contextos de trabalho. São muitas as suas abordagens mediante os objetivos específicos de cada uma de suas áreas, tornando assim a psicologia tão rica e diversificada. Teremos atuações na área clínica, educacional, organizacional, hospitalar, jurídica, social, trânsito, esporte, dentre outras...